Medo e ansiedade: como se livrar desses sentimentos

Medo e ansiedade: como se livrar desses sentimentos de uma vez por todas?

O que é ansiedade ?

Ansiedade   é  um   sentimento   vago   e   desagradável de  medo, apreensão, caracterizado por  tensão ou desconforto derivado  de  antecipação  de  perigo,  de algo desconhecido ou estranho.

A ansiedade  é  uma  resposta  emocional   provocada   por  medo. Portanto, medo “ é   a  avaliação de perigo;  ansiedade  é  o  estado   de   sentimento desagradável  evocado  quando  o  medo é estimulado”.Tanto o medo como a ansiedade envolvem uma orientação ao futuro do modo que questões de ” e se” ? predominam na mente humana.

Por exemplo: “E se eu não passar de ano?“, “E se eu não conseguir memorizar tudo?”, “E se eu não conseguir terminar o que o chefe pediu?”, “E se me der um branco na  hora de falar?”, “E se as palpitações do meu coração provocarem  um  infarto?

Estamos sempre pensando de forma negativa e focando mais o negativo do que o positivo em nossos pensamentos e situações de vida.

A ansiedade  faz com que as  pessoas busquem   tratamento  para  um estado  aumentado de “nervosismo” ou  agitação que traz sofrimento,  trazendo problemas no trabalho, nos relacionamentos  e nas atividades da vida  diária.

Sintomas dos transtornos de ansiedade:

  • Aumento da frequência cardíaca
  • Palpitações
  • Falta de ar
  • Respiração rápida
  • Dor ou pressão no peito
  • Inquietação ou sensação de estar com ” os nervos a flor da  pele”
  • Sudorese
  • Ondas de calor
  • Calafrios
  • Náusea
  • Dor de estômago
  • Diarreia  
  • Tremor
  • Agitação
  • Formigamento ou dormência nos braços, nas pernas
  • Fadiga,
  • Tensão muscular
  • E outros.

Processo do medo

O medo  como avaliação automática  básica de perigo é processo central em todos os transtornos de ansiedade. Ele se torna evidente em  ataques de pânico também.

Tanto o medo quanto a ansiedade envolvem questões de orientação do indivíduo ao futuro de modo que questões de “ e se? ” tem uma predominância maior.

Se você já passou muitas vezes por isso, fique tranquilo, será difícil encontrar alguém nos dias de hoje que não experimentou  medo ou se sentiu ansioso em relação a um evento ou situação iminente.

Algumas dicas para vencer o medo e ansiedade

Calma, respire agora lentamente e relaxe, você  não está sozinho , várias pessoas em meu consultório de diversas idades já passaram e ainda estão enfrentando tal situação.

Comece tentando  respirar bem lentamente contando de 1 a 3 e segurando o ar, depois solte bem lentamente pela boca.  Faça isso sempre que sentir medo e ansiedade, pratique a respiração lenta por umas 3 ou 4 vezes por dia. Mas perceba o ar entrando nos pulmões .

Procure contemplar as coisas à sua volta, qualquer objeto que você ver, tente focar a sua atenção na cor, textura ,como é , o tamanho. Assim você vai distraindo a mente e focando em outras coisas, o  que pode aliviar toda a tensão.

Procure fazer exercícios físicos, caminhadas pelo menos 3 vezes por semana e verá como se sentirá melhor e mais tranquilo.

Procure separar um tempo antes de dormir para relaxar, ouvir uma boa música e tente ao chegar em casa se desligar um pouco das questões do trabalho e foque na qualidade que você vai ter em estar com a família, filhos, amigos. Tente viver o momento presente, tire o foco das preocupações e concentre-se em coisas que lhe faça sentir bem, pense em imagens que lhe tranquilizem.

Conclusão

Espero que essas dicas possam lhe ajudar. Lembrando que você pode superar mais precisamente seus sintomas com uma ajuda especializada . Então conte com um profissional da Psicologia Viva para lhe ajudar a superar seus medos e ansiedade.

REJANE AMARAL DE SOUSA

REJANE AMARAL DE SOUSA

Ser psicóloga não apenas ter um diploma em mãos, mas saber ter uma escuta precisa, uma alma e uma mente pronta a ouvir o outro, analisar, interpretar e interviradequadamente em se tratando de suas queixas, angústias, conflitos, ajudandoo paciente ater uma melhor compreensão de si, das pessoas e da vida .Trabalho com a psicoterapia psicanalítica e também atendo casos na terapia cognitiva. Faço atendimentos com jovens, adultos e idosos em consultório por 7 anos consecutivos e atendimentos online.Trabalho com ética, dedicação, cautela, sigilo e compromisso com o paciente.
Experiências em transtornos de ansiedade, estresse, fobia social, depressão , transtornos alimentares , transtorno de estresse pós traumaticos, transtorno bipolar e outros. Atualizações em cursos , seminários e congressospara resultados eficazes na clínica.
REJANE AMARAL DE SOUSA

9 thoughts on “Medo e ansiedade: como se livrar desses sentimentos de uma vez por todas?

  1. ótimo artigo! sinto praticamente todos os sintomas relacionados a ansiedade e ao medo, ultimamente tenho tido muita dificuldade de me concentrar, não tenho conseguido realizar atividades que antes eram muito facil pra mim realizar, principalmente em relação a faculdade e ao trabalho, tenho me tornado uma pessoa mais lenta levo horas pra realizar atividades que antes eram tão fáceis de fazer, ate mesmo para ler tenho percebido que não leio mais com a mesma desenvoltura e sem falar na dificuldade de entender, o que está escrito, não sei se isso esta relacionado a ansiedade e ao medo,a algum tempo atras tive algumas crises que hoje, percebo que pode ter sido a ansiedade, tinha a todo o momento a sensação de que eu poderia morrer a qualquer momento, graças a deus tem um tempinho que passei por essas crises, mas ainda tenho muito medo…

    1. Que bom Nairan que gostou. Estamos aqui para ajudar a todos que precisam de atendimentos em psicoterapia. Esses sintomas podem estar relacionados com a depressão também e outros fatores.Podemos avaliar melhor em terapia. Estou à disposição. Rejane Amaral de Sousa -psicóloga clínica do PSICOLOGIA VIVA.

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