coaching online

Coaching online: Entenda como funciona, as vantagens e se vale a pena

Precisa dar um “up” na carreira e está pensando em chamar alguém para ajudá-lo? O profissional certo para a tarefa é o “coach”, um profissional já bem conhecido daqueles que ocupam os cargos de maior responsabilidade nas empresas.

Porém, ao pesquisar a respeito, você se depara com a modalidade de desenvolvimento humano online.

Aí, surge a dúvida: “Vale a pena contratar alguém com quem não poderei conversar pessoalmente?” Mais importante: “Funciona?”

Para responder a essas perguntas (e algumas mais), contaremos agora como funciona e quais as vantagens do coaching online. Acompanhe:

O Início do Coaching

Tudo começou com Timothy Gallwey em 1974 quando era treinador de tenistas e percebeu que o maior adversário de seus pupilos eram eles mesmos e os seus pensamentos durante as partidas.

O nome do seu 1º livro é The Inner Game of Tennis, ou o “Jogo Interno do Tênis”. O livro fala que cada jogo é composto por duas etapas, um jogo exterior e um jogo interior.

O primeiro, é o jogo em si, contra um adversário externo, dentro da quadra que com muito treino e suor consegue-se aperfeiçoar as técnicas do jogo de tênis.

Já o segundo, é o jogo interno que leva em consideração os pensamentos, as dúvidas, as inseguranças, os aspectos emocionais, a confiança do jogador que são aspectos fundamentais para se vencer o jogo externo.

Daí surgiu a habilidade do treinador (coach) orientar e potencializar os dons individuais de qualquer pessoa para superar dificuldades, atingir metas e viver mais plenamente, fazendo com que o jogador (coachee) não perca o jogo externo por motivos internos.

O coach é o responsável por motivar e auxiliar o cliente a encontrar potencialidades escondidas, a desenvolvê-las e a conquistar seus objetivos, seja no trabalho, seja na vida pessoal ou no esporte de performance.

A popularização do Coaching no mundo

E com isso o coaching se popularizou rapidamente no mundo inteiro fazendo com que primeiro os executivos procurassem por esses profissionais para melhorarem suas performances e de suas equipes.

Mas o crescimento do coaching foi rápido. Em pouco tempo todos estavam fazendo coaching e se vendendo como coaches de tudo quanto é segmento, porque só de ter a palavra coaching no seus serviços ficaria mais fácil de fechar um negócio.

Por isso, tome muito cuidado e investigue realmente se a pessoa que se diz coach é certificado por instituições confiáveis e possui tempo de experiência, atendimentos comprovados e resultados efetivos.

Da onde veio o Coaching Online?

Com a vida corrida das grandes cidades, coaches perceberam que estava havendo um grande número de faltas, atrasos, sessões desmarcadas, deixando buracos nas suas agendas e uma perda de produtividade e faturamento.

Em contrapartida, pessoas que moram em cidades pequenas sentem a necessidade de fazer coaching com profissionais que estão em grandes centros.

Ou ainda, brasileiros que moram no exterior, querem fazer coaching com profissionais que falam português.

Por isso, cada vez mais o coaching online ganha espaço na vida dos coaches e a possibilidade aumenta de ajudar as pessoas.

Aí, surge a dúvida: “Será mesmo que vale a pena fazer coaching online? E funciona?”

O coaching é uma área de atuação que aderiu às exigências da modernidade, em que o tempo é um ativo importante e a comunicação é feita a partir de dispositivos que cabem na palma da mão, encurtando distâncias (ou “achatando-as”, como prefere o jornalista Thomas L. Friedman).

Portanto, qualquer meta pode ser alcançada com a ajuda de um coach.

O coach é o profissional que vai te ajudar a chegar lá.

E isso é feito com muita conversa, proposição de estratégias e troca permanente. Resumindo: é feito por meio de consultas, também conhecidas como sessões de coaching.

Sendo assim, não seria mais produtivo manter contato olho no olho?

Online ou Presencial

A verdade é que não há diferença entre uma forma ou outra de coaching no que se refere à abordagem e técnicas utilizadas.

E, embora pareça mais impessoal conversar com alguém tendo uma tela de computador por mediadora, as possibilidades de interação que a tecnologia oferece minimizam bastante essa aparente distância.

Afinal de contas, as pessoas estão acostumadas a se comunicar usando dispositivos móveis e redes sociais, certo?

Inclusive, outras áreas têm se beneficiado do modelo de consulta online.

De acordo com o vice-presidente da ICI no Brasil, o Master Coach Trainer Mauricio de Freitas,

“para atender Coaching online precisamos garantir que ambos, coach e coachee, tenham uma conexão de internet rápida e estável, e estejam em um ambiente calmo e livre de interrupções.

Se essas condições forem observadas, o atendimento de Coaching online apresentará uma qualidade semelhante ao presencial. Como em Coaching nós trabalhamos o despertar e a expressão das melhores qualidades de nossos clientes, desenvolvendo seu melhor e promovendo a alta performance, as sessões são motivadoras e super positivas;

portanto, se a sessão for interrompida por um momento por queda momentânea de sinal de internet, não há riscos ou prejuízos ao cliente, basta apenas reconectar e prosseguir a sessão.”

Sem contar que as vantagens são consideráveis. Vamos a elas.

Então, quais são as vantagens?

Entre outras, você conta com:

  • Maior liberdade de escolha: você pode contratar o profissional que desejar, não importando se ele atende a quilômetros de distância, o que amplia o seu leque de possibilidades.
  • Comodidade: é possível realizar sessões sem sair de casa ou da empresa, evitando gastar tempo ou custos de deslocamento, além do transtorno de um trajeto congestionado. Pode também escolher o horário que melhor se ajusta à sua rotina, sem precisar se limitar à agenda do horário comercial de funcionamento do consultório.
  • Feedback permanente: por meio das ferramentas de comunicação virtual, é possível estar em constante contato com o coach, sem precisar guardar aquela dúvida importante para a próxima sessão.

Além de tudo é muito mais prático. Porém, para desfrutar de um coaching online, são necessários alguns requisitos.

O que é necessário?

Uma boa conexão é o primeiro requisito para se realizar uma sessão online. Sua internet precisa dispor de, pelo menos, 2MB para que a conversa flua sem travar.

Um computador, tablet ou notebook pode ser usado, desde que possua câmera e microfone. Os tablets e notebooks normalmente já têm embutidos.

Alguns coaches realizam seu trabalho por meio de programas de videochamadas, o que implica certa familiaridade com o uso desse tipo de ferramenta. Entretanto, existem plataformas, como o Alyve Coaching, que permitem realizar sessões online sem a necessidade de baixar programas complicados.

No mais, é só encarar o coaching online com a mesma seriedade e compromisso de uma sessão presencial para colher todos os seus benefícios.

De acordo com Maurício de Freitas “o coaching só pode ser considerado prática profissional quando a parceria for firmada por contrato, e ambos, coach e coachee, respeitarem essa relação contratual e seguirem o manual de boas práticas de coaching.

O Alyve Coaching garante esses critérios e isso torna o processo de contratação muito mais confiável e seguro para o cliente. “

Vivemos um momento em que é um desafio encontrar um coach de qualidade, pois muitos são oportunistas que se intitulam coaches sem ter formação, outros tiveram uma formação de péssima qualidade e há aqueles que vendem outros serviços como se fossem coaching.

Por esta razão o Alyve Coaching faz uma criteriosa seleção dos coaches para você, com objetivo de garantir qualidade e efetividade de resultados em todas as sessões.

Os coaches do Alyve Coaching são certificados internacionalmente pela ICI, ICF, MCF ou ECA, que são associações internacionais sem fins lucrativos que zelam pela boa prática do coaching no mundo.

O coaching online é uma área de atuação que aderiu às exigências da modernidade, em que o tempo é um ativo importante e a comunicação é feita a partir de dispositivos que cabem na palma da mão, encurtando distâncias (ou “achatando-as”, como prefere o jornalista Thomas L. Friedman).

Mas, antes de entrar no mundo virtual, o coach entrou nas empresas. E, se você achou que o nome se parece com o dos treinadores nos filmes de basebol, é isso mesmo: “coach” é uma espécie de treinador, um profissional responsável por motivar e auxiliar o cliente a encontrar potencialidades escondidas, a desenvolvê-las e a conquistar seus objetivos, seja no trabalho, seja na vida pessoal.

Portanto, qualquer meta pode ser buscada com a ajuda de um coach.

Como a mudança de postura ajudar a alavancar sua carreira

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

2 thoughts on “Coaching online: Entenda como funciona, as vantagens e se vale a pena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *