Programas de Incentivo para motivação dos colaboradores

Verifica-se que a constante mobilidade do mercado obriga as organizações a criarem estratégias para conseguir reter seus talentos. E uma das maneiras utilizadas para chegar a este objetivo são os Programas de Incentivos. 

O que são Programas de Incentivo?

Os Programas de Incentivo surgem como uma maneira de estimular os colaboradores a alcançarem seus objetivos, além de recompensá-los por seu desempenho e resultados atingidos, com a intenção de motivá-los através deste reconhecimento. 

Quanto mais motivados estiverem os colaboradores maior a chance de crescimento da organização. Pode-se dizer que estes programas, além de premiar o colaborador por seu esforço e dedicação para com a organização, tendem a despertar no funcionário a satisfação em fazer parte daquela organização, proporcionando assim um melhor desempenho, bem-estar e satisfação. 

Programas de Incentivo são grandes aliados para o sucesso dos negócios. Manter o funcionário motivado é uma estratégia que estimula a produtividade e melhora a qualidade do ambiente de trabalho. Reconhecimento e recompensa são dois ingredientes tão gratificantes quanto o recebimento do salário no fim do mês. 

Programas de Incentivo e diminuição da concorrência 

A principal vantagem ao se realizar Programas de Incentivo é a geração de motivação, que gera por sua vez o aumento ou crescimento da produtividade e melhora na qualidade do ambiente de trabalho. Programas de Incentivo podem figurar como geradores de vantagem competitiva perante a concorrência, dado que tais programas contribuem para extrair o máximo das potencialidades dos funcionários. 

Além disso, dependendo da mecânica e da continuidade do programa, o efeito motivacional pode ser bastante duradouro. O sucesso do programa de incentivo depende de dois ingredientes em sua mecânica de implementação: o reconhecimento e a recompensa

O mercado exige que o profissional de RH tenha uma visão generalista da empresa, e que contribua para implementar estratégias organizacionais, para inovar e agregar valor à organização através das pessoas.

Devido o enorme crescimento do mercado de trabalho e do grande índice de competitividade estabelecido entre as organizações, torna-se necessário encontrar meios de se evitar a rotatividade dentro da empresa. 

Para isso os gestores de Recursos Humanos (RH) recorrem a estratégias como os programas de incentivo, com o objetivo de melhorar a motivação do funcionário, evitando assim a perda deste profissional.

No estilo de gestão Taylorista/Fordista as operações de trabalho tornaram-se cada vez mais simples e rotinizadas. Inicia-se adotando a crença de que o dinheiro seria a principal fonte de incentivo e motivação. Acreditava-se que a maioria dos trabalhadores escolhia os seus empregos não tanto pelo tipo de trabalho ou pelo conteúdo do cargo, mas principalmente pela remuneração e benefícios (Bergamini, 1997).

Portanto, entende-se que os benefícios podem ser entendidos como uma espécie de remuneração indireta. Ou seja, aquela que o trabalhador recebe a fim de satisfazer às suas necessidades individuais, proporcionando um ambiente mais harmonioso e com significativo bem-estar. O papel do programa de benefícios é levar bem-estar aos trabalhadores. 

Segundo Chiavenato (314-315), os benefícios têm como meta tornar a vida do trabalhador mais fácil e agradável, ou melhor, os benefícios são regalias e vantagens a título de pagamento adicional dos salários, além do aspecto pecuniário ou financeiro, servem para livrar os funcionários de uma série de transtornos. 

O real objetivo dos benefícios

Dessa forma, os benefícios estão ligados ou associados com aspectos da responsabilidade social da organização. Porém, há que ressaltar-se que os programas de benefícios não têm por objetivo aumentar a produtividade do trabalhador, como se acredita corriqueiramente, inclusive pela própria área de RH. 

Não é para isto que eles existem, sua existência tem outra função e objetivo. Daí muitas dúvidas e controvérsias quanto a este tema, por parte da gestão geral das organizações que têm este entendimento ou querem que os benefícios atuem com este fim, o de aumentar a produtividade do trabalhador. 

Esta intenção equivocada vem provocando enganos, desmotivação e erros conceituais sérios, em alguns casos. Estas interpretações equivocadas, quanto ao entendimento conceitual do uso dos benefícios, vem gerando longos debates não só nas organizações, como também nos sindicatos de classe e governos. 

Os Programas de incentivo surgem como ferramenta para o melhor gerenciamento das pessoas. São importantes pois estimulam os colaboradores a atingir objetivos e metas, além de recompensá-los por

seu desempenho alcançado ou resultados atingidos. Estes programas têm o objetivo de motivar os funcionários através do reconhecimento e valorização que o mesmo recebe da organização, objetivando o incentivo em contribuir cada vez mais para o crescimento e prosperidade da empresa, pois o colaborador sabe que desse modo pode obter recompensas ou benefícios.

Funcionário e empresa

Portanto, a empresa precisa valorizar o funcionário e criar diretrizes para que ele sinta-se satisfeito e possa produzir com maior eficiência. Por outro lado, é fundamental manter relações recíprocas mediante os objetivos, ou seja, o funcionário contribui para satisfazer os objetivos da empresa e esta deve oferecer condições necessárias para que o colaborador possa satisfazer seus próprios objetivos, assim, ambos estarão trabalhando pela melhoria contínua nos processos em busca do sucesso pessoal e profissional.

 

Keity Miranda

Psicóloga

KEITY MIRANDA

Olá, sou psicóloga clínica e trabalho com a abordagem Cognitiva Comportamental (TCC), atualmente, reconhecida como uma das principais vertentes em tratamento psicológico para diversos transtornos psicológicos e psiquiátricos. Nos atendimentos, poderá compreender as demandas emocionais e conflitos do cotidiano. Trabalharemos em conjunto para compressão dos pensamentos automáticos que influenciam nos comportamentos, causando sofrimento e angustia, interferindo no alcance de seus objetivos e na qualidade de vida. A cada atendimento, experimentará uma nova forma de se organizar e compreender as situações da vida. Agende sua consulta ou entre em contato para disponibilidade de outros horários.
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