Liderança e gestão de pessoas: como o mapeamento de competências pode ajudar

pecinhas de jogos representando um grupo de pessoas e um líder

O que é ser líder?

Líder é aquela pessoa que possui uma capacidade de coordenar e influenciar pessoas. Um bom líder consegue usar essa capacidade para motivar as pessoas a usarem seus potenciais para alcançarem um objetivo comum.

Uma pessoa que possui um cargo de liderança em uma empresa ou organização deve trabalhar essas características em si mesma para desenvolvê-las ou ampliá-las. Em ambos os casos o mapeamento de competências pode ser um grande aliado, veja só:

Como o mapeamento de competências auxilia na liderança

O mapeamento de competências consiste em conhecer as competências que determinado líder possuí e quais as competências necessárias para alcançar determinado objetivo. Dessa forma a pessoa que exerce a liderança pode compreender o que deve manter e o que precisa desenvolver.

A partir do mapeamento, o líder poderá estabelecer um caminho mais consistente para alcançar novas competências que precisam estar presentes em sua liderança, manter as conquistas já obtidas pelas competências que possui e desenvolver características importantes para seu sucesso como líder.

O mapeamento de competências atende tanto a lideranças consolidadas, como a futuros líderes em ascensão. Ele fornece à empresa ou organização um ponto de reflexão e planejamento de ações voltadas a manutenção dos aspectos positivos, desenvolvimento de pontos que precisam ser melhorados. Além da promoção de mudanças daqueles perfis que sabotam a performance do líder e de reforços que podem ser os gatilhos de sucesso para os líderes.

Competências comportamentais

As competências comportamentais mais valorizadas e buscados no mercado hoje em dia são aquelas que trazem uma vantagem competitiva ao negócio das empresas. Para cada empresa um grupo de competências específico será o mais adequado. Entre elas temos:

  • Negociação
  • Comunicação
  • Equilíbrio emocional
  • Pensamento estratégico e sistêmico
  • Trabalho em equipe
  • Relacionamento interpessoal
  • Pensamento inovador e visão de futuro
  • Gestão do tempo
  • Liderança e poder de influencia
  • Empatia
  • Comprometimento
  • Espírito empreendedor
  • Ética
  • Resiliência
  • Flexibilidade/adaptabilidade
  • Competitividade
  • Assumir riscos calculados
  • Tomada de decisões
  • Senso de urgência
  • Foco no cliente
  • Determinação/autoconfiança
  • Foco no resultado
  • Solução de problemas

Conhecer e gerir tais competências em sua equipe de modo a otimizar os resultados pode ser um diferencial competitivo que refletirá na satisfação de seus clientes.

Além disso, o aspecto comportamental contribui para reduzir os desgastes naturais de relacionamento existentes no meio organizacional como insatisfações, conflitos e estresse.

Conhecendo os aspectos comportamentais é possível promover um equilíbrio entre os membros de um grupo, evitando que se torne competitivo demais por ser muito heterogêneo, ou acomodado e pouco criativo por ser muito homogêneo.

O mapeamento e a gestão das competências podem ser usados como aliados de grande eficiência para convergir os interesses para o bem comum. O Psicologia Viva através do programa Psicologia Viva Empresarial oferece serviços de mapeamento e desenvolvimento de competências para os funcionários de organizações parceiras.

 

Referências

Arbache , A.P., Tsuda, C.P., Arbache, F.S., Lana, V.J.P. (2016) Manual do aplicador Get Songs. São Paulo: Casa do psicólogo.

Bispo, Patrícia (2011) Competências Comportamentais: ganhos para empresas e colaboradores.

Marques, J.R (2016) Competências comportamentais mais valorizadas.

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Luciene Bandeira Rodrigues de Melo

Luciene Bandeira Rodrigues de Melo

Psicóloga com formação em Terapia Cognitivo Comportamental, mestre em Psicologia do desenvolvimento humano e processos sócio-educativos.
Pós graduada em Psicologia (Interfaces entre educação e saúde) e Gestão estratégica de Recursos Humanos.
Ampla experiência clínica.
Experiência em consultoria de recursos humanos junto a empresas.
Experiência docente em Psicologia.
Atendimento de adultos.
Responsável Técnica no Portal Psicologia Viva.
Recomendações de pacientes em: http://www.doctoralia.com.br/medico/rodrigues+de+melo+luciene+bandeira-12814605
Luciene Bandeira Rodrigues de Melo

Luciene Bandeira Rodrigues de Melo

Psicóloga com formação em Terapia Cognitivo Comportamental, mestre em Psicologia do desenvolvimento humano e processos sócio-educativos. Pós graduada em Psicologia (Interfaces entre educação e saúde) e Gestão estratégica de Recursos Humanos. Ampla experiência clínica. Experiência em consultoria de recursos humanos junto a empresas. Experiência docente em Psicologia. Atendimento de adultos. Responsável Técnica no Portal Psicologia Viva. Recomendações de pacientes em: http://www.doctoralia.com.br/medico/rodrigues+de+melo+luciene+bandeira-12814605

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