Conheça os principais indicadores de RH

Indicadores de RH: 4 métricas de desempenho essenciais para o setor

Para ter uma gestão eficiente, o setor de RH — assim como as demais áreas da empresa — precisa atuar de forma estratégica. Isso inclui a demonstração e comprovação de resultados que, de forma avançada, podem ser feitas por meio dos indicadores de RH.

Essas métricas são formas de identificar se os processos da área estão sendo bem-sucedidos, descrevendo uma situação atual para, então, traçar as próximas condutas. Os índices permitem a identificação de problemas e desvios que precisam ser corrigidos e, portanto, facilitam a tomada de decisão do gestor.

Quer saber mais sobre as principais métricas de desempenho para o setor de RH? Listamos abaixo 4 exemplos de indicadores essenciais para o departamento. Continue a leitura!

1. Absenteísmo

Um dos indicadores mais importantes da área de RH, o índice de absenteísmo é capaz de mostrar quantas horas de trabalho estão sendo desperdiçadas em razão de atrasos, saídas e faltas — justificadas ou não — dos funcionários.

Por meio desse índice busca-se compreender quais os motivos dessas faltas ou atrasos, que podem estar relacionados às condições de trabalho oferecidas pela empresa ou a problemas pessoais do funcionário, por exemplo.

Veja como calcular:

absenteísmo (%) = total de horas não trabalhadas / total de horas trabalhadas x 100.

2. Rotatividade

Também chamado de turnover, esse índice revela a quantidade de colaboradores que deixaram a empresa em um determinado período, indicando sua capacidade de retenção de talentos.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), intitulada “rotatividade no mercado de trabalho“, 3 em cada 10 trabalhadores dizem atuar na mesma área por, no máximo, 2 anos.

Controlar esse índice, portanto, é um desafio para as empresas brasileiras.

Veja como calcular:

rotatividade (%) = número de funcionários que deixaram a empresa / total de funcionários x 100.

3. Retorno sobre o investimento em treinamentos (ROI)

O ROI é um indicador importante para todas as áreas da empresa e, na área de RH, é utilizado para medir o retorno em treinamentos.

Esse índice permite mensurar os ganhos gerados por um novo treinamento aplicado a um grupo de trabalhadores. Não há um número padrão para que o ROI seja considerado satisfatório, mas sabe-se que, quanto maior o índice, melhor.

Aprenda a calcular:

ROI (%) = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial x 100.

4. Satisfação dos colaboradores

Fatores subjetivos, como a satisfação dos colaboradores, têm papel importante nos resultados e têm recebido cada vez mais atenção por parte das organizações.



Esse indicador pode ser obtido mediante a coleta de opiniões entre os próprios funcionários, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas que visam mensurar os índices de contentamento e lealdade à empresa.

Podem ser avaliados fatores como salário, benefícios, jornadas, infraestrutura, políticas internas, entre outros.

Cada vez mais as empresas têm adotado ferramentas para conquistar uma gestão mais eficaz de seu capital humano. Dentro dessa postura, a definição de metas e a monitoração do progresso por meio dos indicadores de RH são fundamentais.

Gestores que baseiam sua atuação em números e dados concretos conseguem tomar decisões mais certeiras e tornam sua atuação mais estratégica e eficiente.

Este post ajudou no entendimento da importância dos indicadores de RH? Então continue o aprendizado! Assine a nossa Newsletter e receba mais conteúdos como este!

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