Veja 5 passos de como ter pensamento positivo

Se você parar e avaliar sua postura diante de diferentes situações, vai encontrar mais pensamentos positivos ou negativos? Por mais que a maioria das pessoas carregue uma bandeira contra o pessimismo, a verdade é que muitas das nossas respostas automáticas são mais propensas à negatividade.

Não se preocupe se, vez ou outra, você acaba cedendo às emoções e pensamentos negativos. Isso é natural. Afinal, somos bombardeados por notícias ruins e situações de estresse o tempo todo.

Mas você pode mudar isso! Continue lendo este post e conheça 5 dicas valiosas para alimentar a positividade e mover-se para frente. Também trouxemos um infográfico com 6 dicas.

Por que é tão difícil cultivar o pensamento positivo?

Manter a positividade diante de tantos problemas que enfrentamos é um grande desafio. Estamos cercados por fatores que desencadeiam emoções negativas:

  • rotina acelerada;
  • conflitos no trabalho;
  • notícias de violência;
  • desentendimentos no trânsito;
  • dificuldades financeiras;
  • cenário econômico e político do país etc.

Enfim, são inúmeras razões para se queixar e duvidar que as coisas melhorem. Além disso, por mais que você se esforce para assumir o pensamento positivo, sempre terão pessoas que vão convidar você a compartilhar de suas lamentações.

Mas, acima de qualquer influência externa, está o seu livre arbítrio e o seu potencial transformador. Você não pode controlar o que os outros dizem ou fazem, mas pode governar as suas próprias respostas emocionais. Portanto, o pensamento positivo é uma escolha e um exercício!

Como exercitar a positividade?

Adquirir posturas e pensamentos positivos é uma questão de treino mental e comportamental. Nós somos totalmente capazes de realizar uma autoanálise, identificar onde está a negatividade e modificá-la. Veja algumas medidas que favorecem o otimismo:

1. Pratique a gratidão

Agradecer significa valorizar os presentes que recebemos da vida. São pequenas coisas que acontecem no dia a dia, que deveríamos olhar com mais gentileza e gratidão, em vez de darmos foco somente ao que poderia ser melhor.

Coisas boas acontecem o tempo todo ao nosso redor. Pode parecer clichê, mas realmente deveríamos nos sentir realizados por termos o principal: saúde, família e capacidade para transformar o restante.

2. Centralize sua atenção

Ser invadido por emoções confusas, dúvidas, medos e uma dose de pessimismo é inevitável. No entanto, somos totalmente capazes de modificar o que pensamos e, por consequência, o que sentimos.

Então, centralize sua atenção e dê força aos bons pensamentos. Dessa forma, você conseguirá neutralizar as energias negativas e os sentimentos incômodos.

3. Ofereça ajuda

Ajudar o próximo permite que você se sinta útil e faça a diferença na vida de alguém, mesmo com mínimas atitudes. A generosidade, em todos os âmbitos, é um combate à negatividade, pois demonstra que boas ações existem e podem nascer em qualquer circunstância.

Mas é importante não esperar nenhum tipo de reconhecimento ou recompensa, porque a maneira como os outros reagem à sua ajuda pode não corresponder às suas expectativas, gerar frustração e alimentar o pessimismo.

4. Faça o que ama

Se for possível, trabalhe com algo que desperte sua paixão e motivação. A insatisfação com a profissãosó faz aumentar a negatividade, a estagnação e os conflitos intra e interpessoais.

Nem todos têm a opção de trabalhar com a profissão que amam. Se for esse o seu caso, você pode dedicar seu tempo livre às atividades que lhe fazem bem. Esses momentos vão proporcionar equilíbrio e bem-estar emocional e facilitar a manutenção de pensamentos positivos.

Infográfico retirado do site  Evolução Pessoal.

5. Assuma a responsabilidade sobre sua vida

Reconheça que você é o único responsável pelas suas emoções e pelo que acontece na sua vida. As pessoas negativas atribuem seus fracassos e sua insatisfação aos outros e ao destino, assumem a posição de vítima e permanecem na inércia.

Então, assuma o protagonismo da sua história, exercite o pensamento positivo e direcione os seus passos para a realização dos seus objetivos. Enquanto você sustentar a ideia de que nada vai dar certo, dificilmente será capaz de produzir um resultado diferente.

Gostou do tema que abordamos neste post? Aproveite que você está aqui e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este.

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *