Mulher em destaque de seus colegas demonstrando ter o emprego dos sonhos

Saiba como conquistar seu emprego dos sonhos

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, a busca pelo emprego dos sonhos é uma tarefa desafiadora, seja ele qual for. Pode ser um cargo de responsabilidade em uma grande multinacional, uma carreira bem sucedida como artista ou autônomo, ou até alternativas menos óbvias, como o caso do funcionário chinês que foi contratado para cuidar e brincar com ursos panda.

Mas antes de descobrir qual é o seu emprego dos sonhos, é importante que você mantenha o foco nos seus objetivos e trabalhe para alcançar suas metas. Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas de como conquistar o emprego dos sonhos.

Planeje os seus passos

Uma carreira profissional bem sucedida tem tudo a ver com planejamento e organização. Sendo assim, trace um plano para o seu futuro, considerando as etapas que você deve percorrer até alcançar os seus objetivos.

Procure investir o seu tempo em atividades que sejam um diferencial em relação aos outros profissionais e descubra quais são as habilidades e os conhecimentos necessários para crescer profissionalmente. Entenda que a busca pelo emprego dos sonhos é uma ocupação, e que vale a pena investir todo o seu know-how nos próximos passos, planejando suas decisões e fazendo por merecer o reconhecimento e as conquistas que, com certeza, virão.

Foque na realidade

É importante perceber que não existe perfeição, nem mesmo quando o assunto é o emprego dos sonhos. Então, tenha em mente os requisitos básicos que uma empresa deve ter para você aceitar uma proposta de emprego. Saiba quais são os valores e as condições que você não abre mão e quais são as organizações que atendem a esses requisitos.

E o mais importante de tudo: restrinja sua busca a essas instituições. Evite perder tempo com possíveis empregadores que só vão atrasar os seus planos de carreira.

Pratique o autoconhecimento

Antes de convencer o seu futuro empregador de que você é o candidato ideal para a vaga, é preciso que você entenda quais são os seus pontos fortes, os seus diferenciais e de que forma você pode se tornar uma aquisição vantajosa e até mesmo indispensável para a empresa.

O autoconhecimento é uma ferramenta estratégica na busca pelo emprego dos sonhos, pois é a partir dele que você se posiciona de maneira adequada em uma entrevista ou em uma reunião decisiva.

Reinvente-se

Não adianta nada procurar um emprego, atualizar o currículo e dispará-lo sem critério por aí. Aprenda com os feedbacks recebidos, entenda onde você pode e deve melhorar e descubra, a partir dos eventuais “nãos”, o que você precisa aprimorar para se tornar a escolha de uma organização.

Faça do processo de busca pelo emprego ideal um fator de desenvolvimento profissional e pessoal. Não se deixe estagnar!

Cuide do seu networking

Uma boa rede de contatos é um passo essencial na busca pelo emprego dos sonhos. De acordo com um estudo da consultoria organizacional Right Management, especializada em gestão de talentos e carreira, mais de 70% das contratações no mercado atual são feitas por meio de indicações.

Sendo assim, converse com profissionais da sua área (e de outras também) e troque experiências. Cuide bem das suas relações interpessoais, esteja sempre disposto a oferecer ajuda e demonstre interesse pelo trabalho do outro. Dessa forma, você pode acabar sendo recompensado com uma indicação.

A busca pelo emprego dos sonhos pode ficar muito mais fácil quando bem planejada. É importante definir bem o seu objetivo e se esforçar para obter resultados coerentes. E você, o que tem feito para conquistar o seu sonho? Gostaria de ter uma orientação psicológica para te ajudar a traçar seu perfil e suas metas?

 

Como a mudança de postura ajudar a alavancar sua carreira

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

4 thoughts on “Saiba como conquistar seu emprego dos sonhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *