Mapeamento de competências: o que é e como ele pode te ajudar

Existiria um profissional perfeito, completo? A pergunta é comum, mas na verdade a resposta para cada empresa depende de seu próprio perfil, que pode variar de acordo suas necessidades e as mudanças do mercado.

O que é competência?

Define-se competência como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para exercer determinada atividade. Dentro do contexto organizacional, as competências devem agregar valor às pessoas e às organizações.

“As competências técnicas são aquelas obtidas com a faculdade, cursos, treinamentos, palestras, congressos, livros, entre outras fontes de conhecimento. Já as competências comportamentais são conquistadas a partir do autoconhecimento, caminho que proporciona a compreensão e domínio sobre suas próprias habilidades, capacidades, oportunidades de melhoria e potencialidades.” (Marques, 2016)

Como é feita a gestão de competências?

A gestão de competências é baseada não só na identificação das competências dos colaboradores de determinada organização. Pode basear-se também no grau de domínio dessas aptidões medido através das realizações decorrentes da mobilização e aplicação dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes apresentadas em seu dia a dia no trabalho.

Ou seja, é a gestão dos conhecimentos e das habilidades dos colaboradores em ação.

O que é mapeamento de competências?

O mapeamento de competências consiste em definir os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias em cada cargo dentro de uma empresa e/ou entender as competências dos colaboradores já atuantes na empresa e como potencializá-las em diferentes cargos ou funções.

Uma empresa que possui um mapeamento de competências definido sabe o que esperar de cada colaborador e como aproveitar isso ao máximo.

Os dados colhidos em um mapeamento das habilidades dos colaboradores de uma empresa podem ser utilizados como guias para nortear as pessoas em seu processo de autoconhecimento e de constante aperfeiçoamento.

Conhecer os potenciais e pontos de melhoria pode nortear ações que ampliem os pontos fortes de cada indivíduo e desenvolvam os pontos que precisam ser melhorados. Dessa forma, é possível aproveitar de maneira mais eficiente cada colaborador e alcançar melhores resultados.

Como isso afeta o gerenciamento de pessoas?

 Em nível gerencial, o conhecimento do perfil de competências de seus colaboradores possibilita uma gestão mais estratégica das pessoas. É possível designar tarefas aproveitando as competências de cada colaborador, de forma a potencializar os resultados.

Utilidades do mapeamento de pessoas

O mapeamento de pessoas permite fazer uma progressão de carreira mais acertada, levando em consideração o potencial dos colaboradores e as demandas de cargos e funções existentes. Além de atuar como um guia para o desenvolvimento de habilidades que otimizem a performance e o desempenho de pessoas e equipes.

De posse de um mapeamento de competências, as áreas de gestão poderão decidir assertivamente por planejar e promover ações customizadas para seus profissionais (adequadas às necessidades da empresa), otimizando o tempo de desenvolvimento dos colaboradores e reduzindo os custos dos processos.

Outra funcionalidade do mapeamento de competências é contratar as pessoas certas para os cargos certos. Conhecer as competências técnicas e pessoais dos candidatos a determinado cargo de uma empresa permite alinhar as características dos candidatos aos valores e expectativas da empresa, oferecendo um ambiente de trabalho mais coerente, harmonioso e com melhores resultados.

O Psicologia Viva através do programa Psicologia Viva Empresarial oferece o mapeamento de competências de cada um dos colaboradores de sua empresa através de consultas virtuais com nossos psicólogos.

Esse texto foi útil para você? Leia também o nosso post sobre como vencer as divergências dos relacionamentos interpessoais.

 

Referências

Arbache , A.P., Tsuda, C.P., Arbache, F.S., Lana, V.J.P. (2016) Manual do aplicador Get Songs. São Paulo: Casa do psicólogo.

Bispo, Patrícia (2011) Competências Comportamentais: ganhos para empresas e colaboradores.

Marques, J.R (2016) Competências comportamentais mais valorizadas.

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Luciene Bandeira Rodrigues de Melo

Luciene Bandeira Rodrigues de Melo

Psicóloga com formação em Terapia Cognitivo Comportamental, mestre em Psicologia do desenvolvimento humano e processos sócio-educativos.
Pós graduada em Psicologia (Interfaces entre educação e saúde) e Gestão estratégica de Recursos Humanos.
Ampla experiência clínica.
Experiência em consultoria de recursos humanos junto a empresas.
Experiência docente em Psicologia.
Atendimento de adultos.
Responsável Técnica no Portal Psicologia Viva.
Recomendações de pacientes em: http://www.doctoralia.com.br/medico/rodrigues+de+melo+luciene+bandeira-12814605
Luciene Bandeira Rodrigues de Melo

Luciene Bandeira Rodrigues de Melo

Psicóloga com formação em Terapia Cognitivo Comportamental, mestre em Psicologia do desenvolvimento humano e processos sócio-educativos. Pós graduada em Psicologia (Interfaces entre educação e saúde) e Gestão estratégica de Recursos Humanos. Ampla experiência clínica. Experiência em consultoria de recursos humanos junto a empresas. Experiência docente em Psicologia. Atendimento de adultos. Responsável Técnica no Portal Psicologia Viva. Recomendações de pacientes em: http://www.doctoralia.com.br/medico/rodrigues+de+melo+luciene+bandeira-12814605

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