Como manter um relacionamento feliz? 6 dicas infalíveis!

Quando iniciamos um relacionamento amoroso passamos por aquele período popularmente conhecido como “mil maravilhas, onde tudo são flores’’. Parece que a pessoa saiu de um conto de fadas e até mesmo os seus defeitos são relevados ou mascarados por nós.

Como é de se esperar, com o passar do tempo os problemas aparecem e vemos que ninguém é tão perfeito assim. Muitas pessoas ficam infelizes dentro do relacionamento. Para essa tal felicidade durar é preciso lidar com a frustração e mais do que isso, ter ações dentro do dia a dia para manter a tal felicidade.

Em nosso post de hoje você vai ter algumas dicas de como fazer a felicidade durar dentro de uma relação.

1 – Pare de tentar mudar o outro

Uma mania que a maioria de nós possui é a de sempre estar tentando mudar a outra pessoa. Isso com certeza vai contra a felicidade dentro de todo e qualquer relacionamento. Ninguém muda ninguém, podemos melhorar alguns aspectos pelo outro, se essa for nossa vontade. Mas não podemos contar com isso.

O ideal é sempre aceitar seu parceiro do jeito que ele é, aprendendo a conviver com os defeitos. Se for algo muito insuportável pra você, que não tem espaço para conciliação ou negociação, a medida mais inteligente é terminar. Um relacionamento só é feliz quando ambos se aceitam e se amam como são e onde os defeitos pesam menos que as qualidades.

2 – Dê espaço para o outro e tenha o seu

Quando aquela fase do “grude’’ passar é essencial incentivar o outro a ter momentos sozinho ou com amigos, e também, você, fazer o mesmo. Um casal que consegue ser independente um do outro é muito mais feliz e consegue ter ainda mais certeza que estão juntos por opção. Passar um tempo separado dá uma saudade gostosa e faz com que ambos tenham novas histórias para contar.

3 – Não deixe o relacionamento cair na rotina

A rotina faz parte de todo casal, aqueles hábitos de todo final de semana, a mesma posição no sexo e coisas do tipo. Mas estar sempre pensando em inovar é essencial.

Você não precisa fazer uma surpresa para o outro todos os dias ou ficar pensando como inovar sempre. Estamos falando daquelas surpresas fora de hora, sabe? Às vezes um simples gesto, como um simples bilhetinho, pode deixa o dia da pessoa muito melhor e traz ainda mais felicidade dentro de um relacionamento. Dizem que a felicidade está nas pequenas coisas, tente explorar isso, intercalando com surpresas mais elaboradas de vez em quando. 😉

4 – Trate o parceiro com respeito

Respeito faz parte de qualquer relacionamento e quando ele vai embora, a felicidade também vai junto. Para qualquer casal ser feliz o respeito precisa fazer parte do relacionamento. O respeito está nas pequenas coisas, que por vezes esquecemos no dia a dia.

Como por exemplo, respeitar o espaço do outro, a integridade física e psicológica, e claro, sempre se manter fiel ao parceiro. O respeito se encontra até mesmo em aceitar as escolhas do seu parceiro dentro do relacionamento, algo que nem sempre é fácil.

5 – Façam planos

Dizem que a felicidade está nas pequenas coisas, tente explorar isso, intercalando com surpresas mais elaboradas de vez em quando.

Ninguém merece estar em um relacionamento sem saber onde vai chegar, isso intriga o parceiro e não mantém a felicidade. Mesmo que seja um simples plano, de ir para a praia no próximo feriado, mas o casal deve estar sempre alimentando isso. Fazer planos com o outro mantém a felicidade dentro da relação e causa aquela expectativa boa, demonstrando que ambos conseguem se visualizar juntos no futuro.

6 – Elogie

Por fim, esteja sempre elogiando a pessoa amada. Seja por aspectos na aparência ou na personalidade, todos nós gostamos e precisamos dessa aprovação social, principalmente vindo de quem amamos.

Para conferir mais dicas não deixe de continuar em nosso site e de continuar conferindo nosso blog.

Katia Vega Kestenberg

Tenho 25 anos de formação em Psicologia, na área clínica, Recursos Humanos e Coaching nas empresas e para profissionais em transição de carreira ou desenvolvimento.

Atendo na abordagem de Terapia Cognitivo Comportamental especialmente ADULTOS com TDAH, ansiedade, problemas de relacionamento afetivo, familiar e profissional, bem como problemas de auto estima e autoconfiança.

Você vai fazer uma entrevista e não sabe como se apresentar e sair bem nela? Tem um currículo desatualizado ou nunca fez um? Quer montar sua rede de contato ( networking ) e trabalhar bem na suas redes sociais como o Linkedin?

Eu posso te ajudar nisso. Entre em contato agora e descubra como!
Katia Vega Kestenberg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *