Orientação profissional: 4 passos para progredir na sua carreira

Algumas mulheres costumam passar por sentimentos de insatisfação quando interrompem suas carreiras por conta da maternidade. No entanto, quando seus filhos já estão crescidos bate uma vontade de retornar ao mercado de trabalho, reconquistar a independência financeira e melhorar a autoestima.

Se você é uma dessas mulheres, uma orientação profissional é o que você precisa! Isso porque um aconselhamento dado por um psicólogo pode ajudar você a resolver alguns desses problemas. Por exemplo, dar a você as condições para procurar um emprego adequado, uma boa preparação para entrevistas, aprimorar seu autoconhecimento e até reativar seus contatos profissionais.

À vista disso, neste post você conhecerá alguns passos importantes que uma orientação profissional pode proporcionar para progredir na sua carreira. Confira!

1. Entrevistas e procura de emprego

Olhar nos classificados dos jornais, pesquisar em sites na internet e se organizar para uma entrevista são atividades nada fáceis para quem busca um emprego. Porém, uma orientação profissional pode oferecer a você conhecimento para a reinserção no mercado de trabalho. Esse conhecimento abrange desde a elaboração de um currículo, elemento essencial para seu marketing pessoal, até a preparação para a entrevista.

Quanto ao currículo, a orientação profissional vai trabalhar com você no sentido de selecionar as informações mais importantes para o cargo de maneira clara e objetiva.

Para a fase de entrevistas ou processos seletivos em geral, o orientador profissional ajudará você a procurar e identificar quais as suas dificuldades durante uma entrevista, oferecendo alternativas para lidar com elas. Dessa forma, toda aquela ansiedade pré-entrevista será substituída por uma atitude de autoconfiança.

2. Autoconhecimento

Aumentar o conhecimento de si mesma é uma outra habilidade encontrada na orientação profissional. O psicólogo encarregado dessa tarefa, pode ajudar você com processos reflexivos que darão destaque aos seus pontos fortes. Também ajudará a conhecer seus valores e a não ficar perdida quanto aos seus desejos pessoais.

O processo de autoconhecimento também permitirá fortalecer a tomada de decisões. Quando você conhecer mais sobre si é possível fazer escolhas mais seguras tanto para o mundo do trabalho quanto na vida pessoal, no relacionamento conjugal e com os filhos.

3. Alinhar habilidades pessoais com a profissão

Quando se sente decepcionada com a carreira, achar que está produzindo mais que o trabalho exige, ter uma rotina de trabalho desgastante ou retorno financeiro baixo pode ser um sinal de que suas habilidades pessoais não estão adequadas com a profissão.

Durante a orientação profissional, você consegue obter condições de avaliar quais são as habilidades requeridas para determinada profissão. E acompanhado pelo processo de autoconhecimento, você será capaz de alinhar suas próprias habilidades com as especificações da profissão. Assim, vai ser provável fazer um casamento entre a sua personalidade e a profissão, permitindo trazer satisfação profissional.

4. Acionar contatos profissionais

Geralmente quem fica algum tempo fora do mercado do trabalho sofre de insegurança para retomar contatos profissionais. Bate aquela vergonha de pedir uma indicação de emprego ou de falar com a vizinha que você mudou de ramo e precisa de novos clientes.

Para acabar com esse desconforto, o orientador profissional auxiliará você na maneira eficaz de buscar contatos profissionais. É preciso ter um suporte psicológico para trabalhar as pessoas que estão a sua volta para entender e cooperar nesta fase de transição e renovação na carreira. Pessoas que já fazem parte do seu ciclo social como familiares e amigos podem ser ótimos disseminadores para você acionar contatos profissionais.

Dessa maneira, como vimos, uma orientação profissional correta pode ajudar no sucesso profissional. E nada melhor do que ter como aliado um psicólogo qualificado para solucionar seus problemas. Que tal procurar por um aconselhamento através de uma plataforma de orientação psicológica online?

arte com o desenho de um livro e um convite para baixar um ebook

Gostou das oportunidades que uma boa orientação profissional pode dar a você? Quer saber mais sobre o mundo do trabalho? Aproveite e saiba como conquistar seu emprego dos sonhos!

"Orientação profissional: 4 passos para progredir na sua carreira", 5 out of 5 based on 1 ratings.
0
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

One thought on “Orientação profissional: 4 passos para progredir na sua carreira

Deixe uma resposta