dicas para melhorar a concentração

De 4 a 7 dicas para melhorar a concentração: conheça quais são

Necessitamos de certo nível de concentração para realizar determinadas tarefas em nosso dia a dia, sejam elas simples, rotineiras e principalmente tarefas mais complexas, que exigem maior nível concentração.

Cada tipo de tarefa exigirá de nós não apenas um esforço mental, mas também um raciocínio estratégico que possa aproveitar melhor nosso nível de concentração para cada tarefa em cada situação, como por exemplo, estudar diversas horas seguidas para um concurso ou preencher planilhas importantes durante o trabalho ou se adaptar a novas situações de vida.

Por este motivo, trago neste post de quatro a sete dicas para aumentar ou manter a concentração!

Mantenha a saúde em dia

A primeira dica é dividida em três partes:

  1. Alimentação

Um corpo sem energia não estará preparado para realizar tarefas diárias, por isso é necessário uma alimentação adequada e alguns lanches entre as principais refeições para manter a concentração mais elevada.

  1. Sono

Algumas pesquisas afirmam que dormir pelo menos sete horas por noite, de forma que se sinta descansado ao acordar, aumenta a produtividade de tarefas devido ao nível de concentração. Tirar pequenos cochilos de trinta minutos a uma hora também pode ajudar.

  1. Exercícios

Realizando exercícios aeróbicos, o cérebro recebe mais oxigênio, estimulando áreas ligadas à concentração e memorização.

Organize-se e entenda-se

  1. Gestão do tempo

Procure organizar seu dia, suas metas, seus objetivos e até seus intervalos. O essencial para essa dica é adaptar seu tempo a uma forma mais eficiente para suas realizações diárias, organizando de forma prioritária e propícia.

  1. Ambiente

Um ambiente mais organizado gera uma mente mais organizada e concentrada, isso vale para todas as áreas da vida.  Caso seja necessário, use quadros para se organizar, ou tabelas no Excel, mas deixe o ambiente da maneira que te possibilite ficar concentrado em uma tarefa de cada vez, sem redes sociais ou distrações por perto.

Procure meditar

Fazer exercícios de meditação ajuda a trazer a mente e o emocional para uma realidade mais equilibrada, focando no que acontece “aqui e agora” como um todo.

Há vários exercícios de meditação na internet, você pode utilizar métodos com a sua própria respiração ou criando pequenos templos para meditar.

O ideal é encontrar um que seja compatível com você, com o momento em que você se encontra atualmente e, se possível, realizá-lo no ambiente em que está ou um pouco antes da tarefa que vai te requisitar mais atenção, isso te trará um melhor relaxamento para o corpo e maior foco.

Mantenha-se positivo e relaxe!

Essa parece ser a dica mais contraditória de todas, sendo que em algumas situações não conseguimos nos concentrar exatamente por conta do estresse, nervosismo ou ansiedade.

Porém, alguns artigos científicos mostram que pessoas que procuram manter uma energia mais positiva, ou seja, o otimismo, e buscam relaxar, focar ou imaginar que suas tarefas serão concluídas de forma eficaz e sem erros, passam a ter um maior desempenho em sua produtividade devido ao aumento de concentração para execução de determinadas tarefas.

Conseguiu ficar concentrado em algumas dicas? Curta minha página, lá tem mais dicas como essas pra vocês!

Robson Pereira da Silva

Olá, me chamo Robson e atuo com Psicologia Clínica e Avaliação Psicológica. Atendo em consultório particular na cidade de Belo Horizonte no Bairro Funcionários, utilizando da abordagem Existencial trabalho com o que ocorre "aqui e agora" sendo que o psicologo existencial é visto como um co-autor da história de vida do paciente, trazendo um espaço para reflexão, compreensão, abertura, liberdade e autenticidade de ser. Através dessas premissas convido o paciente a caminhar pela travessia da vida numa perspectiva humana e empática. Também atuo com avaliação Psicológica, atuando como um investigador utilizando técnicas, entrevistas e instrumentação adequada para o melhor entendimento de uma situação. Tem dúvidas? Me manda uma mensagem no whatsapp, podemos conversar.
Robson Pereira da Silva

One thought on “De 4 a 7 dicas para melhorar a concentração: conheça quais são

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *