Ansiedade, medo e confusão? Isso também passará!

Ansiedade, medo e confusão?

Recordo-me de uma cliente que me procurou desesperada, ela se sentia perdida, não sabia se continuaria em seu relacionamento, não sentia prazer em ir trabalhar, muito menos de estar em sua casa com sua família, ela finalizou o relato dizendo: “estou com medo, pois não sei nem quem eu sou de verdade, parece que não gosto de nada e tudo está perdendo o sentido”.

Pude ver em seus olhos a sinceridade de seu desespero. Então a convidei para respirar, se acalmar e escutar uma breve história. 

A metáfora do rei

“Havia um rei muito poderoso que tinha tudo na vida, mas sentia-se confuso. Resolveu consultar os sábios do reino e disse-lhes:

– Não sei por que, mas me sinto muito estranho. Preciso ter paz de espírito. Preciso de algo que me faça alegre quando estiver triste e que me faça triste quando estiver alegre.

Os sábios resolveram dar uma caixinha que continha um anel ao rei, desde que o rei seguisse certas condições:

Dentro do anel existe uma mensagem, mas o rei só deverá abrir quando ele estiver num momento intolerável. Se abrir só por curiosidade, a mensagem perderá o seu significado. Quando tudo estiver perdido, a confusão for total, acontecer a agonia e nada mais puder ser feito, aí o rei deve abrir a caixinha do anel. O rei seguiu o conselho. 

Um dia o país entrou em guerra e perdeu. Houve vários momentos em que a situação ficou terrível, mas o rei não abriu o anel porque ainda não era o fim. O reino estava perdido, mas ainda podia recuperá-lo. Fugiu do reino para se salvar. O inimigo o seguiu, mas o rei cavalgou até que se perdeu dos companheiros e do seu cavalo.

Seguiu a pé, sozinho, e os inimigos atrás; era possível ouvir o ruído dos cavalos. Os pés sangravam, mas tinha que continuar a correr. O inimigo se aproxima e o rei, quase desmaiado, chega à beira de um precipício. Os inimigos estão cada vez mais perto e não há saída, mas o rei ainda pensa:

– Estou vivo, talvez o inimigo mude de direção. Ainda não é o momento de ler a mensagem…

Olha o abismo e vê leões lá embaixo, não tem mais jeito. Os inimigos estão muito próximos, é aí então que o rei abre o anel e lê a seguinte mensagem: “isto também passará”. De súbito o rei relaxa. Isto também passará, e naturalmente o inimigo mudou de direção. 

O rei volta e tempo depois reúne seus exércitos e reconquista seu país. Há uma grande festa, o povo dança nas ruas e o rei está felicíssimo, chora de tanta alegria e, de repente, lembra-se do anel, abre-o e lê a mensagem: “isto também passará”. Novamente ele relaxa, e assim obtém a sabedoria e a paz de espírito.”

“A metáfora do rei” – Autor desconhecido

Continuei…

Em qualquer situação, boa ou ruim, de prosperidade ou de dificuldade, em que as emoções parecem dominar tudo o que fazemos, é importante que nos lembremos de que tudo é passageiro, de que tudo passará, de que é impossível durar para sempre os bons momentos que vivemos, assim como os ruins, queiramos ou não, sejam eles escolhidos ou não. O controle está na mente, ela controla o aqui e agora, e depois? Depois ficam apenas as recordações.

Ansiedade e futuro

ansiedade, frequentemente, não nos deixa analisar o que nos ocorre com objetividade. Nem sempre é possível. Mas, em muitos momentos, adiantamos atitudes que só pioram o que queríamos que melhorasse, e é principalmente na esfera dos relacionamentos amorosos que isso ocorre.

calma, conforme o ditado popular, pode ser o melhor remédio diante daquilo que não depende de nós. Manter as emoções constantemente sob controle pode ser pura fantasia e qualquer um já viveu a sensação de pânico ao perceber que o que mais se valoriza está escapando por entre os dedos. A menos que desenvolva sua inteligência emocional, continuará, dia após dia, preso ao que já passou.

É preciso dar tempo ao tempo

Dar tempo ao tempo não é mesma coisa de passividade, mas de sabedoria na maior parte dos casos. Pense nisso! 

Quando acabei, ela respirou profundamente e disse: “poxa, como eu havia aumentado meus problemas!”.

Então lembre-se: tudo vai passar, você querendo ou não, sendo bom ou não. O que então você pode fazer HOJE por você mesmo, para que possa guardar boas recordações? Uma dica de ouro: sabia que um psicólogo pode te ajudar com todas essas dúvidas e dores!

Exatamente, e você não precisa sair de sua casa, hoje somos autorizados a te ajudar com atendimentos online e sua primeira sessão ainda pode ser gratuita para melhor compreender como tudo acontece.

Dê agora seu primeiro passo para uma nova oportunidade de ser feliz. ?

BÔNUS – 5 perguntas para te ajudar a refletir sobre seus problemas

  1. O que há de tão grande neste problema?
  2. O que ainda não está bom?
  3. O que estou disposto (a) a fazer para que fique do jeito que quero?
  4. O que estou disposto (a) a não mais fazer para que fique do jeito que quero?
  5. Como posso desfrutar o processo, enquanto faço o que é necessário para que fique do jeito que quero? 

Anthony Robbins

 

Participe me contando como foi para você ter acesso a essa informação e o que fez sentido para você. Se tiver dúvidas ou quiser entrar em contato, envie-me um e-mail ou WhatsApp. Vou adorar contribuir com seu crescimento, felicidade e realização.

Forte abraço, paz e luz.

Valkiria Lima

Olá! Meu nome é Valkiria, sou Psicóloga e Coach de Autodesenvolvimento. Atuo na área clínica com psicoterapia individual, grupo ou casal com foco em emagrecimento, ansiedade, depressão, estresse, autoconhecimento, problemas comportamentais, emocionais e disfunções sexuais. A abordagem Cognitivo Comportamental, me permite elaborar de acordo com sua personalidade, sessões pontuais que irão agir diretamente na sua necessidade, o que tornará o processo mais eficaz. Sou apaixonada pela vida, e minha missão é transmitir e despertar essa paixão também nas pessoas. As vezes acreditamos que tudo está perdido, me permita te mostrar que sempre há uma solução, e depois de cada obstáculo, existe uma imensidão de ótimas sensações e oportunidades, basta nos permitirmos. Aguardo seu contato para juntos encontrarmos uma solução.
Valkiria Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *