Sua equipe sabe como dar feedback? Confira 5 dicas indispensáveis

Dois homens conversando, trocando feedback

O feedback é uma ferramenta muito importante nos trabalhos em equipe. Com ele as pessoas podem saber em quais funções têm um melhor desempenho e quais habilidades precisam desenvolver.

Porém, ele deve ser repassado com muito cuidado, de forma que essa informação sirva como motivador e norteador para o trabalho da equipe e não dar “um banho de água fria”.

Aqui vão algumas dicas que podem tornar seus feedbacks mais assertivos e melhorar a sua relação com a equipe de trabalho. 

1. O feedback deve ser dado pelo superior hierárquico

O superior hierárquico tem a responsabilidade de manter a organização, coesão e motivação da equipe, portanto é dever do coordenador repassar o feedback para as seu grupo de trabalho.

Se o coordenador se eximi dessa responsabilidade solicitando a outra pessoa do grupo que faça essa função ele pode gerar desentendimentos dentro da equipe e estimular sentimentos como ciúmes e competitividade que não são saudáveis para o trabalho em grupo.

2. Repasse o feedback de forma individualizada

Como algumas atividades na empresa, geralmente, são feitas em grupo ou por projeto, prefere-se reunir todos os colaboradores envolvidos nas tarefas para repassar o feedback. No entanto, se dado de forma coletiva pode ser constrangedor para alguns funcionários.

Para evitar isso, marque um horário para atender cada colaborador. Passe o feedback individualmente, apontando as características desempenhadas por aquela pessoa.

3. Evite comparações

Quando alguém da equipe se destaca perante aos outros membros, é comum considerá-lo como exemplo a ser seguido. Porém algumas pessoas podem se sentir ignoradas e menosprezadas quando apenas um colaborador é constantemente elogiado.

Sendo assim é importante evitar comparações. Quando se personaliza o sucesso do grupo é possível que se criem atritos e não se particulariza os pontos de melhoria. Mostre ao funcionário em que pontos ele deve se aprimorar e parabenize-o pelo esforço que ele teve.

4. Seja objetivo no feedback

Em muitas situações, o feedback costuma ser demorado e, mesmo assim, o colaborar não entende o que foi passado. Para evitar esse erro de comunicação, seja objetivo.

Diga exatamente onde estão os erros e acertos. Sempre pergunte ao colaborar se ele entendeu o que foi explicado. Afinal, se houver dúvidas não resolvidas, o erro persiste.

5. Procure uma ajuda especializada para dar feedbacks adequados

Não é tarefa fácil passar um feedback ao colaborador. Ainda mais quando for por mal desempenho. No entanto, com a orientação de um psicólogo tudo pode ficar mais simples.

Este profissional conhece bastante sobre o comportamento humano e pode indicar a melhor abordagem para repassar um feedback. Procure uma ajuda especializada e melhore a motivação da sua equipe. Para esse processo também ficar mais eficiente, é interessante você saber como mapear competências de seus colaboradores. Isso ajuda a identificar problemas pessoais e outros fatores que interferem no desempenho do trabalho.

 

E aí? Como você costuma dar feedback a membros da sua equipe de trabalho? Deixe o seu comentário aqui no post!

"Sua equipe sabe como dar feedback? Confira 5 dicas indispensáveis", 5 out of 5 based on 4 ratings.
0
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

One thought on “Sua equipe sabe como dar feedback? Confira 5 dicas indispensáveis

Deixe uma resposta