Mulher no escritório demonstrando felicidade no trabalho

É possível encontrar a felicidade no trabalho?

Acordar com o pé esquerdo de vez em quando é algo normal, se estressar no ambiente de trabalho também é inevitável em certas situações. Mas até que ponto isso afeta a sua felicidade no trabalho? Os momentos ruins estão se sobrepondo aos momentos de satisfação?

Se isso está acontecendo, é hora de reavaliar sua rotina e buscar formas de se sentir mais feliz no ambiente de trabalho. Quer saber como é possível fazer isso? Preparamos o artigo de hoje justamente para contar como. Então, continue acompanhando e confira!

Gostar do que faz é a chave para a felicidade no trabalho

Parece clichê, mas muita gente insiste em profissões com as quais não tem afinidade, separando totalmente o sentimento de satisfação pessoal do trabalho, como se houvesse essa divisão. Pois bem, não há. Se você se sente absolutamente insatisfeito com o caminho que sua carreira está seguindo, comece a considerar uma mudança radical.

Tenha em mente que não há passo a passo no mundo que vá transformar uma profissão com a qual você não se identifica na profissão dos seus sonhos, magicamente. Agora, se você gosta da sua profissão, mas estranhamente se sente infeliz, algo tem de mudar!

Contribuir para um bom clima organizacional

Você não se dá bem com um colega ou um grupo de colegas de trabalho? Respire fundo, esqueça o ego e considere a política da boa vizinhança. Hostilizar alguém no trabalho só porque não há afinidade pessoal é algo altamente prejudicial.

Com o tempo você aprende a separar as coisas e se acostuma a ter boas relações com os colegas e com a liderança, se for esse o caso. Se tentar ser mais afável ainda não for o bastante, tenha uma conversa franca diretamente com a pessoa com quem você tem problemas.

Saber lidar com conflitos

Através das gerações, as pessoas são ensinadas a não errar nunca, pois isso é a pior coisa que pode acontecer no trabalho. Esse ensinamento deveria ser abolido da nossa cultura. Em vez de pensar em evitar o erro a qualquer custo, procure enxergar o erro como parte da vida.

O que faz a diferença não é não errar nunca, mas saber como lidar com as falhas cometidas. Aprenda a lidar com conflitos em vez de se sentir culpado por errar. Além de menos estressado, você vai perceber que dá para evoluir muito com essa mudança de pensamento.

Certificar-se de que a vida está bem em outros aspectos

Aquele conselho que diz “Deixe os problemas de casa fora do ambiente de trabalho”, na verdade, não é lá muito simples de praticar, não é mesmo? Muito dificilmente, quem tem um grande problema em outro aspecto da vida se sentirá plenamente feliz no trabalho. Isso acontece porque não somos máquinas e não funcionamos por “departamentos”. Temos a tendência de transferir os sentimentos de uma esfera da vida para outra e isso acaba por nos confundir. Portanto, se nada do que você fizer ajudar a ser mais feliz no trabalho, analise se está tudo certo na sua vida pessoal!

E você, se sente feliz no ambiente de trabalho? O que acha ser preciso para chegar à felicidade plena? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

Como a mudança de postura ajudar a alavancar sua carreira

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

2 thoughts on “É possível encontrar a felicidade no trabalho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *