desemprego

Desemprego: como usar essa dificuldade a seu favor

Estamos vivendo um tempo de crise em todos os setores em nosso país que gera muito desemprego e até desespero. Essa situação tem acarretado em situações de violência, estresse, ansiedade e depressão.

Segundo o  IBGE, o número de desempregados já atinge 14,2 milhões de brasileiros, o que representa 13,7% da população. Diversos comerciantes e donos de negócios também estão perdendo sua fonte de renda, lojas tem se fechado e produtos e serviços baixaram de preço drasticamente pela falta de demanda. Essa situação pode gerar altos níveis de estresse e um medo do futuro.

Consequências psicológicas

A preocupação e a falta de perspectivas podem trazer consequências psicológicas negativas, sendo a depressão uma das mais comuns. Ela pode surgir ou se agravar no momento em que você se paralisar diante do problema.

É importante reagir a isso de forma ativa, sair de casa e experimentar coisas diferentes. Essa pode ser a hora de começar a agir e ver a vida com um outro olhar. Continue a leitura do texto e veja algumas dicas para reagir a esse momento delicado de forma positiva e evitar que ele traga consequências negativas para você.

Não se apavore

Primeiro, tente não se apavorar com a situação. Nosso cérebro não consegue refletir logicamente quando os níveis de adrenalina e nervosismo estão altos. Portanto, entrar em pânico não ajudará em nada, pelo contrário, só irá piorar a situação. Respire fundo e procure manter a calma, dessa forma será mais fácil enxergar uma saída.

Corte seus gastos

Avalie o que pode ser cortado no momento, converse com a sua família sobre quais gastos são prioritários no momento e devem ser mantidos. Fique atento aqueles pequenos gastos que levam o seu dinheiro embora e não trazem nenhum benefício real para você.

Defina quais gastos são superficiais ou secundários para você ou para a sua família e que podem ser cortados, esse pode ser um momento para vocês começarem a viver de forma mais simples e apreciar as pequenas coisas.

Movimente-se

Comece a se movimentar ao invés de reclamar. Mesmo que esteja difícil, você não está sozinho, milhões de pessoas estão vivenciando a mesma situação. O momento é de transição e se você souber usar de positividade e criatividade para passar por essa fase ela trará bons resultados, pois poderá exercitar novas capacidades e descobrir algumas habilidades que talvez você nem sabia que tinha.

Esteja informado

Invista-se em aprender e adquirir conhecimento, esteja atento às novas oportunidades. Estudar sobre empreendedorismo pode abrir a sua cabeça para fontes de renda que você talvez nunca tenha imaginado, existem diversos livros, sites e cursos online sobre o tema.

Faça contatos

Não se esconda, com medo de sair ou de ver as pessoas. Faça o contrário, se proponha a visitar seus amigos e pessoas que não tem visto por uma longa data, essa pode ser uma oportunidade para você ser lembrado e oportunidades podem surgir dessas interações. Converse mais com vizinhos, comerciantes e com as pessoas que participam da sua rotina.

Quando tiver a oportunidade, informe as pessoas sobre o que você está buscando e dê espaço para que elas também compartilhem suas necessidades. Dessa forma que vocês podem cooperar uns com os outros nesse momento.

Aproveite o seu tempo

Se você está desempregado ou tem aparecido poucas oportunidades de trabalho para você, use isso a seu favor. Aproveite o seu tempo para curtir mais a sua família e seus filhos; faça aquelas atividades que você sempre teve vontade, mas não fazia por falta de tempo, como aprender um instrumento ou uma língua, coisas que vão te ajudar a encontrar melhores oportunidades de emprego. Comece a fazer caminhadas ou correr, a atividade física vai liberar serotonina e te ajudar a ter mais disposição no seu dia-a-dia.

Valorize o que você possui

A gratidão está nas pequenas coisas, comece a agradecer e valorizar o que você tem e celebre a cada conquista, mesmo que pequena. Esse exercício te ajudará a ter uma visão mais positiva da situação e se sentir mais fortalecido para seguir adiante.

Conclusão

As dificuldades sempre existirão e cada um escolhe qual postura adotar em um momento de dificuldade. Se além da dificuldade financeira sua saúde emocional estiver abalada é muito mais difícil manter a positividade e a motivação, portanto é importante cuidar de você mesmo. A orientação psicológica pode te ajudar refletir sobre as situações que você está vivendo, aprendendo com as dificuldades e passando por esse momento de forma mais leve. Não desista diante dos problemas, seja forte, se mexa e vá a luta!

energia motivacional e profissional

REJANE AMARAL DE SOUSA

Ser psicóloga não apenas ter um diploma em mãos, mas saber ter uma escuta precisa, uma alma e uma mente pronta a ouvir o outro, analisar, interpretar e interviradequadamente em se tratando de suas queixas, angústias, conflitos, ajudandoo paciente ater uma melhor compreensão de si, das pessoas e da vida .Trabalho com a psicoterapia psicanalítica e também atendo casos na terapia cognitiva. Faço atendimentos com jovens, adultos e idosos em consultório por 7 anos consecutivos e atendimentos online.Trabalho com ética, dedicação, cautela, sigilo e compromisso com o paciente.
Experiências em transtornos de ansiedade, estresse, fobia social, depressão , transtornos alimentares , transtorno de estresse pós traumaticos, transtorno bipolar e outros. Atualizações em cursos , seminários e congressospara resultados eficazes na clínica.
REJANE AMARAL DE SOUSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *