Daniel Goleman e a inteligência emocional

Conheça Daniel Goleman e seu livro Inteligência Emocional

O conceito de inteligência emocional tem sido bastante discutido há algum tempo — e é provável que você já tenho ouvido falar sobre ele. As emoções são parte essencial de seu desenvolvimento pessoal e, por isso, saber como usá-las a seu favor é um grande passo para aprimorar a sua inteligência e o autoconhecimento.

Daniel Goleman, renomado psicólogo norte-americano, foi o responsável pela popularização dessa ideia: seu livro “Inteligência Emocional”, de 1995, vendeu mais de 5 milhões de exemplares pelo mundo.

Neste artigo você encontrará as ideias mais importantes disseminadas nessa obra de Goleman, conhecerá um pouco de sua biografia e também verá algumas dicas para colocar seus ensinamentos em prática e se tornar uma pessoa bem-sucedida.

Vamos lá?

Quem é Daniel Goleman?

Nascido em março de 1946 no interior da Califórnia (EUA), o também escritor e jornalista cursou seu PhD na Universidade de Harvard, onde foi professor.

Durante 12 anos, trabalhou como colunista para o The New York Times na seção de comportamento e de ciências do cérebro e editou a revista Psychology Today. Atualmente, realiza palestras para grupos profissionais pelo mundo.

Quais são os principais conceitos do livro?

Um dos dados mais interessantes apresentados por Goleman é o fato de o QI (Quociente Intelectual) ter uma participação de apenas 20% no sucesso de uma pessoa.

Os 80% restantes estão ligados a fatores relacionados à inteligência emocional — que é a capacidade que se tem de identificar suas próprias emoções, bem como os sentimentos daqueles que o cercam.

Saber como gerir bem nosso lado emocional é o grande segredo para levar uma vida mais equilibrada e obter o tão sonhado sucesso profissional. O QI e o QE (quociente emocional) não são conceitos opostos, mas são habilidades que geralmente funcionam de maneira separada.

Você pode ser bem-sucedido no trabalho e ter péssimos relacionamentos pessoais, por exemplo. Além disso, o autor ressalta as 5 características emocionais em sua obra:

  • controle emocional;
  • autoconsciência;
  • automotivação;
  • reconhecimento das emoções em outras pessoas;
  • relacionamentos interpessoais.

Como colocar a inteligência emocional em prática?

Acredite, todo ser humano é capaz de se desenvolver e se tornar uma pessoa melhor em todas as áreas de sua vida. Veja, agora, alguns passos para aplicar esses ensinamentos.

Conheça suas emoções

Essa é a chave para o seu desenvolvimento. Reconheça seus sentimentos e não os ignore, pois, assim, você terá mais controle sobre sua vida. Quando estiver muito irritado, por exemplo, saia para dar uma volta e esfriar a cabeça em vez de ficar preso a uma discussão levada pela emoção e que só trará ainda mais aborrecimento.

Acredite em si mesmo

Ao saber gerir seus sentimentos e direcionar sua energia para a realização de um objetivo, você conseguirá se sentir mais motivado para seguir em frente. Não duvide de seu potencial, você já tem todas as ferramentas necessárias para o seu crescimento, basta saber como usá-las.

Pratique a empatia

Colocar-se no lugar do outro também é uma excelente maneira de ter autoconhecimento e de se tornar mais flexível e paciente. Além disso, seus relacionamentos passarão a ser mais sadios, pois muitos conflitos serão evitados.

Como é possível perceber, o autoconhecimento é essencial para levar uma vida mais saudável e ter sucesso em sua carreira. Porém, é uma tarefa que exigirá muita paciência, persistência e dedicação de sua parte.

O desenvolvimento da inteligência emocional envolve a construção de novos hábitos de comportamento e novas maneiras de pensar — nós sabemos que isso é bastante difícil, não é mesmo?

Portanto, procurar ajuda profissional é um grande passo para que sua jornada seja mais equilibrada e obtenha resultados mais efetivos. Então, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você a encontrar um psicólogo bem qualificado. Estamos prontos para atendê-lo!

Como usar a tecnologia em favor da qualidade de vida

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *