Aconselhamento psicológico: ele pode ajudar a manter um relacionamento?

Aconselhamento psicológico para manter um relacionamento de um jovem casal

Manter um relacionamento nem sempre é tão simples quanto pode parecer. Quando tudo está bem, o seu namoro ou casamento pode parecer a melhor coisa do mundo, mas quando as coisas começam a dar errado, o relacionamento pode parecer mais um peso em sua vida. Já comentamos antes que problemas nos relacionamentos podem ser um dos motivos para procurar um aconselhamento psicológico. Agora, acompanhe nossa explicação em detalhes de como essa prática pode lhe ajudar!

Quando devo procurar um aconselhamento psicológico?

Existem vários sinais de desgaste de um relacionamento que podem ser facilmente observados. Um exemplo pode ser a dificuldade de comunicação, seja para se expressar ou para entender o outro. Dúvidas em geral a respeito da relação e do que ela significa pra você também podem mostrar que este é um bom momento para buscar um aconselhamento psicológico.

Como o aconselhamento pode ajudar a manter um relacionamento?

Ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de ajuda não se destina a apontar o que você deve ou não fazer. O aconselhamento psicológico lhe conduz a fazer reflexões sobre si mesmo e a situação em que você vive, ajudando no autoconhecimento e na sua tomada pessoal de decisões.

Por meio dessa autoanálise das suas emoções e da sua vida em geral, é possível ter um ponto de vista mais esclarecido a respeito das coisas que acontecem em sua relação, entender melhor os sentimentos de seu cônjuge ou parceiro e aprender também a se expressar melhor, para ser entendido.

Por que o aconselhamento psicológico é mais indicado que a ajuda de amigos e familiares?

Nossos amigos mais próximos e familiares sempre querem o nosso bem e nos ver felizes. E é por isso que, especialmente em momentos de crise, eles correm para oferecer seus conselhos e ajuda. Enquanto o apoio de alguém querido é algo sempre bem-vindo, você não deve trocar um aconselhamento psicológico profissional por essa prática.

Somente conversando com um profissional você vai ter a chance de realmente se abrir sobre seus problemas, seguro de ser aconselhado sem projeções e sem julgamentos. Por melhor intencionado que seja um amigo, você pode preferir não compartilhar tudo a respeito da sua vida pessoal com ele, especialmente nos casos de relacionamentos, em que ele pode conhecer seu marido ou esposa. Além disso, um aconselhamento psicológico poderá tocar em questões mais profundas que afetam seus relacionamentos, o que não necessariamente seria debatido com amigos e familiares.

Esperamos que este post tenha ajudado a entender melhor como o aconselhamento psicológico pode ajudar em seus problemas, não só com relacionamentos, mas de todo tipo. Para ficar sempre atualizado das novidades sobre o assunto, curta nossa página do Facebook e não perca nenhuma de nossas postagens! Leia também o nosso texto sobre carência afetiva.

consultar um psicólogo

"Aconselhamento psicológico: ele pode ajudar a manter um relacionamento?", 5 out of 5 based on 2 ratings.
0
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

One thought on “Aconselhamento psicológico: ele pode ajudar a manter um relacionamento?

Deixe uma resposta