estresse

Conheça as principais causas do estresse e saiba como minimizá-las

O estresse é um dos males do mundo moderno e todos nós já nos sentimos estressados ao menos uma vez na vida. As consequências são bastante sérias, uma vez que situações estressantes nos levam a agir por impulso, desequilibrando as relações pessoais e profissionais.

Ansiedade e depressão são doenças relacionadas ao estresse, podendo levar o indivíduo a encerrar uma carreira promissora ou terminar um relacionamento que tinha tudo para ser perfeito.

Identificar os gatilhos para diminuir os seus impactos é fundamental para uma vida mais saudável e feliz. Confira agora as três causas mais comuns do estresse e aprenda como a se prevenir dos seus impactos negativos. Saiba mais!

Motivos do estresse e como evitá-los

Falta de tempo para o lazer

Pessoas que dedicam tempo demais ao trabalho ou aos estudos e não conseguem se organizar para ter momentos de lazer podem ter problemas com o estresse. Muitas vezes, sentem-se desmotivadas para organizar o próprio tempo e assim proporcionar um descanso ao corpo e à mente, ficando sobrecarregados. A falta de dinheiro também costuma ser um empecilho nessas horas.

O ideal é não desanimar, procurar por atividades de acordo com o seu poder aquisitivo, tirar o pé do acelerador e deixar uma horinha livre no dia ou na semana para programas como um passeio, ir ao cinema ou a um restaurante. Se mesmo assim for muito difícil para você se organizar, faça uso de uma agenda e não sabote os compromissos consigo mesmo!

Pressão no trabalho

Não tem jeito, o trabalho costuma ser o ambiente crucial nos gatilhos de estresse de uma pessoa e leva muitos indivíduos a interromper suas carreiras para se tratar. Metas, prazos e a competitividade podem criar uma atmosfera bastante tensa e nem todos conseguem lidar com isso numa boa.

Felizmente, é possível tomar algumas atitudes para desafogar os sentimentos. Ser transparente com os gestores no caso de se sentir sobrecarregado e adotar um cronograma para que as datas não saiam do controle são algumas atitudes que tornam a rotina profissional mais tranquila.

Preocupação constante

A preocupação é algo normal do ser humano, mas pode ultrapassar limites quando não leva a lugar algum e assim se transformar em um sério problema de ansiedade. Quando saudável, ela serve para que o indivíduo tome atitudes conscientes e preventivas a respeito de algum aspecto de sua vida.

Um exemplo é a preocupação com o orçamento familiar, que leva as famílias a economizarem em pequenas atitudes do dia a dia, cuidando para não deixar a torneira aberta na hora de escovar os dentes ou as luzes acesas sem necessidade. Ao perceber que esse sentimento vem de forma exagerada e sem muita utilidade, aja com cautela e responsabilidade, pois é hora de reconhecer que sua energia está sendo desperdiçada. Nesse momento, pode ser importante procurar a ajuda de um psicólogo, por exemplo.

Se mesmo com essas dicas você ainda passar por alguma situação de estresse, respire fundo, saia para beber uma água e contar até dez. É importante tentar se acalmar antes de tomar qualquer atitude precipitada.

Já tentou praticar essas ações, mas sentiu que não deu certo? Então conheça o espaço virtual de apoio psicológico, o Psicologia Viva. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a aliviar os sintomas de estresse. Esperamos por você!

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *