ansiedade definição e sintomas

Será a ansiedade a vilã do século? Conheça sua definição e sintomas

A ansiedade é um dos assuntos de grande discussão na sociedade atual devido ao aumento de sua incidência. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo (somando 9,3% dos brasileiros). Pesam neste cenário fatores socioeconômicos (pobreza e desemprego) e ambientais (estilo de vida em grandes cidades). 

Mas afinal, o que é ansiedade?

Para o senso comum, a ansiedade pode ser descrita como uma espera de algo que está por vir, uma situação em que o indivíduo vivencia grande angústia e impaciência antecipadas, marcadas por sensações corporais.

Para a Psicologia, no entanto, a ansiedade é um sentimento comum e extremamente frequente em todos os seres humanos, é útil para a sobrevivência e proteção do indivíduo.  Mas, quando sentida em alta frequência e intensidade, deixa de ser um fator de proteção e passa a prejudicar o indivíduo e sua qualidade de vida.

A Ansiedade é definida como um estado emocional desagradável, que produz desconforto e muitas queixas nos consultórios.

Sendo assim, a ansiedade está relacionada ao sinal de ameaça real ou imaginário. É também uma emoção relacionada ao comportamento de avaliar riscos no ambiente.

Ela é evocada em situações nas quais há um perigo em potencial e as sensações são geradas pela imprevisibilidade. Podemos mencionar algumas características da ansiedade, como: insônia, taquicardia, nervosismo, falta de concentração, agitação, tensão muscular, entre outros.

Normal x Patológico

A ansiedade é um sentimento comum ao ser humano, um sentimento normal e até necessário para nossa evolução. Mas, pode tornar-se prejudicial quando manifestada em situações inapropriadas de forma intensificada e desproporcional, ocasionando prejuízos individuais sociais, afetivos e em diversos contextos da vida.

O diagnóstico e tratamento incluem uma avaliação psiquiátrica e psicológica. Psicoterapia e medicamentos podem ajudar a aumentar a confiança e melhorar a capacidade de interagir com os outros.

Quando a ansiedade prejudica a vida e o convívio social do indivíduo, dizemos que ela se tornou patológica. Assim, surgem os transtornos de ansiedade, que necessitam de acompanhamento psiquiátrico e psicológico.

 

Principais Transtornos de Ansiedade

 

Transtorno Definição Sintomas
Síndrome do Pânico Consiste em uma sensação de medo ou intenso mal estar. Os ataques iniciam-se de maneira abrupta e alcançam sua máxima intensidade em até dez minutos. Ao término de uma crise de pânico, o indivíduo relata uma sensação de esgotamento, fraqueza e relaxamento excessivo. Perda do foco visual, dificuldade de respirar, sensação de irrealidade, suor frio, boca seca, pensamentos catastróficos, medo da morte iminente.
Estresse Pós-Traumático (EPT) Distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar depois de vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador. Pesadelos ou lembranças repentinas (flashbacks), fuga de situações que relembrem o trauma, reações exageradas a estímulos, ansiedade e humor deprimido.
Fobia social Distúrbio em que as interações sociais causam uma ansiedade irracional. Medo excessivo de situações em que a pessoa possa ser julgada, preocupação com constrangimento ou humilhação ou receio de estar ofendendo alguém.
TAG (Transtorno de ansiedade generalizada) Distúrbio caracterizado por sentimentos de preocupação, ansiedade ou medo irracionais Estresse desproporcional ao impacto do evento, incapacidade de superar uma preocupação e inquietação.
TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo) Pensamentos excessivos (obsessões) que levam a comportamentos repetitivos (compulsões). Costuma se concentrar em temas como o medo de germes ou a necessidade de organizar os objetos de uma maneira específica. Os sintomas geralmente começam de modo gradual e variam ao longo da vida.

 

Caso você tenha se reconhecido nesses sintomas mencionados, ou conheça alguém, entre em contato com um profissional. Saúde mental e bem estar são imprescindíveis para se viver bem!

Naiara Antunes de Sousa Dias

Ei, seja bem-vindo (a) ao meu perfil! Atuo como psicóloga há sete anos. Trabalho com a abordagem Humanista que foca no cliente e visa dar suporte para suas conquistas e desenvolvimento das potencialidades. Tendo como conduta a escuta clínica não-diretiva, prezando pela fala, experiência e autonomia do indivíduo. Experiência na área clínica (individual/grupal), autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, casais entre outros. Público atendido: adultos e casais. Para maiores informações e esclarecimentos estou à disposição: (94)9 9969-4747. Até mais!
Naiara Antunes de Sousa Dias

Últimos posts por Naiara Antunes de Sousa Dias (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *