8 dicas para desenvolver Inteligência Emocional

8 dicas para desenvolver inteligência emocional

Para ser bem-sucedido acadêmica e profissionalmente, faz-se necessária uma boa dose de dedicação, esforço e disciplina, e disso, a maioria das pessoas sabe. O que muitos ignoram é o fato de que desenvolver inteligência emocional (IE) auxilia não só nesses processos intelectuais, mas em todos os âmbitos da vida.

Saber como agir em momentos de dificuldade e melhorar os relacionamentos interpessoais depende de como gerencia-se os pensamentos, sentimentos e atitudes. Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da nossa existência. Contudo, é preciso adquirir conhecimentos específicos sobre si e sobre os outros à sua volta.

Por isso, trazemos para você algumas dicas de como desenvolver inteligência emocional para alcançar o equilíbrio entre a razão e a emoção, mantendo as relações mais saudáveis e visando ao seu crescimento. Acompanhe!

O que é a inteligência emocional?

Inteligência emocional é um conceito na psicologia que caracteriza o indivíduo capaz de identificar seus sentimentos e emoções com mais facilidade. O termo foi difundido com mais ênfase pelo psicólogo americano Daniel Goleman, autor de livro homônimo.

Lidar com pessoas e suas emoções, assim como compreender os próprios sentimentos, é possível por meio do desenvolvimento de habilidades. Diferentemente do Q.I., a inteligência emocional não se trata de conhecimentos de cunho intelectual e científico, mas de saber como reconhecer e lidar com sentimentos e emoções, visando ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Essa habilidade, quando bem trabalhada, favorece o bom relacionamento com as demais pessoas, permitindo entendimento nas relações pessoais e a melhor interação e comunicação no trabalho, possibilitando vantagens nesses dois setores.

Além disso, a IE influencia, de forma positiva, na saúde física e mental, pois previne transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, bem como distúrbios psicossomáticos.

A ciência já comprovou que doenças, como câncer, diabetes, problemas cardíacos etc. podem ter relação com sentimentos não trabalhados corretamente pelo paciente. Um outro exemplo disso é o herpes labial, cujo surgimento é comum em algumas pessoas que passam por momentos de estresse.

Pessoas que conseguem desenvolver inteligência emocional são cada vez mais valorizadas, pois reconhecer suas próprias limitações e trabalhar para ser indulgente com as falhas dos outros são capacidades acessíveis apenas àqueles que estão em permanente estado de vigilância em favor da busca por excelência.

Como ter IE?

No trabalho, na escola, na faculdade, em casa ou em qualquer ambiente, precisamos lidar frequentemente com as pessoas, suas culturas, suas formas de pensar, suas atitudes etc. Além disso, precisamos gerenciar a nós mesmos e às cobranças internas e externas.

A inteligência emocional pode ser desenvolvida em todas essas situações, ou seja, em todas as áreas da nossa vida. No entanto, para descobrir como fazer isso, é preciso tomar consciência de si e vigiar-se para lidar com as adversidades da melhor maneira possível.

Abaixo, listamos algumas técnicas que podem ajudar a desenvolver a IE. Acompanhe!

1. Observe e analise seu próprio comportamento

Para explorar seu próprio comportamento, é preciso avaliar-se duplamente: em alguns momentos, a observação deverá ocorrer quando as situações se colocarem diante de si, independentemente de serem boas ou ruins. Deve-se observar quais as reações da mente e do corpo e quais sensações e pensamentos foram instigados.

Em um segundo momento, a análise deverá ocorrer após a chegada dos sentimentos, sejam eles positivos, sejam eles negativos. Pode-se tentar descobrir o que desencadeou tais reações físicas e mentais.

A IE está na análise das atitudes e das sensações e está no entendimento de como elas impactam o cotidiano e as relações. Isso proporciona uma mudança quando há a percepção de que os resultados foram negativos.

2. Domine as suas emoções

Existem pessoas com o comportamento mais enérgico e outras que são mais tranquilas. Entretanto, ninguém está livre de cometer atos precipitados, no calor do momento.

Agir sem pensar é natural do ser humano, pois, desde os tempos primórdios, isso serve como forma de defesa. O cérebro humano precisa se adaptar à sua nova realidade evolutiva e reconhecer que ter atitudes impetuosas pode gerar desconforto nas relações, e pior, consequências difíceis de serem contornadas.

A impulsividade não é uma boa aliada na maioria das situações. Portanto, o ideal é dominar os impulsos e as emoções antes de tomar decisões ou dizer alguma coisa; tentar recobrar a calma e a razão em vez de simplesmente deixar o instinto atuar.

Exercícios de respiração podem ajudar nesse processo, bem como a meditação e a prática regular de atividades físicas, como caminhadas, corrida, pilates, entre outras. Manter o autocontrole é uma virtude que garante a contenção de excessos. Todavia, é importante lembrar que o objetivo deve ser o equilíbrio e não a supressão das emoções.

3. Aprenda a lidar com as emoções negativas

Para que o bem-estar próprio seja garantido, é necessário manter as emoções que nos afligem sob controle. Quando elas nos acometem de forma intensa e permanecem em nós por um longo tempo, acabam com a nossa estabilidade. A IE é uma ferramenta poderosa que nos apresenta um ponto de vista mais equilibrado sobre a vida, proporcionando uma autorregulação dos nossos sentimentos.

O fato é que não temos apenas bons momentos e bons sentimentos. Porém, quando as emoções negativas (raiva, medo, insegurança, tristeza) acontecem, é preciso dominá-las e não permitir que nos controlem. Nesse ponto, quando há maiores dificuldades, a intervenção de um bom profissional da psicologia pode ajudar.

4. Aumente sua autoconfiança

Saber o que quer, aonde quer chegar e alcançar esse objetivo nem sempre é fácil. Para isso, é necessário reconhecer seus pontos fracos e fortes e trabalhar para modificá-los ou aprimorá-los. E esse desafio só pode ser vencido por meio da autoconfiança.

O cérebro humano é dotado de uma potencialidade enorme, a questão é que a maioria das pessoas não tem consciência disso e desacredita de si mesma ao enfrentar obstáculos que julga intransponíveis.

Por isso, acreditar no seu potencial e em suas habilidades fortalece a ideia de que se tem a capacidade necessária para gerenciar os momentos de crise e superar as dificuldades.

Muitos estudiosos e profissionais de sucesso já comprovaram que acreditar em si e ressaltar suas qualidades e seus talentos funciona como um combustível para alavancar carreiras e melhorar a qualidade de vida.

5. Aprenda a lidar com a pressão

O estilo de vida atual exige muito dos indivíduos. São várias questões para lidar no dia a dia e, não raro, todas pedem soluções rápidas. A pressão pode ser externa, vinda de chefes ou pessoas a quem devemos prestar contas, ou pode ser interna, pois nós mesmos acabamos por nos cobrar resultados.

Contudo, devemos aprender a priorizar o que é mais importante para não sucumbir às exigências e deixar que a ansiedade domine a situação. Alguns mecanismos podem ser criados para gerenciar isso, por exemplo, fazer uma lista com os afazeres, elencando os mais e os menos urgentes.

Além disso, cuidar da saúde, ter momentos de lazer e respeitar seus limites são ações que podem auxiliar na aquisição de mais segurança, o que, consequentemente, facilitará no controle dos sentimentos negativos gerados pela pressão.

Quanto mais a inteligência emocional for aprimorada, mais confortável e seguro o indivíduo se sentirá para resolver seus problemas.

6. Não tenha medo de se expressar

Como já dissemos, não deixar a emoção dominar a situação não é o mesmo que não demonstrá-la. Expor o que se sente e expressar sua opinião é fundamental para que o equilíbrio seja mantido.

A IE está na maneira como o pensamento é racionalizado. E o mesmo vale para as emoções mais íntimas: é preciso falar sobre os sentimentos na relação e expressar o carinho, o amor e, até mesmo, a carência.

A fala é o caminho mais seguro para entender e trabalhar as impressões internas. Por meio do diálogo, esclarecemos os pontos de vista e debatemos sobre questões complexas para que possamos resolvê-las, não permitindo que fiquem obscuras caso não haja uma conversa sincera e madura.

7. Desenvolva o sentimento de empatia

Há algo em comum entre os maiores líderes do mundo: a empatia. Pessoas que ocupam tais postos e são bem-sucedidas nisso, geralmente, preocupam-se com suas equipes de forma genuína. Elas sabem seus nomes, suas histórias e são solidárias quando necessário.

Colocar-se no lugar do outro não é um ato praticado apenas por seres humanos, sequer é privilégio dos adultos. Pesquisas realizadas com animais (cachorros, chimpanzés etc.) e com crianças demostraram que eles também são dotados do sentimento de solidariedade.

Nada melhor para compreender o outro do que colocar-se na pele dele — isso ajuda a entender suas atitudes e a ser mais tolerante e compreensivo. Como resultado, haverá a constatação de que as pessoas ao seu redor têm necessidades, limitações e falhas, mas que também têm talentos e qualidades, assim como você. O respeito mútuo surgirá naturalmente como consequência desse exercício.

Segundo Goleman, o conhecimento de si mesmo alimenta a empatia, pois quanto mais somos conscientes acerca de nossos próprios sentimentos, mais conseguimos entender a emoção alheia.

8. Coloque em prática a resiliência

Situações difíceis podem acontecer a qualquer um. O que diferencia as pessoas é como elas reagem a tais eventos. A resiliência está em receber os impactos da vida e ter a capacidade de absorvê-los, mantendo-se firme e focado, aprendendo com os próprios erros e lidando, de maneira inteligente, com os fatos.

Ser resiliente implica administrar sentimentos mesmo quando o controle das situações está fora do seu alcance. É saber reconhecer as suas emoções e o efeito que elas causam na sua mente e no seu corpo. Assim, o indivíduo poderá canalizar seu potencial e aumentar o seu desenvolvimento.

Quais os benefícios do desenvolvimento pessoal por meio da IE?

O foco central da inteligência emocional é desenvolver a habilidade de potencializar cada emoção e redirecioná-la para que se atinja resultados positivos nos diversos âmbitos da vida.

A IE traz melhorias para os relacionamentos interpessoais, para as competências profissionais e aumenta a qualidade de vida. É uma abordagem que deveria ser ensinada nas escolas, pois, assim, educaríamos pessoas mais competentes, felizes e seguras. Isso porque a consciência emocional melhora a realidade pessoal e social.

Vejamos alguns exemplos disso a seguir.

Pensamento e raciocínio

A IE aumenta a clareza da mente e facilita na tomada de decisões, bem como no raciocínio. Ao administrar as emoções, o sujeito “abre” espaço em seu pensamento para que as ideias fluam de forma mais ordenada, possibilitando, assim, a resolução de problemas de forma mais objetiva.

Compreensão das emoções

Compreender as próprias emoções é o primeiro passo para adquirir a IE. Só assim podemos trabalhar do modo mais adequado com cada um dos nossos sentimentos. É preciso estar no controle, pois somente nós mesmos somos responsáveis por nossas emoções. E entendendo-as, temos domínio sobre nossas respostas e decisões, atitudes que resultam em um estado de espírito mais otimista e sereno.

Controle das emoções próprias e dos outros

Existe uma técnica para apaziguar ou evitar discussões muito difundida na psicologia e até no meio popular. Ela é bem simples e consiste em diminuir o tom de voz sempre que o interlocutor aumentar o dele. Outro método é simplesmente se calar diante de alguém visivelmente nervoso. Por mais que possam parecer técnicas simples, é preciso muito controle emocional para colocá-las em prática.

A IE permite a utilização de competências sociais, o que produz habilidade de interação com outras pessoas e a capacidade de gerir as emoções dessas. Esses fatores são os pilares que sustentam a popularidade, a liderança e a eficácia interpessoal.

Autoconhecimento

No entanto, nada do que dissemos neste texto poderá ser realizado se não houver o autoconhecimento. Para ter IE, é necessário ter entendimento sobre o que se está sentindo. Saber reconhecer suas capacidades e também os seus limites.

Quando existe consciência das próprias habilidades e competências, se é capaz de traçar metas e objetivos e transformar sonhos em realidade. Conhecer sua essência é transformador e traz um entendimento maior das ferramentas que se tem para realizar o que deseja.

Desenvolver inteligência emocional é algo gradativo. Ela é maleável e pode ser modificada ao longo da vida. O cérebro pode ser treinado para ter comportamentos emocionalmente inteligentes e transformá-los em hábitos. No entanto, deve-se fazer isso com cautela, pois sentir emoções, e não neutralizá-las, é o que torna a nossa existência mais rica.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a IE, que tal fazer um teste para descobrir se você está com depressão e ansiedade? Vamos lá!

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18 thoughts on “8 dicas para desenvolver inteligência emocional

  1. Ótimo texto, dicas que certamente vou utilizar em meu dia a dia no trabalho e vida pessoal, estou realmente procurar ajuda profissional, pois as dicas que seguem acima eu me identifiquei. .

  2. Tenho capacidade de entender o outro, respeitar seus limites , tenho facilidade em ajudar o próximo em suas dificuldades porém não consigo me auto ajudar vivo em um abismo onde o medo e insegurança me cerca por todos os lados

  3. Estava precisando ler sobre esse tema, e pude perceber que preciso de ajuda para usar minha inteligência emocional, preciso saber lidar com o sentimento de incapacidade, e dificuldade de expor minhas opiniões.

  4. Olá, qual o tipo de método de terapia seria bom para isso?
    “vai te permitir desenvolver o seu potencial e conseguir lidar com as pessoas ao seu redor, mantendo relações mais saudáveis. “

    1. Ana Paula, todas as abordagens terapêuticas dão conta de te auxiliar com essa demanda, o que irá diferenciar se o tratamento será eficaz para você é se o psicólogo escolhido é um bom profissional. Caso queira conversar com um de nossos psicólogos da base, pois são profissionais amplamente capacitados para te ajudar da melhor forma possível, acesse o link: https://www.psicologiaviva.com.br. Nós do Psicologia Viva esperamos que tudo ocorra bem!

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