Início de Carreira Profissional: Como Conquistar seu Posicionamento de Mercado?

mãos de um homem trabalhando para impulsionar a carreira

Talvez você conheça algum profissional, ou até mesmo viva a experiência de ser recém-formado ou está no início de carreira e ainda conseguiu ingressar no mercado de trabalho.

Não muito raro, você deve escutar ou mesmo dizer que a área de formação escolhida por você não “dá dinheiro” ou “não tem mercado”. Essas frases costumam ser acompanhadas de um tom de arrependimento e desesperança pelo investimento de anos que não gerou o retorno esperado.

Muitas vezes falta apenas preparo para enxergar as diferentes possibilidades de sucesso e criar oportunidades no mercado. Se você está experimentando estes sentimentos de insucesso, de frustração e falta de perspectiva no início da sua carreira e almeja uma carreira autônoma, empreendedora e promissora, acompanhe as dicas deste post!

Faça um diagnóstico da sua situação profissional 

O exercício do autoconhecimento é imprescindível para o êxito em todas as dimensões de nossas vidas, portanto, olhe para você mesmo e analise em que momento da vida profissional você se encontra!

Pegue um papel e responda as perguntas abaixo:

  • Como você está emocionalmente?
  • O que pensa sobre trabalho e sobre si mesmo enquanto profissional?
  • O que tem feito em benefício de sua carreira?
  • Que atitudes e comportamentos voltados para o trabalho você precisa desenvolver?
  • Como está sua rede de relacionamento profissional (network)?

Estude seu mercado e defina seu segmento

Conhecer como funciona seu mercado é fundamental. Sua profissão pode lhe dar muitas possibilidades de atuação. Escolher um segmento dentro da sua formação é um importante passo que poderá ajudá-lo a ter foco e precisão. Investir na qualificação é palavra chave nesse caso, para se especializar em determinado segmento.

Alguns exemplos de segmentação podem ser:

  • Contador cujo segmento é a orientação de profissionais de saúde para abertura de seu primeiro negócio;
  • Nutricionista que trabalha com orientação de alimentação infantil para pais.    

Use estratégias para o seu marketing profissional e posicionamento no mercado

Crie sua marca profissional, quanto mais você é visto compartilhando seu conhecimento  sobre um determinado assunto ou serviço, mais o público irá te conhecer. Dessa forma você pode conquistar um Posicionamento no Mercado.

As redes sociais podem ser um ótimo meio divulgação de seus serviços, eduque seu público alvo oferecendo de modo gratuito informações sobre as soluções, benefícios do seu serviço. Demonstre que você conhece as necessidades do seu nicho de atuação. O mundo digital está aí para ajudá-lo.

Planeje a sua saída do ponto A para o Ponto B: Procure orientação profissional 

As dicas acima fazem parte de um bom planejamento de carreira profissional. Você pode aplicá-las sozinho, porém a orientação de um psicólogo pode ajudar  a sanar os entraves, a aliar as conquistas profissionais ao equilíbrio emocional, a exercitar o foco e identificar crenças e valores que podem interferir nesta largada do ponto A para o ponto B.

Para concluir, uma última dica: a orientação psicológica para carreira por videoconferência pode ser uma ótima solução se você tem dificuldade em se deslocar para um consultório presencial ou se prefere a comodidade de seu lar ou outro ambiente reservado para receber suas orientações. Sucesso e até o próximo post!

Leia também o nosso texto sobre relacionamentos interpessoais.

Como a mudança de postura ajudar a alavancar sua carreira

 

"Início de Carreira Profissional: Como Conquistar seu Posicionamento de Mercado?", 5 out of 5 based on 4 ratings.
0
Gabriel Anderson Alves

Gabriel Anderson Alves

Atuo com Atendimento Psicológico para adultos que desejam investir no Crescimento Pessoal e cuidar da Saúde Emocional; Auxílio em tomadas de decisões a curto prazo; Orientação de Carreira para Psicólogos e profissionais liberais em inicio de carreira e com dificuldades em se posicionar no mercado; Atendimento online e presencial para Empresas visando Orientação comportamental com ênfase na solução de problemas relacionados a produtividade no trabalho; o Gerenciamento do Estresse Laboral; a melhoria do Perfil Gerencial de Líderes e o auxilio a colaboradores noenfrentamento de situações demudançasno ambiente de trabalho corporativo (ex: modelos de gestão, campanhas corporativas); Preparação para Aposentadoria; Avaliação Psicossocial de Trabalhadores em ambiente confinado NR 33 e altura NR 35; Consultoria em Educação Corporativa e facilitação de Treinamentos de Pessoal.
Sou Psicólogo Clinico e do Trabalho, Atualmente Presidente da Comissão de Psicologia Organizacionale do Trabalho do CRP-15, Docente de Graduação/Pós-Graduação nas áreas de Psicologia e Gestão do Comportamento Organizacional; Consultor em Desenvolvimento Profissional e Corporativo.
Gabriel Anderson Alves

Últimos posts por Gabriel Anderson Alves (exibir todos)

Gabriel Anderson Alves

Atuo com Atendimento Psicológico para adultos que desejam investir no Crescimento Pessoal e cuidar da Saúde Emocional; Auxílio em tomadas de decisões a curto prazo; Orientação de Carreira para Psicólogos e profissionais liberais em inicio de carreira e com dificuldades em se posicionar no mercado; Atendimento online e presencial para Empresas visando Orientação comportamental com ênfase na solução de problemas relacionados a produtividade no trabalho; o Gerenciamento do Estresse Laboral; a melhoria do Perfil Gerencial de Líderes e o auxilio a colaboradores no enfrentamento de situações de mudanças no ambiente de trabalho corporativo (ex: modelos de gestão, campanhas corporativas); Preparação para Aposentadoria; Avaliação Psicossocial de Trabalhadores em ambiente confinado NR 33 e altura NR 35; Consultoria em Educação Corporativa e facilitação de Treinamentos de Pessoal. Sou Psicólogo Clinico e do Trabalho, Atualmente Presidente da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRP-15, Docente de Graduação/Pós-Graduação nas áreas de Psicologia e Gestão do Comportamento Organizacional; Consultor em Desenvolvimento Profissional e Corporativo.

One thought on “Início de Carreira Profissional: Como Conquistar seu Posicionamento de Mercado?

Deixe uma resposta