outubro rosa

Outubro Rosa – Tempo de prevenção e combate ao câncer de mama

Nossa saúde deve ser acompanhada de perto, não apenas quando estamos adoecendo. Estar sempre atento à todas as mudanças físicas e psicológicas, é mais que essencial.

É algo vivenciado na essência do corpo individual. Neste ínterim, observamos uma relação saúde – doença com fronteiras imprecisas, numa relação de reciprocidade entre ambas.

E uma boa estratégia de assegurar a saúde com qualidade é ouvir o próprio corpo, promover autoconhecimento e se antecipar com comportamentos preventivos, de possíveis agravos à saúde.

Aspectos emocionais e comportamentais frente ao câncer

Ao longo da história da medicina, esta patologia vem acompanhada por estigmas, sentimentos de culpa, medo, vergonha, representações de impotência, dor, perdas, morte.

Mesmo com o aumento da sobrevida de pacientes com câncer, o estigma negativo vinculado às doenças oncológicas não foi erradicado.

Com o desenvolvimento de estudos na área da medicina e da psico-oncologia, buscou-se identificar algum padrão entre os problemas vivenciados pelos indivíduos com diagnósticos semelhantes, até chegarem a estudos em que foram relacionado estilo de vida e o surgimento do câncer.

Fatores de risco e boa qualidade de vida

Vários são os fatores de risco que podem desenvolver o diagnóstico do câncer: sobrepeso, tabagismo, hereditariedade, alto consumo de álcool, sedentarismo, idade, má alimentação, contato com substâncias nocivas à saúde, etc.

Comportamentos preventivos podem ser adotados ao longo da vida, reduzindo o risco desses fatores, tais como: boa alimentação, prática regular de atividade física, redução de estresse, controle de peso, redução na ingestão de bebidas alcoólicas, etc.

Para manter-se saudável, temos como ótima alternativa a prática de boa qualidade de vida, autoconhecimento e saúde mental em dia. O profissional de psicologia trabalha orientando e auxiliando a romper barreiras comportamentais, através de estratégias adequadas.

Consulte um psicólogo, a fim de conhecer e adotar um melhor estilo de vida e boas práticas para manutenção de saúde.

O Câncer de Mama

Atinge em sua maioria mulheres, e com o avanço a da idade, o risco se torna maior. Por isso, realizar os exames periodicamente, ajuda na detecção de doenças nos estágios iniciais e assim as chances de tratamento são maiores.

Autoexame

O autoexame é a maneira mais prática de detectar um possível diagnósticos, mas não substitui a mamografia, que é o único método de detecção processe. Isso ajuda também, a encontrar qualquer tipo de alteração nas mamas.

O recomendado é que seja feito pelo menos uma vez por mês, na semana subsequente da menstruação e as mulheres que não menstruam, escolham um  dia fixo para realizar o autoexame.

Se detectado algum nódulo, retração da pele ou secreções no mamilo, procure um mastologista imediatamente, assim o profissional pode ajudar no diagnóstico.

Como prevenir

Infelizmente não há como prevenir o câncer de mama, mas há como detectar de forma precoce e as chances de tratamento aumentam.

Realizar o autoexame pelo menos uma vez por mês e a mamografia uma vez por ano, são as melhores formas de conseguir diagnosticar a doença o quanto antes, para que o tratamento seja feito desde o início, aumentando as chances de cura.

Outubro rosa

O Outubro rosa é uma movimento idealizado no intuito de incentivar os exames de mamografia por mulheres de todas idades. Há uma certa resistência, pelo exame ser um pouco incômodo e às vezes doloroso.

Outro ponto fortíssimo, que desestimula o exame regular, é o alto preconceito sobre o assunto por grande parte de homens e mulheres.

Segundo uma pesquisa do Data Popular, cerca de 50% das mulheres entrevistadas, têm medo do diagnóstico e por isso não realizam os exames, muitas delas, declararam que o diagnóstico pode acabar com o relacionamento.

O alto índice de ignorância sobre o assunto, também afetam homens e mulheres. Segundo a mesma pesquisa, 60% das mulheres e 56% dos homens, acham que  o Câncer de mama está entre as piores doenças que se pode ter, à frente até mesmo da AIDS e acreditam nisso, por achar que a doença não têm cura e mata de maneira rápida, quando sabemos que os casos de cura chega aos 95%, quando o diagnóstico é precoce.

Por isso, a campanha do Outubro Rosa é tão importante.

Alertar as pessoas dos perigos da doença e acima de tudo, esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto e quebrar os preconceitos envolvendo os exames.

Se você achar que esta mensagem é importante, compartilhe-a em suas redes sociais e ajude-nos nessa campanha tão importante.

Como usar a tecnologia em favor da qualidade de vida

Fabricia Machado Falco

Olá, sou Psicóloga com ampla experiência nos contextos da clínica e hospitalar/saúde. Tenho experiencia na área da saúde da mulher, maternidade e Psicologia da Saúde e Hospitalar. Gosto de realizar atendimentos buscando direcionar meus pacientes a superarem suas dificuldades, bem como a auxilia-los a encontrar novos e eficazes recursos de enfrentamento da situação. Trabalho na assistência psicológica de pacientes com transtornos de ansiedade, estresse, transtornos do humor; orientação de pais; apoio e acolhimento em contexto pré-hospitalar/ cirúrgico; apoio e orientação pré-natal; puerpério; psico oncologia; transtornos alimentares; cirurgia bariátrica; etc. Disponibilizo horários não comerciais para melhor atender pacientes fora do seu turno de trabalho. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de horário, por favor, entre em contato.
Avatar

Últimos posts por Fabricia Machado Falco (exibir todos)