5 doenças psicológicas que mais afetam pessoas ao redor do mundo

Atualmente, é comum relacionar as doenças psicológicas ao estilo de vida, preocupações constantes com relacionamentosvida profissionalestresse e estímulos constantes que recebemos. Ainda há muito preconceito com os diagnósticos e o assunto não é debatido abertamente, mas isso vem mudando.

É importante discutir essa questão e entendê-la melhor, pois essas doenças atingem mais pessoas do que você imagina. Conhecendo os sintomas mais comuns de cada transtorno e suas causas, será mais fácil procurar um profissional que possa oferecer ajuda, caso necessário.

Quer conhecer um pouco de algumas das doenças psicológicas que mais afetam pessoas ao redor do mundo? Confira algumas abaixo!

1. Transtorno de ansiedade

O transtorno de ansiedade é uma das psicopatologias mais frequentes, mas nem sempre é diagnosticada da maneira adequada. Isso ocorre porque sentimentos de angústia e agonia são comuns diante de situações de incerteza ou estresse. No entanto, o transtorno em si ocorre quando essa situação gera um comprometimento funcional na vida do indivíduo.

Uma de suas manifestações é o transtorno ansioso social ou sociofobia, que é uma síndrome que se caracteriza por tensão e manifestações de desconforto desencadeadas pelo contato com outras pessoas ou participação em atividades sociais. A ajuda de um psicólogo é fundamental para aliviar o quadro.

2. Depressão clínica

A depressão clínica ou transtorno de depressão unipolar é outra das doenças psicológicas mais comuns. Ela ocorre quando há um sentimento de tristeza profunda, persistente e desproporcional aos acontecimentos, por um grande período de tempo. Os sintomas mais comuns são o sentimento de vazio, perda de autoestima e falta de esperança.

Geralmente, é uma patologia com fatores importantes da química cerebral, ocasionada pela redução de determinados neurotransmissores associados à sensação de bem-estar e confiança. O tratamento envolve medicações especificas e deve ser complementado com o auxílio de um profissional.

3. Anorexia nervosa

A anorexia nervosa é outra doença psicológica, que se enquadra como um transtorno alimentar importante, na qual o indivíduo persegue incessantemente uma magreza exagerada. Essa busca implacável envolve diversas estratégias, como dietas ou exercícios excessivos, e o medo de engordar continua mesmo que esteja consideravelmente abaixo do peso.

A incidência é muito maior em mulheres adolescentes e adultas jovens, especialmente pela influência midiática no padrão de beleza feminino. Essa psicopatologia apresenta diversos riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição, e é essencial procurar orientação psicológica o quanto antes.

4. Transtorno Obsessivo Compulsivo

O transtorno obsessivo compulsivo, também chamado de TOC, é uma patologia na qual o indivíduo apresenta obsessão e compulsão em determinadas situações. A doença leva o portador a ter comportamentos considerados ridículos ou absurdos até mesmo para ele, mas ainda assim não consegue evitá-los.

Em geral são rituais, ações repetitivas e persistentes. A pessoa acaba sendo dominada por pensamentos desagradáveis, incapacitantes e até violentos caso não as realize. A orientação psicológica é fundamental para diagnosticar adequadamente e oferecer alternativas ao paciente.

5. Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é uma doença psicológica que pode ser caracterizada pela alternância de episódios de depressão com outros de euforia e exaltação (também chamados de mania). Entre eles, é comum que haja um período variável de normalidade. Não deve se confundir com os “altos e baixos” de pessoas comuns: as crises do paciente bipolar são mais extremas e duradouras.

O tratamento envolve o uso de antidepressivos e estabilizadores de humor com um controle muito rígido dos seus efeitos, combinado com a orientação psicológica.

Como podemos ver, o acompanhamento profissional é essencial para o tratamento das doenças psicológicas. Mesmo que você não tenha nenhuma doença psicológica, um aconselhamento psicológico pode ser útil para você e reduzir suas dúvidas, estresses ou ansiedades e alcançar o  equilíbrio.

Conheça o Portal Psicologia Viva – Orientação psicológica online com psicólogos de todo Brasil –www.psicologiaviva.com.br

Gostou do conteúdo desse artigo ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Botão direcionando os leitores para o download de um ebook

"5 doenças psicológicas que mais afetam pessoas ao redor do mundo", 5 out of 5 based on 1 ratings.

12 thoughts on “5 doenças psicológicas que mais afetam pessoas ao redor do mundo

1. Olá Adrieny, o tratamento vai depender do nível de desenvolvimento da doença, em alguns casos apenas o acompanhamento psicológico é suficiente, em outros é necessário também o uso de medicamentos. Porém é sempre importante conversar com um profissional para um diagnóstico mais preciso.

1. Tenho um parente com problemas psicológicos
    Ele só vive no quarto escuro
    Só sair para se alimentar quando não tem ninguém em casa
    Não sai pra canto nenhum
    Ele tem Raiva da família porque ele diz que todo mundo fala mau dele joga as pessoas começaram trabalho ele diz que fica zombando dele ninguém aqui em pode conversar que ele pensa que está faltando mau dele o que citei aí encima.. já tentou suicídio diz que ouvi voz mandando se matar
    Que doença vc acha que ele tem
    Agente já tentou falar com ele pra ele se cuida mas ele não quer de jeito nenhum ninguém consegue falar com ele porque ele não deixa a pessoa falar .. situação complicada.