8 dicas para desenvolver inteligência emocional

Talvez algumas vezes você se sinta confuso com seus sentimentos e pode ser que não consiga decifrar o que as outras pessoas sentem. Lidar com as emoções pode ser complicado, porém, fica mais fácil quando desenvolvemos inteligência emocional para isso.

Lidar com pessoas e suas emoções, assim como compreender os próprios sentimentos, é possível através do desenvolvimento de habilidades. Diferentemente do Q.I., a inteligência emocional não se trata de conhecimentos de cunho intelectual e científico, mas de saber como reconhecer e lidar com sentimentos e emoções, visando o desenvolvimento pessoal e profissional.

Essa habilidade, quando bem trabalhada, favorece o bom relacionamento com as demais pessoas, permitindo entendimento nas relações pessoais e a melhor interação e comunicação no trabalho, possibilitando vantagens nesses dois setores.

Por isso, trazemos para você algumas dicas de como desenvolver a inteligência emocional para alcançar o equilíbrio entre a razão e a emoção, mantendo relações mais saudáveis e visando o seu crescimento.

1 – Observe e analise seu próprio comportamento

Esteja atento para sua própria reação frente às situações que vivencia. Analise a sua atitude e procure entender como ela impactou o seu dia e suas relações. Mude de atitude sempre que perceber que o resultado foi negativo.

2 – Domine as suas emoções

A impulsividade não é uma boa aliada para a maioria das situações. Então, procure dominar seus impulsos e emoções antes de tomar decisões ou dizer alguma coisa. Tente recobrar a calma e a razão antes de tudo. Exercícios de respiração podem ajudar nesse momento.

3 – Aprenda a lidar com as emoções negativas

Não temos apenas bons momentos e bons sentimentos, e quando as emoções negativas (raiva, medo, insegurança, tristeza) acontecem, é preciso dominá-las e não permitir que nos controlem.

4 – Aumente sua autoconfiança

Acredite em seu potencial e em suas habilidades. Acredite que você pode vencer obstáculos e que tem capacidade para superar as dificuldades e os momentos de crise. Faça isso ressaltando para si mesmo suas qualidades e talentos.

5 – Aprenda a lidar com a pressão

As cobranças surgem de todos os lados e constantemente, por isso, precisamos desenvolver a inteligência emocional e aprender a lidar com a pressão do dia a dia para não deixar que a emoção tome o controle. Tente manter a calma em cada situação e pensar racionalmente. Respire e controle a ansiedade para não deixar-se dominar pela emoção.

6 – Não tenha medo de se expressar

Não deixar a emoção te dominar não é o mesmo que não demonstrá-la. Você deve expor o que sente e expressar sua opinião, porém, deve colocar seu pensamento de maneira racional e equilibrada. O mesmo vale para as emoções mais íntimas. Fale sobre seu sentimento na relação e expresse o carinho, o amor e a até mesmo a carência.

7 – Desenvolva o sentimento de empatia

Nada melhor para compreender o outro do que colocar-se na pele dele. Sempre procure colocar-se no lugar do outro vivendo uma situação para conseguir entender suas atitudes. Inverter os papéis pode ajudar a ser mais tolerante e compreensivo.

8 – Exercite o respeito pelo próximo

Todos nós temos necessidades, limitações, direitos e deveres, por isso, é preciso reconhecer que temos falhas e qualidades para conseguirmos respeitar as falhas e reconhecer as qualidades dos outros. A inteligência emocional é caraterizada também pelo respeito às outras pessoas, pela solidariedade e a valorização dos talentos alheios.

Além de trabalhar sua inteligência emocional sozinho, você pode buscar pelo conselho de um profissional de psicologia, que vai lhe ajudar a compreender suas emoções e a lidar com elas. Isso vai te permitir desenvolver o seu potencial e conseguir lidar com as pessoas ao seu redor, mantendo relações mais saudáveis. Para garantir ainda mais harmonia no seu dia a dia, veja como identificar sinais de estresse e desacelerar o ritmo!

Botão direcionando os leitores para o download de um ebook

"8 dicas para desenvolver inteligência emocional", 5 out of 5 based on 1 ratings.
4.5
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

14 thoughts on “8 dicas para desenvolver inteligência emocional

  1. Ótimo texto, dicas que certamente vou utilizar em meu dia a dia no trabalho e vida pessoal, estou realmente procurar ajuda profissional, pois as dicas que seguem acima eu me identifiquei. .

  2. Tenho capacidade de entender o outro, respeitar seus limites , tenho facilidade em ajudar o próximo em suas dificuldades porém não consigo me auto ajudar vivo em um abismo onde o medo e insegurança me cerca por todos os lados

  3. Estava precisando ler sobre esse tema, e pude perceber que preciso de ajuda para usar minha inteligência emocional, preciso saber lidar com o sentimento de incapacidade, e dificuldade de expor minhas opiniões.

Deixe uma resposta