Como ter uma boa noite de sono?

Um quarto escuro com uma cama preparada para uma noite de sono

A insônia tem sido uma doença preocupante e séria  em todo o mundo, pois tem afetado 80% da população, tornando-se   um problema de saúde pública. A vida agitada e estressante tem sido um dos fatores que acometem as pessoas a não terem um bom sono durante a noite.

A perda e ou falta de sono tem prejudicado muitos devido a  estes e outros  fatores que veremos no texto. Vamos entender o que é e que fazer; as causas e o tratamento para vencermos esse mal chamado de: transtorno ou distúrbio do sono.

O que é insônia?

A insônia é  um transtorno que dificulta o início e/ou  a manutenção do sono. O sono deve ser reparador, isto é, que lhe ajuda a repor as suas energias para recomeçar um outro dia. Quando isso não acontece esse sono é chamado de não reparador trazendo sérios prejuízos como emocional, social e profissional.

Há um aumento de tempo que a pessoa leva para iniciar um sono e podemos dizer também sobre muitos despertares durante a noite que impedem um sono saudável. Existem vários tipos de insônias, que geralmente ocorrem pela predisposição genética , fatores físicos, biológicos, psicológicos e sociais.

Quais as causas da insônia?

Há muitos  fatores  e   causas que são as mais  frequentes da insônia tais como: síndrome das pernas inquietas, apnéia do sono, depressão, transtorno de ansiedade, fibromialgia, problemas de tireóide, algumas medicações e estimulantes como bebidas alcoólicas. Também podemos enfatizar perdas de entes queridos, conflitos conjugais, familiares, no trabalho e muitas vezes ficar assistindo TV e ficar  no celular  até mais tarde.

Podemos ver que várias questões influenciam na perda de sono. As questões emocionais e psicológicas estão nesse processo. O estresse, por exemplo deixa a pessoa muito irritada, de mau humor. Situações conflituosas do quotidiano  que muitas vezes tentamos resolver na hora de descansar a mente e que perturbam o sono.  Os conflitos  pessoais, familiares  e de trabalho que levamos para a hora de dormir, ficando  então  em alerta pelas preocupações, não resolvemos nada neste momento e ficamos mais ansiosos, frustrados acarretando no dia seguinte sérias consequências em seu desempenho no trabalho, um risco maior de acidentes, uma péssima qualidade de vida e  outros problemas psicológicos.

O importante é você   perceber que  tudo isso está  ocupando muito a sua  mente, trazendo pensamentos negativos e inquietações na hora do sono. Então começar a decidir  se cuidar e tratar desses sintomas imediatamente.

Quais os tratamentos para a insônia?

Para se tratar desses sintomas, muitos tem procurado médicos especializados , incluindo exames  que são feitos para um melhor diagnóstico, no caso a polissonografia. Tratamentos podem ser farmacológicos e não farmacológicos que  trazem medidas essenciais visando a melhoria da higiene do sono e  com técnicas terapêuticas que propiciam bons  resultados na terapêutica da insônia. Lembrando que em caso de tomar medicação é  fundamental o acompanhamento médico, já que estes causam dependência.

Dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Algumas dicas importantes  que podem também  ajudar são: dormir em ambiente mais tranquilo e sem luz, evitar dormir com o celular, computador ou televisão ligados, já que a luz e o barulho podem reduzir a melatonina no cérebro, impedir de  dormir. Busque ouvir músicas relaxantes, tome um chá com leite e evite tomar café antes de dormir .

Enfim, se você tem problemas para dormir, se fica apenas adormecido acordando a todo momento, se você fica cansado(a) depois de uma noite de sono, você dever sofrer de insônia, então procure imediatamente um médico, terapia e como  se tratar. Um boa noite de sono, lhe dará um dia mais  agradável, produtivo e cheio de vitalidade.

Botão direcionando os leitores para o download de um ebook

 

"Como ter uma boa noite de sono?", 5 out of 5 based on 1 ratings.
0
REJANE AMARAL DE SOUSA

REJANE AMARAL DE SOUSA

Psicóloga Clínica graduada pela Fumec há 6 anos . Atendimentos com jovens, adultos e idosos em consultório. Atendimentos online . Cursos na àrea de Psicologiahospitalar. Experiência em atendimentos em Psicologia Hospitalar em Hospital Socor e Mater Dei, sob coordenação de Marisa Decat e Simone Borges. Atendimentos clínicos durante 5 anos na Clínica de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas na Coordenação da Dra. Marília Makarooun e Dr. Paulo César Pinho Ribeiro,reuniões com equipe e supervisões de casos clínicos e palestras . Atendimento agendado, 1ª Consulta entrevista para conhecimento do Caso e sessões de 50 minutos ( semanal a combinar com o paciente). Trabalha com sigilo e ética profissional.
REJANE AMARAL DE SOUSA

Últimos posts por REJANE AMARAL DE SOUSA (exibir todos)

Rejane Amaral

Psicóloga Clínica graduada pela Fumec há 6 anos . Atendimentos com jovens, adultos e idosos em consultório. Atendimentos online . Cursos na àrea de Psicologia hospitalar. Experiência em atendimentos em Psicologia Hospitalar em Hospital Socor e Mater Dei, sob coordenação de Marisa Decat e Simone Borges. Atendimentos clínicos durante 5 anos na Clínica de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas na Coordenação da Dra. Marília Makarooun e Dr. Paulo César Pinho Ribeiro,reuniões com equipe e supervisões de casos clínicos e palestras . Atendimento agendado, 1ª Consulta entrevista para conhecimento do Caso e sessões de 50 minutos ( semanal a combinar com o paciente). Trabalha com sigilo e ética profissional.

Deixe uma resposta