Como eu sei que preciso de um aconselhamento psicológico?

Jovem em dúvida sobre ter um aconselhamento psicológico.

Foi-se o tempo em que recorrer a um aconselhamento psicológico era indicado somente para pessoas acometidas por sintomas e perturbações graves. Atualmente, a psicologia promove orientação relacionada a um leque de assuntos variados que acompanham as necessidades provenientes da evolução da sociedade e até da própria profissão.

Problemas com ansiedade, estresse, compulsões diversas, depressão, medos e fobias, dificuldades escolares infantis, conflitos familiares e amorosos, e orientação profissional e desenvolvimento vocacional são apenas alguns temas abordados pela psicologia, dentro de uma enorme gama de conteúdos que permeiam os consultórios lotados de indivíduos saudáveis querendo se livrar de obstáculos emocionais.

Mas você deve estar pensando: “como eu sei que preciso de aconselhamento psicológico?”. Para facilitar essa identificação, separamos algumas dicas que devem ser avaliadas diante daquela sensação de ineficiência ou percepção de fracasso com a qual você, simplesmente, não está conseguindo lidar.

Pode parecer que uma bomba vai explodir a qualquer momento, mas muita calma nessa hora! Livre-se, primeiramente, do preconceito de recorrer à psicologia, e compreenda que cada pessoa possui competências suficientes para lidar com seus incômodos, mas antes é necessário conhecer e trabalhar essas capacidades a fim de entender o significado do seu contexto atual e originar um novo sentido à vida.

Considerações de causa

Se você já tentou resolver alguma dificuldade de diversas formas e acabou achando que não tem mais jeito, é importante ressaltar que você não é o único. O desânimo acomete até o mais forte dos mortais! Por isso, buscar o aconselhamento psicológico representa até mesmo uma tentativa diferenciada para aqueles que acreditam que já tentaram de tudo.

No entanto, nosso padrão comportamental se assemelha a um vício e após um ciclo de repetições sem muito sucesso, é interessante considerar a causa da situação, em vez de apenas tentar combater o problema a qualquer custo.

Por causa dessa cadeia de repetições, muitas pessoas acabam sofrendo por condutas desajustadas, mas encontram na psicologia o equilíbrio necessário para desenvolver suas potencialidades de evolução e mudança. A melhoria da qualidade de vida e dos relacionamentos em geral é um benefício extraordinário que este método também possibilita.

Aconselhamento psicológico

Buscar o conselho de um psicólogo é bem diferente de desabafar com algum amigo ou familiar, isso porque a ajuda profissional é pautada pela liberdade, garantindo que você não será julgado, criticado ou controlado. Pelo contrário, o aconselhamento te acolhe, facilitando a tomada de decisões em curto prazo, permitindo a resolução dos problemas e fomentando o autoconhecimento.

Mesmo se o problema apontado estiver relacionado ao outro, como no caso de conflitos no casamento ou dificuldades para impor limites aos filhos, é possível encontrar neste tipo de orientação algumas saídas para desenvolver sua própria força interior, e ainda alternativas que você ainda não havia se dado conta.

Lições para mudar

Já dizia um autor desconhecido: “nada na vida é em vão, ou é benção ou é lição”. Esse ditado pode ser muito difundido nas redes sociais, mas colocá-lo em prática não costuma ser tão fácil como compartilhar uma postagem.

Então, como aprender a fazer uma limonada com os limões que a vida oferece? E mais, como você pode retirar lições e alternar as tentativas de resolução dos problemas buscando a resolução deles? Bem, o psicólogo não vai receitar nenhuma fórmula mágica, mas cada sessão de aconselhamento certamente representará um passo na direção da dissolução definitiva de seus impedimentos.

E por falar em dificuldades, a falta de tempo para frequentar um consultório semanalmente não é mais motivo para não se abrir com um profissional. Hoje já existem inúmeras alternativas para contemplar todo tipo de rotina, inclusive atendimento on-line.

Se você se interessou e quer procurar aconselhamento psicológico, não deixe de conferir nosso artigo sobre o papel de um psicólogo para entender mais sobre o assunto!

 

 

teste de ansiedade e estresse

"Como eu sei que preciso de um aconselhamento psicológico?", 5 out of 5 based on 1 ratings.
5
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

3 thoughts on “Como eu sei que preciso de um aconselhamento psicológico?

Deixe uma resposta