identificar ansiedade

Ansiedade: como eu posso identificar minha ansiedade?

Ansiedade x transtorno de ansiedade

Você pode ter ansiedade, que pode ser saudável ou pode ter um transtorno de ansiedade. São coisas parecidas, mas diferentes..rs

A ansiedade

A ansiedade é um processo natural do organismo, e ter esse sentimento é bom. Ela nos força a ficar atentos aos perigos, a nos preparar para situações desafiadoras e até nos impulsiona a ter coisas melhores.

Sentimos um frio na barriga quando temos medo de uma coisa ruim acontecer. Esse frio na barriga é uma das muitas reações físicas que acontecem no nosso organismo por um instinto de sobrevivência.

Imagina que você está andando na rua e de repente aparece um tigre na sua frente. Em milésimos de segundos o seu corpo já reage e te prepara para enfrentar o tigre ou correr (sensação de luta ou fuga).

É aí que percebemos a ansiedade, sentimos as sensações provocadas no organismo enquanto ele se prepara para a situação. Isto inclui liberação de substâncias que vão acelerar seus batimentos cardíacos, sua respiração, vai diminuir consideravelmente a concentração de sangue do sistema digestório, encaminhando mais sangue para os membros superiores e inferiores, entre outros acontecimentos no seu corpo.

Os sintomas mais comuns de ansiedade são: frio na barriga, palpitação no coração, tremor, aperto no peito, falta de ar ou respiração ofegante, dor de barriga, medo, pensamentos acelerados, pensamentos negativos e dificuldade de concentração.

Não costumamos encontrar com tigres por aí. Ainda bem… uffa.. rsrs, mas no nosso dia a dia vivenciamos algumas situações que nos provoca ameaça de uma forma geral e então, gera ansiedade.

Por exemplo, um processo seletivo, prova para tirar carteira de motorista, nascimento de um filho, uma viagem, um primeiro encontro, conhecer a sogra… rs.

O transtorno de ansiedade

Apesar dessas situações nos deixar ansiosos, dá para lidar com elas, né? Agora imagina que mesmo sem nenhuma possibilidade de aparecer um tigre por perto você começasse a sentir os sintomas de ansiedade.

É possível que haja algum desajuste no organismo fazendo com que os sintomas apareçam mesmo quando não existe algo que os provoque. Ou que, mesmo diante de um evento, o nível de ansiedade gerado seja maior ou mais frequente do que o considerado saudável, chegando a atrapalhar alguma atividade sua, como o trabalho, o apetite, o sono, etc. Se isso ocorre, comece a suspeitar de que não está tudo ok com a sua ansiedade.

O diagnóstico

Existem critérios estabelecidos para confirmar o diagnóstico que é feito por um médico psiquiatra. Se ainda está em dúvida se o que sente é ansiedade mesmo, ou sobre qual é o nível dela, converse com um médico, ele pode te ajudar a entender o que está acontecendo.

Como tratar?

Dependendo do diagnóstico realizado o tratamento pode ser com acompanhamento do psiquiatra que vai ministrar o uso de medicamento durante um período, enquanto seu organismo vai “aprendendo a liberar as substâncias certas na hora certa”, e/ou com acompanhamento de um psicólogo, para que você se conheça mais e aprenda a lidar com situações diversas, administrando pensamentos e sentimentos envolvidos.

Isabele Lucchesi

Isabele Lucchesi

Oi. Sou Isabele e tenho a maior satisfação em ajudar as pessoas a se desenvolverem. A encontrarem o prazer em ser elas mesmas e a superarem seus próprios desafios. Atendo numa abordagem da Psicologia que tem como foco trabalhar os pensamentos e comportamentos. Vamos bater um papo para você me conhecer e saber se eu sou a melhor profissional para te ajudar? Atendimento a adultos.
Isabele Lucchesi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *