Mulher tentando compreender o que é trauma.

Você sabe o que é trauma? Saiba quais são os sintomas

A vida humana é marcada por uma série de eventos que acabam por definir grande parte da nossa personalidade.

Alguns acontecimentos podem apresentar um caráter negativo e acabar nos influenciando durante um longo período de tempo. Esses eventos são os chamados traumas psicológicos.

Mas afinal, o que é trauma? Confira a seguir algumas informações que preparamos para ajudar você a entender o assunto.

Conceito: o que é trauma?

O trauma psicológico caracteriza-se principalmente pelo rompimento de defesas mentais, aprendizados desejáveis que geralmente nos fazem agir diante de possíveis situações de risco. Assim, a ocorrência de uma experiência muito negativa acaba ultrapassando as nossas defesas psicológicas.

Define-se trauma como uma intercorrência que altera a sucessão natural de eventos relativos à saúde do organismo humano, seja mental, seja fisicamente.

No que se refere a acontecimentos de ordem psicológica, podemos classificar como evento traumático qualquer situação angustiante ou dolorosa que cause repercussões futuras na vida do indivíduo em razão da dificuldade de superação do acontecimento.

Como acontece um trauma?

A partir da vivência de uma experiência dolorosa, forma-se no indivíduo o que podemos chamar de memória traumática. Essa lembrança se caracteriza pela soma de emoções, imagens, sons e todos os sentimentos vivenciados a partir da ocorrência do trauma.

O acesso à memória traumática se dá por meio de situações que façam o indivíduo reviver qualquer um dos sentimentos relacionados a ela. Isso acaba configurando uma série de gatilhos que culminam na angustiante sensação de volta à experiência do trauma.

Quais são os sintomas?

Reviver a sensação de uma situação traumática do passado pode ser extremamente angustiante para o indivíduo.

A ativação da memória traumática desencadeia uma série de sintomas, tais como confusão mental, dificuldade de concentração e tomada de decisões, incredulidade, pensamentos indesejados, paranoia e aumento das preocupações.

Podemos caracterizar essa classe de sintomas como “comprometimentos cognitivos”, em razão de as consequências do trauma afetarem as capacidades de cognição do indivíduo em relação a uma situação trivial.

Há também os “comprometimentos emocionais”, que produzem no indivíduo sensações como pânico, ansiedade, apreensão, desespero, tristeza, raiva, desamparo, culpa e irritabilidade.

Podemos citar também os comprometimentos de ordem interpessoal, ou seja, aqueles sintomas que interferem diretamente na relação do indivíduo com as pessoas a sua volta.

Podem-se citar como exemplos as dificuldades nos meios profissional ou familiar, a formação de travas sociais relacionadas à timidez ou a sensação de barreiras diante de quaisquer situações de interação social.

Como fazer o tratamento?

Embora seja comum a sensação de impotência perante as consequências de uma situação traumática, é importante lembrar que existem possibilidades clínicas de tratamento do trauma.

A orientação psicológica é uma opção essencial. Variando de acordo com a corrente da psicologia adotada pelo terapeuta, desenvolvem-se caminhos ao longo das sessões que levam o paciente a compreender melhor a situação e, gradativamente, modificar os padrões mentais negativos que foram formados. Assim, com o auxílio de um profissional capacitado, é possível aprender a conviver e superar as consequências negativas da experiência traumática.

Em alguns casos mais graves, pode ser necessária a prescrição de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos. Por meio da devida orientação médica, a utilização desses medicamentos conjuntamente com o acompanhamento psicológico pode ter resultados extremamente satisfatórios para a superação do trauma.

O nosso conteúdo ajudou você a entender o que é trauma? Leia também algumas dicas que vão te ajudar a desenvolver inteligência emocional!

"Você sabe o que é trauma? Saiba quais são os sintomas", 5 out of 5 based on 3 ratings.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

14 thoughts on “Você sabe o que é trauma? Saiba quais são os sintomas

  1. Oi meu nome e luna e eu to vivendo uma vida sofrida vem pensamentos que eu não quero pensa e como se eu tivesse assistindo um video de terro vem o grito e uma imagem eu queria saber se e algum trauma depressão quero sabe oque tenho mi ajudem por favor?

    1. Olá tudo bem? Jesus te ama, e ele quer te ajuda, chama ele para vencer essa etapa com você, na minha infância eu sempre tive traumas, e distúrbio do sonho, eu via pessoas e coisas, Jesus me libertou ele me curou, ele me curou através de orações que eu fiz e quando busquei e entreguei a minha vida a ele, hoje eu sou feliz porque Cristo vivem em mim, que a Paz do senhor Jesus venha estar sobre você.

  2. Eu sofri um acidente , fui atropelada e agora tenho medo de andar a pé isso é normal ? Li toda a publicação e entedi o que é trauma e eu me sinto com alguns dos sintomas será que criei algum tipo de trauma , o acidente foi dia 29/07/17 e desde o saio de casa apenas pra estudar e mesmo andando no passeio fico com medo e frio na barriga quando passa carro , será que isso pode ser trauma ?Me expliquem o que pode ser . Obrigada

  3. Olá , o meu marido está mt doente , e está a fazer tratamentos de quimioterapia ,está debilitado mas anda e comia sozinho , só que teve um acidente de carro ,o carro ficou desfeita destruindo , ele só ficou pisado ,mas desde ai ñ anda sozinho ñ come mal consegue falar .sabem me dizer se está traumatizado ou em choque ?

  4. Olá eu tenho 13 anos meu nome e.nirvanna …quando eu era pequena e até hoje meu pai bate na minha mãe.. .em mim também ele já chegou a me jogar de uma escada e hoje em dia qualquer coisa q acontece fico com medo..quando estou triste tento me matar.comeco a bater em mim mesma e fico me.pergumtando porque foi q nasci ..e hj é um desses dias. Então o q vc acha q devo fazer p tentar mudar? .

  5. Olá

    Sou tímido e tenho dificuldade de conversar e interagir, principalmente em grupos com várias pessoas e isso me atrapalha no trabalho e em outras situações. Quando era criança, tinha medo de altura e quando todos os meninos subiam em árvore,eu ficava de fora, também tinha medo de jogar bola. Será que isso tem a ver com as minhas dificuldades hoje

  6. Oi sofri abuso tipo me fazendo tocar nele antes dos 6 anos de idade me assediaram com 9anos eu acho mais já tinha mudado de cidade e ainda fui abusada também com 10 anos mais não pelas mesmas pessoas com 13 eu acho eu briguei feio com meu pai e deixei ele roxo eu também fiquei roxa mais era pra proteger alguém as vezes fico numa fase de me sentir culpada de me sentir que não me encaixo fora o bullyng que sofri na escola e fui apredejada por umas colegas na 3 série na 5 série as garotas tentavam me bater e ainda me empurravam e me xingavam na 1 ano sofrinteiro Bullyng de novo e ninguém e os professores me criticavam minha professora de história me chamava de burra dizia que beleza não era tudo ,eu sonho que estou brigando com alguém as vez perto do natal já sonhei que estavam me tocando que estavam estrupando alguém da minha família e eu matava essas pessoas minha amiga também tinha morrido no ensino fundamental ela era a única que eu considerava minha amiga mesmo chorei por dois dias ainda me sinto triste por tudo isso ainda sinto que eu não preciso de amigos e que eu devo esconder isso me sinto culpada por tudo isso mais eu tento mudar tento acabar com essa culpa mais ela sempre volta e sou eu que tento acabar com ela sozinha é difícil eu conversa sobre isso com alguém já tenho 17 anos

  7. Ola… , a cerca de 3 anos tive linfoma de hoiding que parou a minha vida desde entao… porem o que me levou a desencadiar a doença foi um trauma anterior. Existe a possibilidade de eu apagar da minha memoria um trauma e como fazer para recuperar para curalo?

Deixe uma resposta