COMPORTAMENTOS REPETIDOS MOSTRAM NOSSAS NECESSIDADES INTERNAS

Você já fez mil tentativas para emagrecer e acaba engordando mais que antes?
Já tentou parar de fumar e passou a comer muitos doces? Ou triplicou sua ansiedade?
Já ficou pensando em uma obrigação diária e o dia acabou e você não fez o que deveria?
Promete que não vai comprar mais nada e para na primeira loja com ofertas imperdíveis e deixa a promessa pra outro dia?

Estes comportamentos se tornam seus padrões de comportamento repetitivos, são hábitos que adquirimos e mesmo com muitas tentativas de mudança, temos a tendência à repeti-los.

Para cada hábito que temos, para cada experiência que passamos, para cada padrão comportamental que repetimos, existe uma necessidade interior para eles. A necessidade corresponde a uma crença, uma forma de pensar que adquirimos e reforçamos durante toda a nossa vida. Se não existisse uma necessidade interna forte, não teríamos o hábito, a experiência e o padrão comportamental. Há algo dentro de nós que precisa da gordura dos alimentos, dos maus relacionamentos, dos fracassos, da raiva, dos cigarros, da pobreza, dos maus-tratos, das dívidas financeiras, seja o que for que represente um problema para nós.Quantas vezes já dissemos: “Nunca mais farei isso!”. E, então, antes de o dia terminar, comemos o bolo, fumamos os cigarros, dizemos coisas horríveis aos que amamos etc. Aumentamos ainda mais o problema afirmando a nós mesmos com sentimento de culpa: “Eu não tenho força de vontade, não tenho disciplina. Sou fraco demais. Eu não tenho jeito”.
Isso só aumenta a carga de culpa que já carregamos. Não tem nada a ver com força de vontade e nem com falta de autocontrole e inteligência emocional!

Seja o que for que estejamos tentando equilibrar em nossa vida em relação à comportamentos indesejáveis, trata-se de alguns SINTOMAS. Tentar eliminar o sintoma sem trabalhar na dissolução da causa e na raiz do problema, seria um trabalho inútil. A tendência à repetir o sintoma seria inevitável. Por isto, algumas pessoas tentam soluções milagrosas e quando menos esperam, estão frente a frente com o sintoma. No instante em que relaxamos na direção da força de vontade de mudar este comportamento sem entender de onde ele realmente surgiu, o sintoma volta novamente.
Existe aí, uma necessidade em relação a existência e insistência deste sintoma. Quando entendemos de onde partiu esta necessidade de acordo com nossa história de vida, e a elaboramos, esta necessidade desaparece e com ela, desaparece também o desejo de fumar, agredir quem amamos, comer demasiadamente ou qualquer outro padrão negativo. De acordo com nosso conjunto particular de padrões de pensamento, “necessitamos” ter comportamentos, criando problemas. Cada comportamento é a expressão natural de um padrão de pensamento interno. Lutar apenas contra o comportamento ou sintoma, é desperdiçar energia e com frequência só serve para aumentar o problema. (baseado no livro de Louise L. Hay).

Leia também sobre as Leis que influenciam em sucesso ou fracasso na vida!

"COMPORTAMENTOS REPETIDOS MOSTRAM NOSSAS NECESSIDADES INTERNAS", 5 out of 5 based on 1 ratings.
Lilian Mara

Lilian Mara

Psicóloga e Coach. Pós graduada em Arteterapia.
Psicoterapia da obesidade, ansiedade e depressão.
Psicoterapia individual ou em Grupo para emagrecimento.
Atendimentos individuais para o procedimento de pré e pós operatórios de Cirurgia Bariátrica e colocação de Balão IntraGástrico.
Acompanhamento psicológico para crianças e pais.
Acompanhamento psicoterápico para mulheres e casais que querem engravidar e em processo de reprodução assistida.
Acompanhamento e orientação para atendimento multidisciplinar com outras áreas e profissionais da saúde visando um tratamento global do paciente.
Atendimento domiciliar e online.
Supervisão em psicoterapia para estudantes de psicologia, recém formados e profissionais em processo de aperfeiçoamento em atendimento clinico.
Preparatório para testes psicológicos.
Experiências em atendimentos terapêuticos individuais, casal e em grupo no setor público, privado, e atendimentos em grupo no Hospital Dia – André Luiz
Experiência como docente em escola técnica privada abordando temas comportamentais. Utilizando metodologia e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo, criativo e ético.
Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na auto avaliação e no estudo.
Lilian Mara

Lilian Mara

Psicóloga e Coach. Pós graduada em Arteterapia. Psicoterapia da obesidade, ansiedade e depressão. Psicoterapia individual ou em Grupo para emagrecimento. Atendimentos individuais para o procedimento de pré e pós operatórios de Cirurgia Bariátrica e colocação de Balão IntraGástrico. Acompanhamento psicológico para crianças e pais. Acompanhamento psicoterápico para mulheres e casais que querem engravidar e em processo de reprodução assistida. Acompanhamento e orientação para atendimento multidisciplinar com outras áreas e profissionais da saúde visando um tratamento global do paciente. Atendimento domiciliar e online. Supervisão em psicoterapia para estudantes de psicologia, recém formados e profissionais em processo de aperfeiçoamento em atendimento clinico. Preparatório para testes psicológicos. Experiências em atendimentos terapêuticos individuais, casal e em grupo no setor público, privado, e atendimentos em grupo no Hospital Dia – André Luiz Experiência como docente em escola técnica privada abordando temas comportamentais. Utilizando metodologia e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo, criativo e ético. Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na auto avaliação e no estudo.

Deixe uma resposta