Como a gamificação influencia no desenvolvimento das habilidades sociais

Um dos grandes desafios que o gestor de RH tem em sua carreira é treinar os profissionais para que eles aperfeiçoem, além das técnicas de trabalho, suas habilidades sociais e, com isso, elevar a positividade do clima organizacional e reter seus melhores talentos.

A área de treinamento e desenvolvimento vem se atualizando constantemente, de forma que o engajamento dos colaboradores seja cada vez maior e os resultados mais eficientes. Utilizar a gamificação transforma o aprendizado em momentos de prazer e diversão, ensinando de forma leve as mudanças que deseja aplicar na empresa.

No texto a seguir, vamos mostrar como a gamificação pode desenvolver as habilidades sociais da empresa e ajudar na motivação, engajamento e retenção dos talentos. Confira!

O que é gamificação?

É a utilização de jogos — virtuais ou não — com o intuito de capacitar e desenvolver os profissionais para as mais diversas situações da rotina corporativa ou interpessoal.

O que são as habilidades sociais?

É a capacidade que o indivíduo precisa ter para expressar de forma adequada suas atitudes, sentimentos, opiniões e desejos. Sem que essas expressões atinjam inadequadamente as pessoas que recebem a informação.

Colaboradores com alto nível de habilidades sociais conseguem distinguir indivíduos e locais, dessa forma atuam de acordo com a situação, evitando conflitos e constrangimentos.

As habilidades sociais são apresentadas a partir das seguintes qualidades:

  • assertivas: pessoas equilibradas, que reconhecem seus erros e sabem lidar com críticas;
  • comunicativas: pessoas que sabem iniciar e manter diálogos e elogiar com sinceridade;
  • empáticas: pessoas com a capacidade de se colocarem no lugar do outro;
  • sentimento positivo: pessoas solidárias que constroem vínculos de amizade;
  • civilidade: pessoas educadas, elas sabem agradecer, se apresentar e se despedir;
  • trabalho: pessoas que sabem falar em público, com facilidade para solucionar problemas, tomar decisões e gerenciar equipes.

Essas habilidades podem ser treinadas e melhoradas, basta a utilização da ferramenta correta para que os resultados sejam efetivos.

Como a gamificação pode desenvolver as habilidades sociais?

A gamificação é capaz de expandir as competências dos colaboradores em aspectos essenciais para seu desempenho profissional. Entendê-los vai ajudar na elaboração da metodologia.

Interatividade

Com jogos que incentivam a tomada de decisões em conjunto, os jogadores vão aprender a ouvir a opinião uns dos outros e decidir em conjunto a melhor alternativa para a solução do problema.

O resultado são profissionais abertos ao diálogo, que sabem ouvir seus pares com senso crítico .

Criatividade

Os jogos que atraem mais admiradores são os que fornecem a oportunidade de o jogador finalizar uma fase e passar para outra com maior grau de dificuldade. Sem perceber, as pessoas são estimuladas em sua criatividade para ultrapassar as etapas com melhor desempenho.

A criatividade na vida profissional e pessoal é responsável por desenvolver soluções cada vez mais adequadas para quando as adversidades acontecerem.

Persistência

O profissional só passa de fase se concluir a que está no momento com êxito. Assim é na vida particular e no trabalho, por isso, a gamificação é importante para estimular a motivação e a persistência.

Formar pessoas determinadas, criativas e persistentes transforma times comuns em equipes engajadas e produtivas.

Competições saudáveis

Se todos os colaboradores de um mesmo setor serão desenvolvidos por meio da gamificação, automaticamente se sentirão estimulados em uma disputa saudável para quem se sairá melhor, pois receberão recompensas ao passar de fase.

Essas competições são importantes para que os profissionais busquem sempre a excelência na execução das tarefas e entendam que seu colega de trabalho faz parte do bom resultado, pois, onde erra um, todos erram.

As habilidades sociais são importantes para que as pessoas compreendam a importância de conviver em equipe, em sociedade, respeitando uns aos outros, desenvolvendo atitudes construtivas, capazes de transformar, motivar e engajar equipes, além de favorecer o clima organizacional e a retenção de talentos.

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