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Trabalhando a inteligência emocional: a habilidade mais buscada pelas empresas!

O termo “inteligência emocional” ficou conhecido ao redor do mundo quando o psicólogo e escritor americano Daniel Goleman lançou, em 1986, o livro Inteligência Emocional.

Em seu livro, Goleman explica que não há diferenças genéticas entre os vitoriosos e os fracassados. Todos os indivíduos são capazes, portanto, de desenvolver a inteligência emocional!

O que é a Inteligência Emocional?

  • De acordo com o psicólogo, a Inteligência Emocional é a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”

Em outras palavras, Inteligência Emocional é a capacidade que temos de identificar, compreender, administrar e usar as emoções positivamente!

Quando deixamos que as emoções tomem conta, somos induzidos ao erro e a atritos desnecessários.

A Inteligência Emocional atua como uma forma consciente de canalizar a emoção para amenizar as tensões e a superar obstáculos no ambiente de trabalho. Além disso, permite que a comunicação com os colaboradores se torne mais eficiente e clara!

Sinais da inteligência emocional

Confira abaixo alguns sinais que mostram se uma pessoa tem ou não inteligência emocional:

Sinais de quem tem Inteligência Emocional

  1. A pessoa está satisfeita com seu desempenho e resultados que trouxe à empresa, sem se importar se recebeu ou não elogios por realizar o seu trabalho competentemente.
  2. Reconhecimento de suas limitações. O profissional com Inteligência Emocional é focado em seu trabalho e no cumprimento de prazos. Porém, reconhece quando fez o possível e, mesmo assim, não conseguiu cumprir uma meta.
  3. Apresenta soluções. Todos estamos sujeitos a nos deparar com problemas durante o dia de trabalho. No entanto, quando isso acontece com uma pessoa que tem Inteligência Emocional, sua primeira atitude é tentar apontar soluções, em vez de se juntar ao time dos que só se queixam das situações.
  4. Lida bem com situações de pressão no trabalho. Mesmo quando surgem adversidades ou a pessoa está lidando com uma situação de alto estresse, ela possui a habilidade de perceber quais são os pontos que causam o estresse e administrar a maneira como lida com eles, evitando, assim, ser dominada por essa energia ou tomar decisões baseadas em uma emoção passageira.
  5. Comunica-se de acordo com o ouvinte. A pessoa com Inteligência Emocional reconhece e sabe que, mesmo que uma mensagem seja passada da mesma maneira para cada membro de um grupo de pessoas, cada membro receberá e entenderá de um jeito diferente, por isso busca identificar a melhor maneira de comunicar-se com cada pessoa.

Sinais de quem não tem Inteligência Emocional

  1. A pessoa que não possui Inteligência Emocional só se sente satisfeita com um trabalho quando recebe elogios de outros. Isso demonstra o quanto é inseguro.
  2. Culpa a si mesmo e aos outros. A cada projeto que não se concretiza de maneira satisfatória, o profissional sem Inteligência Emocional distribui culpas, inclusive a ele mesmo por não ter feito tudo sozinho.
  3. Toda vez que se depara com um problema, esse profissional busca um culpado para ficar reclamando. Dificilmente aponta soluções.
  4. Em situações de pressão, ou que despertam fortes emoções pessoais, deixa-se levar por essas emoções e toma atitudes e decisões precipitadas.
  5. Tem dificuldade de comunicar-se com diferentes grupos de pessoas, pois não consegue compreender as limitações e diversidades do outro.

Como desenvolver a Inteligência Emocional

O desenvolvimento da Inteligência Emocional está intimamente ligado aos seguintes fatores:

  • Autoconhecimento: quanto mais a pessoa se conhece, mais consegue desenvolver a Inteligência Emocional, pois conhece os seus limites.
  • Autocontrole: esse profissional sabe que as suas emoções não o definem.
  • Empatia: aprender a colocar-se no lugar do outro.
  • Sociabilidade: a Inteligência Emocional está na capacidade de conhecer suas emoções e as emoções do outro.

A Inteligência Emocional é o que vai permitir que você se torne um profissional mais eficiente e mais feliz!

 

Fonte: Oitchau – Controle de Ponto

Oitchau

Com sede em São Paulo, foi criado em 2016 com a missão de ajudar, de pequenas e grandes empresas à órgãos governamentais, na redução de custos com gestão de horas e processamento de folha de pagamento.
Oitchau

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