Como ajudar uma pessoa com depressão?

Você provavelmente já ouviu falar em depressão. Nos últimos anos, os casos desse transtorno têm aumentado no Brasil e no mundo. São mais de 11,5 milhões de brasileiros sofrendo com isso. E ela é considerada uma das principais causas de suicídio.

Esses dados alarmantes reforçam a necessidade de falarmos mais sobre o problema. Muitas pessoas sofrem de depressão sem se dar conta. Você sabe como perceber os sinais do transtorno depressivo? Quer aprender a ajudar alguém que esteja passando por isso?

Neste post, trouxemos informações relevantes e dicas práticas para saber como agir diante dessa questão. Vamos lá?

Como identificar se um amigo tem depressão?

O transtorno depressivo tem causas multifatoriais. Diversos aspectos podem influenciar seu desenvolvimento, tais como: genética, realidades de vida estressantes e traumas (por exemplo, maus tratos sofridos durante a infância).

Assim, se você desconfia de que alguém próximo esteja sofrendo com isso, tente perceber esses fatores de risco no contexto de vida dele. Além disso, fique atento aos sintomas da depressão:

  •         Tristeza frequente;
  •         sentimento de vazio;
  •         baixa concentração e memória;
  •         desesperança e pessimismo;
  •         irritação constante;
  •         falta de interesse até mesmo por atividades das quais gosta;
  •        dificuldade para dormir;
  •         sentimentos de baixa autoestima, inadequação ou culpa;
  •         cansaço maior do que o comum;
  •         raciocínio mais lento;
  •         mudança de hábitos da alimentação;
  •         pensamentos de morte e até mesmo tentativas de suicídio.

O que você pode fazer para ajudar uma pessoa com depressão?

Assim como não é simples enfrentar a depressão, também não é nada fácil auxiliar alguém a superar o problema. A pessoa deprimida requer muita atenção e cuidado. Afinal, ela mesma terá grande dificuldade em se ajudar.

Portanto, se você precisa estar perto de alguém com o transtorno, o primeiro passo é se cuidar. Saiba que vai ser necessário ter paciência e saber lidar com a frustração. Compreender os altos e baixos do depressivo é essencial.

Veja o que você pode fazer na prática para ajudar seu amigo:

Ouvir a pessoa

Essa é uma das atitudes mais importantes para ser solidário com alguém que está sofrendo. Muitas vezes, é difícil segurar a ansiedade de falar o que a pessoa deve fazer ou dar conselhos sobre como se sentir melhor.

Ao contrário, quem enfrenta uma depressão vai precisar mais do seu silêncio. Procure ouvir mais do que falar. Pense que, em geral, as pessoas deprimidas já costumam escutar muitos palpites sobre sua vida.

Mostrar compreensão

É muito importante tentar escutar seu amigo sem fazer julgamentos. Infelizmente, é comum que as pessoas pensem coisas como: “por que ele está se sentindo assim, se tem uma vida tão boa?”. Evite isso.

Quando não souber o que falar, foque em se mostrar presente. Não fique preocupado em dar os melhores conselhos. Na verdade, se você nunca passou por uma depressão, dificilmente saberá o que dizer. Nesses casos, o melhor é acolher e mostrar compreensão.

Incentivar a ida a um psicólogo

Você precisa ter clareza de que a responsabilidade de curar o seu amigo não pode ser sua. O tratamento da depressão é algo profissional e permeado por instabilidades. É importante ter isso em mente, para não sofrer demais se a pessoa passar por uma recaída.

A maior ajuda que você pode dar é, sem dúvida, encorajar o amigo a procurar auxílio profissional. Fazer terapia com um psicólogo é fundamental. Em alguns casos, é necessário também o atendimento com um médico psiquiatra.

Se possível, ajude a pessoa a marcar a consulta e vá com ela no dia. Dependendo do grau da depressão, ela pode ter dificuldade para aderir ao tratamento. Contar com o apoio de alguém é muito positivo!

Você quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso teste de ansiedade e depressão!

Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Últimos posts por Psicologia Viva (exibir todos)

One thought on “Como ajudar uma pessoa com depressão?

  1. eu me odeio, odeio minha vida, odeio meus amigos, odeio minha familia, nao aguento mais, pfv me ajuda, ou aquela faca estara dentro de mim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *