orgasmo feminino

Orgasmo Feminino: por que algumas mulheres não conseguem alcançar o orgasmo?

As estatísticas mostram que 75% das mulheres têm dificuldade ou não conseguem alcançar o orgasmo. Várias podem ser as causas. Em cada caso deve ser feita uma investigação a fim de identificar o que ocorre.

As causas  podem ser físicas, mas na maioria dos casos são de origem psicológica.

Os fatores associados à causa psicológica muitas vezes não são facilmente identificados por essas mulheres e podem ser devido a:

  • violência sexual no passado;
  • estresse;
  • histórico de más experiências;
  • ansiedade;
  • depressão;
  • falta de autoconhecimento;
  • educação sexual muito limitada;
  • falta de diálogo;
  • problemas no relacionamento com o parceiro;
  • entre outras.

É possível que a mulher alcance o orgasmo com alguém logo na primeira transa? O que é preciso para isso acontecer?

Sim, é possível. O primeiro passo é se permitir. Um conjunto de fatores fará com que o orgasmo aconteça.

Conhecer-se é o principal deles, pois sabendo o que gosta é possível explorar isso e até mesmo orientar o parceiro em direção ao que lhe dá mais prazer.

Uma boa interação com essa pessoa nem precisa dizer, né?! rs.

Ah! Também é preciso que ela esteja tranquila sobre a concepção de que mulher pode sim gostar de sexo e se aproveitar desse momento. Pois dependendo da educação que recebeu ela pode acreditar que deve se conter.

Como Sex Coach eu oriento que as pessoas conversem antes da primeira transa sobre cada um ter o seu momento no sexo. Que ambos falem do que gostam e que no seu momento de ter o orgasmo um não se preocupe com o outro, mas que aproveite o parceiro para lhe proporcionar prazer. Sem ficar pensando no que o outro está pensando.

Nem sempre é a baixa libido a razão para a ausência do orgasmo na mulher. Quando ela tem o tesão, o que pode estar dando errado?

A ansiedade, o excesso da expectativa, algo que a esteja deixando desconfortável. Estes são alguns exemplos de possíveis causas da dificuldade de “chegar lá”.

Algumas mulheres acreditam ser um problema físico a falta de orgasmo, isso é possível? Por quê? Com que frequência isso acontece?

Sim, é possível. As causas físicas podem variar entre: reações medicamentosas, variações hormonais, diabetes, ou alguma doença. Em casos como estes, um médico deve ser consultado.

Dor ou má lubrificação atrapalham o orgasmo. Como resolver isso?

Podem atrapalhar a sensação de prazer e consequentemente atrapalhar o ápice desse prazer, que é o orgasmo.

Se houver dor, precisa verificar que dor é essa e por que ela está ali. Se for uma questão de posição ou movimento é fácil resolver, só mudar. Se for falta de lubrificação, isso pode ser resolvido das seguintes formas:

Uma delas é provocar mais lubrificação natural, que acontece com preliminares, à medida que aumenta o tesão. Mas às vezes somente a lubrificação natural não é suficiente aí pode-se usar algum produto lubrificante sem problema nenhum.

A concentração também é um elemento importante durante o sexo, estar com o pensamento longe também impede o orgasmo? O que fazer para mudar isso?

Sim.

Vários são os estímulos que proporcionam prazer. Descubra de quais você mais gosta e abuse deles na hora do sexo. Se concentrar na sensação que está sentindo devido a cada estímulo vai aumentar o seu prazer.

A soma de estímulos de tipos diferentes com sensorial, visual, auditivo (que podem ser elogios, sons do sexo, descrição de cenas eróticas) e imaginação (pensar nas suas fantasias) pode ser muito gostosa e te deixar ainda mais excitada.

Vale entender o conceito de sensação e percepção. Sensação é quando o cérebro recebe a informação dos estímulos e percepção é a interpretação da sensação. Ou seja, quando alguém toca em você, esse toque é um estímulo, seus nervos levam para o cérebro a informação de que você foi tocada, isso é a sensação. Se esse toque foi gostoso ou não é a percepção.

Criar expectativa pelo orgasmo também pode atrapalhar? Por exemplo, ficar esperando muito por ele e esquecer do prazer pode ser um problema? Por quê?

A própria pergunta cita o fato de se esquecer do prazer, e é exatamente isso que vai distanciar a pessoa de chegar no ápice dele. Se não curtir cada momento, o prazer não será intenso assim.

A expectativa para que isso aconteça logo pode tirar a concentração do momento presente e também pode causar ansiedade e nervosismo. É melhor relaxar e aproveitar, o orgasmo é consequência.

Por isso, é legal haver aquela conversa que citei, antes da primeira transa, em que o casal se alinha e não ficam gerando expectativas.

Em caso de insegurança ou baixa autoestima que atrapalham durante o sexo, acaba atrapalhando no orgasmo? Por quê?

Se atrapalha durante o sexo, provavelmente vai atrapalhar o orgasmo também. A pessoa pode não se soltar e não se permitir fazer o que ela realmente gosta.

Insegurança todos temos, é natural. Você pode trabalhar isso em você, minimizar, aprender a lidar, mas não eliminar todas elas. Vale lembrar que se a pessoa já te escolheu para transar é porque ela já gostou de você como você é.

Mais masturbação vai ajudar a chegar neste orgasmo? Pode indicar algumas manobras que podemos fazer sozinhas para adquirir esta consciência?

A masturbação ajuda a pessoa a conhecer-se mais. Faz com que ela aprenda como é cada estímulo e quais proporcionam mais prazer. Além de ser uma delícia, né?!

Indico que ela experimente todas as manobras que tiver vontade e fantasie bastante.

Procure ficar numa posição confortável e explore com carinho seu clitóris. Assistir filmes adultos facilita a desenvolver a fantasia sexual e até mesmo, em alguns casos, a dar ideias do que pode dar mais tesão.

No momento da masturbação é importante para a mulher descobrir pensamentos que a fazem ter orgasmo, e na hora da relação sexual com outra pessoa ela pode usar esses mesmos pensamentos.

É normal e saudável que as pessoas se masturbem, inclusive a mulher. Por outro lado, é muito comum acontecer com homens.

Mas há algo que é importante saber e que pode acontecer com algumas mulheres: é que a masturbação em excesso pode atrapalhar o orgasmo na hora da relação sexual, devido à diferença dos estímulos.

Ah! Se masturbar uma ou duas vezes por dia não é um excesso… rs

Durante o sexo a dois tem alguma manobra que pode disparar o orgasmo? Se sim, qual?

Sim. Tem manobras físicas e mentais e aqui a gente precisa entender algumas coisas. O clitóris é a região com mais terminações nervosas do corpo feminino, e por isso, um local que vai proporcionar muito prazer quando estimulado.

Portanto, posições que o estimulem podem ser uma boa pedida. Considerando que a melhor posição já foi encontrada, aquela que além de ser mais prazerosa também é confortável — ninguém está apoiando o peso todo do corpo em apenas um braço, por exemplo — a mulher deve explorar os pensamentos que a excitam – descobertos nos momentos da masturbação.

Quais dicas adicionais que você dá para as mulheres que não conseguem alcançar o orgasmo?

Essas dicas são as mais importantes. Não vou citar tudo pois senão fica chato, mas no meu trabalho como Sex Coach oriento que as pessoas se conheçam cada vez mais. Que elas quebrem tabus e deixem de achar que mulher não pode gostar de sexo.

Por incrível que pareça, alguns homens também acreditam nisso e acabam reforçando as limitações que muitas mulheres têm.

É normal e saudável que as mulheres se masturbem e vejam filmes adultos. Se você experimentou e não gostou é porque ainda não encontrou a categoria que mais lhe agrada, pois é natural se excitar assistindo cenas sexuais. Se você não se masturba ou não assiste filmes adultos, você tem uma limitação.

Então, procure ajuda de um profissional. Se alguém diz para você o contrário disso, essa pessoa tem limitação e também precisa de ajuda profissional.

Sobre a conversa antes da primeira transa, deixa eu entrar mais em detalhes. Uma coisa importante, que não mencionei ainda é em relação à perda da virgindade, essa primeira vez é uma experiência ruim para todas, é desconfortável, é dolorido para as mulheres e pode ser que seja bom, mas é bem provável que não… e paciência!

É preciso passar por ela para aprender e ir se aprimorando a cada vez mais. Sexo é igual a esporte, quanto mais você pratica melhor faz. Vocês podem até achar que estou banalizando, mas sexo não tem nada de princesa, sexo é sexo, é prazer. Você pode comer uma pizza quando quiser porque tem prazer, pode pular de paraquedas quando quiser porque é prazeroso e porque não pode fazer sexo?

Mas se você não é virgem e for a primeira vez com aquele parceiro vamos falar de algumas coisas que deverão ser conversadas. De preferência, escolha uma pessoa madura e que entenda que o sexo é para ser gostoso para os dois. Se a gente ficar pensando no que o outro está sentindo ou pensando a gente não chega ao orgasmo.

Por isso, é legal que combinem que quem estiver mais excitado primeiro e estiver perto do orgasmo, se concentre em si mesmo enquanto o parceiro estimula e ajuda a “chegar lá”. Se acontecer dos dois chegarem juntos… melhor ainda! Só não vale um ficar com o foco no outro e esquecer de si próprio.

É importante também combinarem que não terão que se preocupar com o tempo que levarão para transar, e sim apenas que o sexo seja gostoso.

Para casais que já estão juntos há algum tempo e nunca conversaram sobre isso está na hora de começar a conversar.

Isabele Lucchesi

Oi, sou Isabele e tenho a maior satisfação em ajudar as pessoas a se desenvolverem, a encontrarem o prazer em ser elas mesmas e a superarem seus próprios desafios! Atendo numa abordagem da Psicologia que tem como foco trabalhar os pensamentos e comportamentos. Vamos bater um papo para você me conhecer e saber se eu sou a melhor profissional para te ajudar? Atendimento a adultos!
Isabele Lucchesi

One thought on “Orgasmo Feminino: por que algumas mulheres não conseguem alcançar o orgasmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *