Conhecendo e desenvolvendo suas competências profissionais

O significado da palavra competência

A palavra “competência” é um substantivo feminino com origem no latim competere, que significa a aptidão, a capacidade para cumprir determinada tarefa ou função. Também é uma palavra usada como sinônimo de cultura, conhecimento e jurisdição.

Competência e habilidade possuem uma relação estreita. Habilidade é a capacidade de conseguir pôr em prática as teorias e conceitos mentais que foram adquiridos, enquanto a competência abrange conhecimentos, atitudes e habilidades.

As competências profissionais valorizadas pelos empregadores

No contexto do mercado de trabalho, as competências valorizadas e que atraem empregadores atualmente são: Criatividade e Inovação, Comunicação, Trabalho em Equipe, Flexibilidade e Liderança.

  1. Criatividade e Inovação: não é necessariamente criar algo inexistente, pode-se, por exemplo, modificar coisas que já existem. Exemplo: a impressora 3D é uma grande inovação.
  2. Comunicação: a comunicação consiste em saber expor as suas opiniões, falar com clareza, saber ouvir e respeitar o que os outros têm a dizer.
  3. Trabalho em Equipe: saber compartilhar conhecimentos, aprender a administrar conflitos, reconhecer a importância do outro para a realização da tarefa, ter a consciência de que as vitórias e fracassos são responsabilidade de todos os membros da equipe, respeitar as dificuldades dos outros profissionais.
  4. Flexibilidade: estar aberto a novas possibilidades, sair da zona de conforto, aptidão para responder às mudanças, compreender, aceitar e assumir novos desafios, conseguir encontrar soluções para situações diversas, saber se relacionar com os diferentes setores e ambientes da empresa.
  5. Liderança: transmitir visões que ampliam o crescimento da empresa, motivar os outros membros a atingir o resultado esperado, demonstrar credibilidade e segurança.

Para notar e desenvolver essas competências profissionais é importante trabalhar o autoconhecimento. Dessa forma, o sujeito vai poder olhar para aquilo que pode ser desenvolvido e conseguir se estabelecer tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Ana Beatriz Stofanini Ferreira

Seja bem vinda (o) ao meu perfil! Sou Psicóloga formada com ênfase em saúde mental, incluindo ansiedade, depressão, estresse, fobias, entre outros. Também possuo experiência na área de desenvolvimento profissional, trabalhando competências, habilidades sociais e autoconhecimento. Trabalho com a abordagem psicanalítica.
Ana Beatriz Stofanini Ferreira

Últimos posts por Ana Beatriz Stofanini Ferreira (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *