como lidar com as mágoas

Saiba como lidar com as mágoas e se libertar em 3 passos!

Você sabe como lidar com as mágoas? O ser humano, por muitas vezes durante a sua vida, vivencia desavenças com pessoas do seu convívio, e alguns desses atritos não são solucionados.

O resultado disso são ressentimentos que são sustentados em sua mente e em seu coração. Há momentos em que o desentendimento é prolongado por não ser resolvido, se transformando em rancor, podendo perpetuar por várias semanas, meses ou até anos.

Trata-se de um cenário indesejável e inconveniente, que em vários casos não é revelado ao outro o seu lado da história e, assim, o contratempo permanece sem desfecho. Seja com um familiar, amigo ou colega de trabalho, é um sentimento que interfere nas ações do dia a dia e impede de seguir em paz consigo mesmo.

Pensando em amenizar esses conflitos psicológicos e emocionais, criamos uma lista com três formas de como lidar com as mágoas que insistem em afetar a nossa vida.

Como lidar com as mágoas?

Procure entender a razão

Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. Após essa reflexão, é importante identificar a raiz do ressentimento, buscando uma conversa pacífica e decisiva para reparar os danos causados pelo desentendimento.

Não tenha medo de expressar o que sente e procure deixar claro para a outra pessoa o quanto a reconciliação é necessária. Porém, os dois pontos de vista devem ser expostos durante a conversação, para que não ocorram mais decepções.

Exercite a compreensão

Com origem no latim, a palavra mágoa significa macula, que quer dizer “desgosto, pesar, tristeza, ressentimento”. Diante de sensações tão desagradáveis, faça a sua parte e promova a reconciliação, pois manter sentimentos ruins prejudica o progresso da sua vida e, por muitas vezes, eles tornam-se um empecilho para alcançar a felicidade em sua plenitude.

Compreender e aceitar que o outro também erra é uma etapa determinante para lidar com as mágoas. Vale lembrar: cada ser humano vê o mundo de uma maneira. Isso quer dizer que nem sempre a intenção da outra pessoa é magoar, pois uma atitude que é errada para você, pode ser considerada correta por ela.

Busque trabalhar o perdão

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase: “passado deve ficar no passado”. Esse é o entendimento necessário para reconhecer que o perdão é a chave para lidar com as mágoas, pois elas estão sempre ligadas aos acontecimentos antigos que prolongamos em nossa mente.

Isso também vale para os relacionamentos a dois, em que o convívio gera desentendimentos cotidianos que enfraquecem a relação. O ideal é o que o casal reserve um tempo para conversar, garantindo uma união baseada no diálogo.

Saber como lidar com a mágoa não é uma tarefa tão simples, certo? Nesse caso, para aprimorar e interiorizar as suas ações diante desses sentimentos que permanecem em sua vida, é interessante que você converse com um psicólogo e seja acompanhado por ele. Afinal, é sempre válido dialogar com uma pessoa que esteja isenta no assunto e entenda sobre conflitos e aflições humanas.

Não tem tempo para ir a um consultório? Isso deixou de ser um problema, pois você pode utilizar o atendimento psicológico online em qualquer hora do dia e, até mesmo, nos fins de semana.

Gostou do tema abordado neste post? Então aproveite para navegar em nosso blog e conferir o conteúdo que explica os 5 passos para desenvolver o pensamento positivo.

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

One thought on “Saiba como lidar com as mágoas e se libertar em 3 passos!

  1. Tenho uns problemas em q pessoas me feriram com a intenção de me fazer o mal acabando assim a amizade e o relacionamento. Já faz anos sinto um peso muito grande com isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *