ansiedade generalizada e estresse

Qual a diferença entre a ansiedade generalizada e o estresse?

Ter ansiedade é algo natural. Faz parte da nossa natureza e tem objetivos importantes dentro do repertório de emoções da nossa vida. No entanto, quando essa ansiedade é exagerada, aí é que passamos a ter um problema. 

O medo é uma das emoções que gera a ansiedade. Mas não é um medo comum. É uma preocupação com um perigo, que muitas vezes não tem um motivo real.

Por outro lado, podemos dizer que o estresse é um quadro mental que altera profundamente nosso humor. Pode ser caracterizado por sensações de nervosismo, frustração, desconforto, preocupação e irritação. A psicologia aceita a existência três tipos de estresse: o agudo, o episódico e o crônico.

Vamos continuar entendendo um pouco mais sobre a ansiedade generalizada e o estresse para que possamos esclarecer suas diferenças e, principalmente, encontrar formas de reduzir essas emoções em nossas vidas.

Sintomas da ansiedade

Inundação! É assim que algumas pessoas descrevem a intensidade de pensamentos e comportamentos que se originam em uma crise de ansiedade. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, esse é um distúrbio que caracteriza-se pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva. Descrevo abaixo também:

  • Compulsão: comer, beber, uso de celular ou outro tipo de ação compulsiva.
  • Preocupação: medo irreal do futuro, de sofrer um ataque cardíaco, de morrer, etc.
  • Irritação: nervosismo, pensamento acelerado, dificuldade de concentração.
  • Procrastinação: evitar ou demorar pra fazer entregas de trabalhos/atividades, vontade de fugir, desistir ou abandonar tudo.

Estes são apenas alguns dos sintomas psicológicos que acabam refletindo no comportamento de quem está ansioso.

Sintomas do estresse

De acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional “o ser humano produz uma série de hormônios quando se sente ameaçado, tais como o cortisol e a adrenalina. Essas substâncias aumentam a frequência cardíaca, aceleram a respiração, contraem os músculos e aumentam a pressão arterial, agindo também no aumento da ansiedade, tristeza, irritabilidade e frustração”.

Percebemos assim que o estresse é uma resposta do nosso organismo a uma situação potencialmente perigosa. Os principais sintomas do estresse negativo de acordo com a SBIE são:

  • Insônia;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Agitação;
  • Tristeza e irritabilidade;
  • Dificuldade em se concentrar e falhas na memória;
  • Queda de cabelo;
  • Perda ou ganho de peso;
  • Insatisfação constante e isolamento social;
  • Queda na produtividade;
  • Má digestão e problemas gástricos;
  • Baixa imunidade;
  • Aumento da probabilidade de enfarto e derrame.

Diferença entre estresse e ansiedade

Muitas vezes o estresse é confundido com a ansiedade, visto que possuem muitos sintomas semelhantes. Segue abaixo duas principais diferenças entre o estresse e ansiedade:

  • Origem: no estresse é mais fácil identificar a causa, pois são fatores externos ao indivíduo. Na ansiedade exagerada, muitos destes fatores são idealizados pelo paciente e se originaram de questões emocionais internas e mais profundas.
  • Projeção no tempo: enquanto o estresse tem foco nas situações atuais, na sensação de que se é incapaz para lidar com o presente, na ansiedade as situações negativas são antecipadas, gerando um medo de algo que ainda não aconteceu, provocando um olhar assustador em relação ao futuro.

Tratamento

O primeiro passo para lidar e superar a ansiedade exagerada e o estresse é realizar uma autoanálise.

Reconhecer que determinadas reações do corpo podem estar nos indicando que a forma como estamos lidando com as situações externas e/ou internas podem estar desadaptativas.

Ao detectar essas reações, é fundamental desacelerar, utilizando estratégias de relaxamento e respiração, e caso os sintomas ainda persistam, deve-se buscar ajuda médica e psicológica.

Psicólogo Fabrinny Araujo
CRP: 05/56069

Fabrinny Araujo da Silva

Olá tudo bem? Seja bem vindo (a) ao meu perfil! Sou Psicólogo Clinico e Coach Comportamental. A abordagem que aplico é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). O foco do meu atendimento é no apoio e instrumentalização do paciente para lidar/superar a Depressão, Ansiedade, Síndrome do Pânico, Luto, etc. Meu atendimento é realizado através da escuta psicológica e intervenções humanizadas, sem julgamentos e preconceito, a fim de que o paciente sinta-se acolhido, conheça melhor a si mesmo e aprenda a lidar e/ou superar seu sofrimento emocional. Para maiores informações sobre horários e valores entre em contato comigo pelo ícone (Converse com o Psicólogo) do WhatsApp aqui na página. Sinta-se a vontade! Será um prazer atendê-lo (a).
Fabrinny Araujo da Silva

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