Promoção de cargo: como saber quando o funcionário está pronto?

Duas pessoas conversando sobre promoção de cargo

A promoção de cargo no trabalho é uma etapa desejada por muitos funcionários em uma empresa. As chances de poder ganhar mais e assumir novas responsabilidades despertam o interesse em muitos colaboradores, no entanto, nem todos estão preparados para isso.

É preciso avaliar a capacidade real do colaborador, tal como conhecimentos específicos e disposição para cumprir novas atividades. Também deve-se observar o nível de engajamento desse colaborador com a empresa.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça alguns critérios que devem servir de parâmetro para promover um funcionário. Confira!

O profissional demonstra interesse por toda a empresa

Um funcionário que conhece apenas a área específica na qual trabalha não é suficiente para ser promovido. Ele precisa demonstrar interesse em saber o que acontece em outros setores.

Esse tipo de postura sinaliza que o funcionário pretende ter uma visão sistêmica da organização, característica muito importante, pois revela o nível de engajamento do colaborador com a empresa. É uma atitude que também ajuda a definir a área na qual ele pretende ser promovido.

Costuma apresentar novas habilidades

Como um funcionário pode ser promovido para um cargo melhor se ele não tem nada de novo para oferecer? Esse deve ser um critério para a promoção no trabalho, pois o funcionário deve apresentar ou, pelo menos, ter interesse em desenvolver novas habilidades.

Para identificar isso, perceba se o funcionário concluiu recentemente ou está inscrito em algum curso de aperfeiçoamento. Muitas vezes ele se dedica a uma pós-graduação ou outra modalidade de ensino em busca de conhecimentos para ser promovido.

Observe o aproveitamento e tipo de curso, e avalie se o funcionário tem realmente as habilidades para subir de cargo.

Sabe aproveitar os feedbacks

Durante a rotina de trabalho, todos funcionários recebem feedbacks, mas apenas alguns colaboradores conseguem aprender com eles. E são esses funcionários que estão mais propensos a serem promovidos.

Isso porque quando um funcionário aprende com as críticas e as avaliações dadas ao seu trabalho, ele consegue entender melhor a política da empresa. E por isso, tende a percorrer um caminho de excelência, tornando-se um funcionário melhor em outro cargo.

É comprometido com a entrega de tarefas e resultados

Um funcionário acomodado, que sempre oferece mais do mesmo não tem chances de ser promovido. Ele precisa de mais tempo para se aprimorar ou fazer parte de uma política de motivação.

No entanto, aquele funcionário que constantemente apresenta bons resultados deve ser visto com bons olhos. Afinal, ele se desafiará mais e por isso não terá resistência em realizar tarefas mais ousadas quando estiver em um novo cargo.

Esses foram alguns aspectos que devem ser considerados no processo de promoção de cargo no trabalho. Para entender melhor como esses fatores podem ser relevantes, é importante conhecer as contribuições da Psicologia Organizacional. Trata-se de uma área do conhecimento que oferece boas orientações sobre como o comportamento humano e os fenômenos psicológicos que acontecem dentro das empresas podem ser otimizados.

Se as informações deste post foram interessantes para você, fique por dentro de outros assuntos curtindo a nossa página no Facebook!

 

 

"Promoção de cargo: como saber quando o funcionário está pronto?", 5 out of 5 based on 1 ratings.
0
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

Deixe uma resposta