Você sabe o que é depressão?

Algumas pessoas talvez ainda não saibam exatamente o que é depressão. Por conta disso acabam confundindo – ou simplesmente acreditando – que a doença se iguala a outros aspectos da mente humana como tristeza, desânimo e mau humor.

Mas a realidade é que a depressão pode acometer até mesmo as crianças. Além disso, tem pontos essenciais que a distinguem e a tornam um assunto importante de ser abordado, ainda mais pelo fato de carregar o título de mal do século XXI.

Está na dúvida também? Então continue lendo o post de hoje para conhecer melhor os principais tópicos que envolvem o funcionamento desse transtorno.

O que é depressão?

A depressão é um distúrbio afetivo que se caracteriza por uma tristeza intensa e de longa duração. Estima-se que aproximadamente 350 milhões de pessoas sejam atingidas por diferentes tipos de depressão em todo o mundo.

Quando passamos por momentos difíceis em nossas vidas, é comum sentirmos tristeza, desânimo ou mau humor. Porém, após alguns dias esses sentimos são contornados e conseguimos tocar a vida adiante. Na depressão isso não acontece. O indivíduo passa mais de duas semanas seguidas em sofrimento, caminhando para um estado de profundo vazio e comportamentos destrutivos.

Como resultado, o dia a dia do depressivo fica comprometido, uma vez que a doença passa a interferir em sua capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir e realizar outras atividades comuns do cotidiano.

Quais são as causas?

Existem casos em que a depressão ocorre devido a fatores genéticos, mas ainda há outras causas orgânicas e psicológicas para que o problema se manifeste.

  • Experiências estressantes (físicas ou emocionais)
  • Trauma ou abuso na primeira infância
  • Abuso de álcool ou drogas
  • Problemas de saúde ou dores crônicas
  • Deficiência de neurotransmissores
  • Alterações na estrutura do cérebro
  • Doenças cerebrais

Quais são os sintomas?

A depressão pode colocar o indivíduo em uma série de sintomas que serão vividos praticamente todos os dias. Os principais deles se encontram resumidos logo abaixo.

  • Desamparo e falta de esperança perante a vida
  • Perda de interesse em atividades que antes eram agradáveis
  • Perda da capacidade de sentir alegria ou prazer
  • Aumento ou redução do apetite
  • Alterações no peso
  • Raiva, inquietação e irritabilidade
  • Fadiga constante
  • Autocrítica exagerada
  • Comportamentos imprudentes ou destrutivos

Como é o tratamento?

A depressão precisa de acompanhamento psiquiátrico e psicológico, além de tratamento medicamentoso. Atualmente existem mais de 30 opções de antidepressivos disponíveis, sendo que as substâncias utilizadas não costumam incapacitar o paciente nem causar vício ou euforia. Buscar por um aconselhamento também pode ser essencial para a recuperação das habilidades em lidar com os problemas e aumentar a aceitação da própria realidade.

Como o depressivo pode se ajudar?

Alguns comportamentos adotados pelo próprio depressivo podem ajudar na melhora do quadro da depressão. A prática de atividades físicas, por exemplo, libera endorfina e regula os níveis de serotonina e dopamina no organismo – dois neurotransmissores ligados ao funcionamento da mente. Para contornar a falta de motivação, o indivíduo pode montar uma agenda para listar suas atividades. Aceitar convites e participar de eventos sociais também ajuda a afastar pensamentos negativos, do mesmo jeito que dedicar-se a uma atividade agradável também pode ser parte da solução.

Para concluir o assunto vale lembrar que, caso você conviva com algum depressivo, é importante respeitar o que ele sente e sempre motivá-lo a prosseguir com o tratamento. Outra atitude bastante significativa é levar energia positiva para essa pessoa, procurando fazê-la sorrir e se sentir bem.

Agora que você sabe melhor o que é depressão, pode ser que tenha percebido que alguém próximo de você aparente estar enfrentando a doença. Quer ajudar, mas não sabe o que fazer a respeito? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e leve mais informação a quem você tanto gosta!


4
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

11 thoughts on “Você sabe o que é depressão?

  1. Eu gostei mto ,eu sou mto nova ainda só tenho 15 anos n tenho mais alegria de viver ,me sinto sozinha sem ninguém pra conversar,dentro de casa tento aparecer o máximo bem pro meus pais e nem minhas irmã desconfiar mais é mto tristrt isso!!!

    1. Oh minha linda
      É muito triste isso eu sei
      Tenho 17 anos e sei o que é isso
      A maioria dos adolescentes passam por isso
      Muitas pessoas não percebem
      Mais um dialogo em casa principalmente dos pais pode ajudar
      Tente conversa com seus pais minha linda a respeito, falar o que sente e tal, ou conversar com alguém próximo que você Confie e se sinta vontade pra conversar, mais que não seja qualquer pessoas por que nem todas são capazes de ajudar lhe entender. Tente conversar com alguém pra você ir ao psicologo, esculte palestras de auto ajuda, tente se ocupar o máximo e não ficar pensando besteira. A vida é linda e você é muito nova tem o que viver ainda. Qualquer coisa pode chamar no e-mail ta linda fica a vontade. bjs e se cuida.

  2. Mudei muito de algum tempo para ca ,tudo que acontece ou tudo que falam ou tudo que penso me dar vontade de chorar ,não me sinto bem perto de ninguém ,penso só em mim e em mais ninguém sempre tento mudar e não consigo mais .. Pra tudo eu choro ,e eu sinto muito ódio por estar assim

  3. Tenho 26 anos sou mãe de 2 filhos. Me sinto muito cansada,sempre exausta,triste,chorona,desanimada com tudo. Parece que ninguém no mundo me entende. Se dependesse de mim eu não sairia do meu quarto. Minha vontade era dormir um sono de meses sem acordar. Mas todo acham que é frescura. Querem resolver minha vida :(.

Deixe uma resposta