Psicóloga exibindo com ter uma carreira de sucesso

Como construir uma carreira de sucesso com a psicologia

Qual carreira seguir após terminar o Ensino Médio? A maioria dos jovens se veem perdidos em meio a uma imensidão de opções e alternativas. Isso ocorre pelo fato de ser uma tomada de decisão muito importante, sobretudo para carreiras como a de Psicólogos, por exemplo.

Aqui você poderá entender um pouco mais sobre a atuação do profissional psicólogo e de que forma é possível criar uma carreira de sucesso dentro da Psicologia.

O que é Psicologia?

A Psicologia é uma ciência que cuida do estado e das mudanças mentais e comportamentais do ser humano, visando compreender mais sobre a relação do homem com a sociedade; ou seja, um Psicólogo procura entender mais sobre a mente de uma pessoa para aliviar sofrimentos em qualquer interação do sujeito.

Se você é uma pessoa que se interessa por este tipo de assunto, talvez seja o momento ideal para você pensar em cursar Psicologia. Gostar daquilo que se faz é um dos itens fundamentais quando o objetivo é conseguir alcançar o sucesso pessoal e também profissional.

O que um Psicólogo faz?

Saber o que é psicologia não será suficiente para lhe dizer o que um psicólogo faz; é fundamental conhecer com clareza o trabalho e as diversas áreas de atuação de um psicólogo.

Na área clínica por exemplo, este profissional buscará conhecer mais sobre você e assim notar dificuldades específicas, traumas, descompassos emocionais, medos e receios que podem influenciar de forma extremamente negativa sua vida pessoal e profissional.

O Psicólogo buscará encontrar através do método de sua abordagem, um modo de te ajudar a superar todos estes traumas, e assim contribuir para que você consiga atravessar as situações difíceis da vida.

Área de atuação do Psicólogo?

Quando pensamos em um Psicólogo, é comum considerarmos apenas o profissional clínico, no entanto a atuação do psicólogo pode ir muito além disso. Conhecer essas áreas te ajudam a escolher em qual delas atuar.

Optar pela área de maior afinidade te proporciona maiores chances de obter sucesso com sua profissão.

Psicologia educacional

Esta área ajuda pais e professores a encontrarem meios de solucionar problemas relacionados com a aprendizagem. Além de trabalhar em creches e escolas, o profissional desta área também contribui para solucionar os casos dos alunos, como por exemplo o bullying.

Psicologia hospitalar

Nela o profissional acaba atuando dentro de um hospital ao lado da equipe médica, com o fim de realizar o atendimento de pacientes junto com seus familiares.

Psicologia esportiva

O psicólogo da área esportiva ajuda no momento emocional e motivacional de seus atletas, dando força e confiança para que eles possam alcançar seus objetivos, buscando uma harmonia entre as pessoas e o time em si, aumentando assim seus resultados.

Psicologia do trabalho

Atua na seleção de funcionários, bem como da manutenção da perfeita harmonia entre os funcionário de um determinado setor. Além de orientar colaboradores a terem um melhor desempenho profissional dentro da empresa, e portanto, aumentando a satisfação dos funcionários.

Psicologia social

Atua dentro de penitenciárias, asilos, centros de reabilitações, etc. Este profissional também trabalha com pesquisas relacionadas à saúde mental da população.

Psicologia do trânsito

Trata de problemas relacionados ao trânsito, bem como realizar o desenvolvimento de ações para pessoas que cometeram infrações, além de fazer a avaliação psicológica dos condutores.

Comportamento do consumidor

Este psicólogo estuda o comportamento de determinado grupo de pessoas, costuma atuar sempre junto de agências de marketing ou publicidade, com o fim de melhorar os comerciais e as ações promovidas para conquistar mais clientes.

Orientação profissional

O momento da escolha de uma profissão pode ser de grande aflição, por isso o psicólogo pode realizar a orientação profissional; através de uma série de dados é possível para este profissional delinear uma área de atuação possível para o adolescente.

Acompanhamento terapêutico

Crianças e adultos que precisam de acompanhamento terapêutico, dependem de visitas constantes ao psicólogo; este profissional, procurará desenvolver as habilidades do indivíduo que lhe permita maior autonomia no convívio social.

Neuropsicologia

Além do diagnóstico de pacientes, ele ainda promove pesquisas cognitivas, emocionais e comportamentais, procurando entender e se aprofundar no modo como o cérebro humano funciona.

Começando a clinicar

Quando se inicia uma clínica é importante ter um espaço adequado para atender seus clientes; no início podemos fazer sublocação de horários – já existem diversas clínicas que trabalham dessa maneira.

É importante também para o psicólogo investir em pequenas estratégias de Marketing, pois permite que você construa sua marca e imagem no mercado, você alcança o destaque que precisa para ser visto, além de permitir maior divulgação de seus serviços.

Acontece que nem todo mundo tem esse conhecimento ou procuram informações sobre isso, deste modo, os primeiros momentos da sua trajetória acabam sendo complicado, o que leva muitas pessoas a desistirem de tal carreira. Confira algumas forma que irão te ajudar a construir uma carreira de sucesso.

Um dos primeiros passos necessários é ter paciência, disposição e mais do que isso: verba disponível para realizar o que for necessário. Não basta apenas conseguir um consultório, você deve buscar sempre se especializar para fornecer sempre o melhor serviço possível, além é claro de manter-se atualizado com as novidades do mercado.

Você não deve se acomodar com aquilo que aprendeu na faculdade, especializar-se é fundamental!

Professores, colegas de especialização e médicos, por exemplo, podem ser seus primeiros canais de indicações. Procure construir uma rede. As plataformas digitais de Psicologia é atualmente uma grande ferramenta para se conseguir clientes.

Cursos, simpósios e eventos de Psicologia

Quando você procura se especializar através de cursos, foque naqueles que visam desenvolver a parte prática, ou seja: que te permitam praticar o que aprendeu.

Também é importante a sua participação em simpósios e em eventos de psicologia, desta forma você consegue se manter antenado nas novidades e com o mais recente debate científico.

Tudo isso é fundamental e ainda conta muito para os que desejam entrar numa pós-graduação ou mesmo em um mestrado. Além disso, nesses eventos você tem a chance de encontrar pessoas com os mesmos objetivos, o que é ótimo para ampliar o seu “networking” de indicações de pacientes.

Cuidar da sua imagem

Um dos pontos fundamentais quando o assunto é a construção de uma carreira de sucesso é: cuidado com a imagem.

Já que você se formou e procurou se manter atualizado, por que não utilizar o que há de mais moderno em seu consultório?

Marketing Digital, blogs, plataformas de atendimentos etc., tudo isso pode ser utilizado – de maneira ética – para atrair paciente novos.

Quanto cobrar pela consulta?

Esta é certamente uma pergunta que atormenta muitos psicólogos. O importante não é cobrar um valor acessível para todos, mas sim um valor que corresponda a tudo que você fez e aos custos que tem com respeito a seus cursos e especializações, por exemplo.

Ou seja, se você tem apenas graduação, deve-se cobrar um valor, se tem uma pós-graduação, outro; no entanto, deve-se considerar também o tempo de experiência e a possibilidade do público que vai atender.

O fato é que quando se inicia nesta jornada, deve-se começar a cobrar valores mais baixos (consulte a tabela do seu CRP) e acessíveis para ambas as partes, conforme for desenvolvendo competências, é necessário aumentar gradativamente os valores da consulta.

Não há um valor certo ou errado. Outro ponto que é importante assinalar é com respeito aos valores cobrados para consultas presenciais e para consultar que são feitas online.

Atender pela internet é uma opção a ser considerada?

pV2

Estamos certos que sim, e esta opção pode ampliar muito a possibilidade de ter clientes que queiram receber uma orientação psicológica, que é um dos serviços que podem ser oferecidos de forma online, de acordo com a resolução do CFP. Estes clientes podem vir de qualquer parte do mundo!

Como a psicoterapia online ainda não é permitida no Brasil, aconselhamos que o psicólogo tenha opção de horários presenciais para psicoterapia e também horários online para orientação psicológica. Muitas vezes o cliente começa a fazer uma orientação psicológica e, diante do benefício para a sua vida, pode se sentir motivado para fazer um acompanhamento de longo prazo.

Campanhas de Marketing.

Parte do que é necessário para se ter uma carreira de sucesso é a construção de uma imagem. Se você não tem tempo hábil para desenvolver sua imagem ou não tem conhecimento para tal, pode acabar contratando serviços básicos de uma agência de marketing.

Eles poderão te ajudar a desenvolver um site, uma identidade visual moderna e atraente – isso serve para que a sua marca seja fixada na mente do cliente -, além de gerir suas redes sociais. Ter uma imagem bem desenvolvida e estruturada pode permitir que você conquiste ainda mais pessoas e faça a sua carreira crescer cada vez mais.

Siga a fórmula do sucesso

Diferentemente do que muitas pessoas dizem, não há uma fórmula para o sucesso, mas deve-se ter uma análise profunda em relação ao seu trabalho e aquilo que você oferece ao seu cliente. Se você notar que está ganhando mais, que seus clientes estão satisfeitos e que o seu consultório está sempre cheio, talvez já tenho conseguido uma carreira de sucesso.

Mas nós sabemos que manter-se nesse nível nem sempre é uma tarefa fácil. Mantenha as ações que estão respondendo positivamente, talvez essa seja a sua fórmula do sucesso. Para cada pessoa e para cada tipo de negócio se tem a fórmula mágica para alcançar o sucesso.

Mantenha sempre o bom ritmo do seu empreendimento e continue com a prática das boas ações que lhe permitiram chegar na posição em que está.

Viu como pequenas ações podem te ajudar a se posicionar no mercado e ser um psicólogo de sucesso? Comece a praticar essas dicas no seu dia a dia e logo perceberá a diferença que elas podem trazer para o seu empreendimento.

Qual a novidade que o Psicologia Viva está oferecendo para os psicólogos do Brasil?

O Psicologia Viva desenvolveu um portal de apoio ao desenvolvimento profissional da classe. Este projeto está sendo desenvolvido há mais de 3 anos, e nele, os psicólogos podem encontrar vários recursos para facilitar este caminho e tornar a profissão cada dia mais reconhecida, utilizada e valorizada.

O Ciclo CEAP – Centro de Estudos Avançados de Psicologia há mais de 25 anos, tem trabalhado na qualificação de psicólogos de todo Brasil, e agora, juntamente com a equipe do projeto está desenvolvendo esta iniciativa.

Você conhece alguém que está cursando psicologia ou que procura algum meio de obter sucesso na profissão? Compartilhe com ele esta matéria! Se quiser saber mais entre em contato comigo.

Katia Vega Kestenberg

Tenho 25 anos de formação em Psicologia, na área clínica, Recursos Humanos e Coaching nas empresas e para profissionais em transição de carreira ou desenvolvimento.

Atendo na abordagem de Terapia Cognitivo Comportamental especialmente ADULTOS com TDAH, ansiedade, problemas de relacionamento afetivo, familiar e profissional, bem como problemas de auto estima e autoconfiança.

Você vai fazer uma entrevista e não sabe como se apresentar e sair bem nela? Tem um currículo desatualizado ou nunca fez um? Quer montar sua rede de contato ( networking ) e trabalhar bem na suas redes sociais como o Linkedin?

Eu posso te ajudar nisso. Entre em contato agora e descubra como!
Katia Vega Kestenberg

2 thoughts on “Como construir uma carreira de sucesso com a psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *