porque sentimos inveja?

Podcast: porque sentimos inveja?

Estamos acostumados a ver a inveja, apenas como um sentimento negativo e destrutivo, mas sabia que pode ser algo também produtivo? É claro que isso depende muito da motivação do sentimento e como o canalizamos, no intuito de viver bem consigo mesmo e com as pessoas ao redor.

Ouça neste episódio do Minuto do Psicólogo, e entenda a origem do sentimento de inveja e como ele pode ser produtivo.

Transcrição do episódio

A inveja é um sentimento muito elaborado. Ela surge a partir de valores que as pessoas assimilam ao longo da vida e pode ser definida como desejo de ser como o outro é ou de ter o que outra pessoa tem. Todos os seres humanos já experimentaram esse sentimento, que é natural e espontâneo. A inveja pode ser produtiva ou destrutiva, dependendo de como a pessoa se posiciona diante desse sentimento. A inveja produtiva surge da admiração de uma pessoa por outra. Se pessoa admirada se torna uma fonte de inspiração e motivação para a outra esse sentimento é produtivo.  A inveja destrutiva acontece quando uma pessoa sente ressentimento pela forma que outra pessoa é ou pelo que ela possui. Nesse caso, a pessoa que sente inveja tem o desejo de competir com a outra pessoa e não de se igualar a ela. Fique atento para cultivar sentimentos produtivos!

Minuto do Psicólogo

Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *