processo de psicoterapia

Estar no processo de psicoterapia: Aprenda o que significa isso!

O que é Psicoterapia?

Psicoterapia, ao contrário do que muitos pensam, não é uma simples conversa, igual a essas que você pode ter com seu vizinho, por exemplo.

Iniciar o processo de psicoterapia é marcar um encontro consigo mesmo. É trilhar o caminho para este encontro e em cada passo dado descobrir que a vida pode ser leve.

É saber que:

Por tanto tempo você procurou pela felicidade fora, e ela estava em seu coração.

Por tanto tempo você esperou alguém te amar, mas que somente você mesmo pode se amar incondicionalmente.

Que na vida não existe erros ou acertos e sim escolhas, aprendizado.

Que somos seres em construção e nunca estaremos acabados, portanto, ninguém nunca será perfeito.

Que a vida está acontecendo agora e precisamos nos responsabilizar por ela, e que o próximo segundo podemos não ter, e, portanto, não seria justo deixar que a única chance que temos de existir viesse a acontecer mais ou menos.

Psicoterapia não é coisa de “doido”

Mas espera, psicoterapia não é coisa de doido? Não! Psicoterapia é coisa de quem deseja despertar sua melhor versão. De quem deseja se conhecer e oferecer seu melhor ao mundo.

Psicoterapia é coisa de gente que sabe que não precisa dar conta de tudo sozinho e que buscar por ajuda não é um ato de fraqueza e sim de coragem.

É ter coragem de se olhar e responder a vida de forma autêntica.

Chegamos na vida em meio a histórias que já estavam acontecendo, presenciamos situações, ouvimos coisas que entendemos da forma que conseguimos e a partir de tais vivências criamos a nossa forma de ver o mundo e de ver a nós mesmos.

A vida pode não ser um fardo pesado!

Ensinam-nos sobre destino como se nada pudesse ser mudado e acabamos, por tantas vezes, vivendo como se a vida fosse um fardo pesado.

Carregamos pesos que não são nossos, acreditamos que as situações definem quem somos e como será nosso futuro. Esquecemos que não somos as situações que vivemos, mas sim o que escolhemos fazer com cada uma delas.

Esquecemos que podemos ser quem quisermos, e se de verdade nos amarmos, o que a sociedade vai achar pouca diferença faz. O que de verdade importa é sermos felizes com quem somos.

Enfim, enquanto profissional de saúde mental te afirmo que tratamos sim patologias como transtornos de ansiedade, depressão, esquizofrenia e tantos outros como descrito no DSM-5 (manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais).

Porém, antes de qualquer diagnóstico existe um ser que só está tentando viver. Existe um alguém que só deseja ser feliz, mas que talvez ainda não tenha conseguido resolver algumas questões consigo mesmo.

O que te impede de viver?

A vida pode sim ser leve e alguns já sabem disso. Mas e você! o que tem te impedido de verdadeiramente viver? E se hoje fosse seu último dia? Já conseguiu perdoar sua história e sente orgulho de quem ela te tornou? Quem é você?

Lílian Alves Silveira

CRP 04/50211

Lílian Alves

Sou psicóloga clínica, trabalho com adultos me guiando pela terapia cognitivo comportamental. Minhas experiências clínicas são com pacientes que sofrem com depressão, transtornos de ansiedade, pessoas que estão passando pelo luto, enfermos, dentre outras questões humanas que nem sempre conseguimos lidar sozinhos. Meu trabalho visa caminhar em parceria com o paciente para que este aprenda a ser seu próprio terapeuta e consiga responder a vida de forma mais autêntica, ou seja, no processo de autoconhecimento o paciente irá identificar seus pensamentos, emoções e comportamentos, como também, entender e acolher suas angustias para então descobrir novas formas de enfrentar seus conflitos.
Lílian Alves

2 thoughts on “Estar no processo de psicoterapia: Aprenda o que significa isso!

  1. Adorei a matéria!!
    Sou psicologa e sempre tento recomendar alguns blogs para os meus pacientes lerem e entenderem mais sobre o processo. Eu achei a matéria muito completa, e o site é muito bom. Possui várias matérias fenomenais sobre a Psicologia.

  2. Hmm-parece como seu local comeu o meu primeiro comentário (foi super longo) então
    eu acho que eu vou resumir o que eu tinha escrito e dizer, eu estou completamente apreciando seu blog.
    Eu também sou um aspirante blog blogger mas eu ainda sou novo para tudo .
    Tem algum dicas úteis para inexperiente blog escritores?
    Eu gostaria genuinamente agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *