psicologia-do-esporte

Psicologia do Esporte – Como é atuação do Psicólogo no esporte?

A Psicologia do Esporte é a ciência que estuda a otimização da performance de atletas e equipes. Através da compreensão da influência das emoções e sentimentos na boa realização do esporte é possível auxiliar para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Que tal entender um pouco melhor sobre como a Psicologia pode auxiliar atletas profissionais e amadores a ter melhores rendimentos?

O que é psicologia do esporte?

A Psicologia do esporte é considerada o estudo dos fatores comportamentais que influenciam e são influenciados pela participação e desempenho no esporte, exercício e atividade física e aplicação do conhecimento adquirido através deste estudo para a situação cotidiana¹.

Mente e esporte

É interessante ver a quantidade de pessoas hoje que pratica corrida nas ruas. É um esporte democrático e de baixo custo, não é obrigatório um investimento em equipamentos, você precisa de você mesmo e de roupas e calçado confortáveis apenas.

Entretanto, se você está despreparado “mentalmente” será muito difícil conseguir correr longas distâncias, por mais que tenha capacidade física para isto.

Imagine só, é um dia propício e você está pronto para iniciar sua primeira corrida. UAU! Você está realmente animado, vestiu-se, ajustou os cadarços e o celular (para medir a distância e tempo percorrido, óbvio), respirou fundo e foi. Eis que está tudo bem, mas começa a pensar sobre milhares de outras coisas que nada tem a ver com aquele momento.

De repente, percebe que existe uma dificuldade de respirar e de continuar correndo bem. Olha no celular e percebe que correu 400m apesar de ter certeza que já tinha atingido 1km.

A sensação de que não vai conseguir atingir sua meta inicial, de 2km, começa a aumentar. Sente que seu corpo não responde e assume que é incapaz. Por fim, faz 1km e sente que não é possível atingir a meta.

Este exemplo é de uma pessoa comum mas você pode identificar que a pessoa estava preparada para iniciar um treino físico em todos os aspectos menos o emocional. Saber lidar com a dificuldade inerente a realizar um esporte requer treino físico e mental.

O principal aspecto aqui é ser capaz de gerenciar a ansiedade e os pensamentos enquanto pratica o esporte.

O ideal para atletas

O atleta necessita aprender lidar com a ansiedade e responder adequadamente as pressões por resultados. Muitas vezes, o treino é ótimo e consegue ter um alto rendimento, mas ao chegar na competição não se tem os resultados esperados. Ser capaz de fazer um gerenciamento emocional adequado é essencial e inegável.

Ouvimos muito treinadores a falar “precisamos estar prontos psicologicamente para esta partida”. É inegável que atletas que saibam utilizar ferramentas adequadas para não se deixar levar pela emoção do momento irão apresentar ótimos resultados. Mas como conquistar essas ferramentas?

O que é principal é conhecer sua limitação/fragilidade. Reconhecer e assumir qual a sua limitação/fragilidade é o primeiro ponto para encontrar outras soluções para essa questão.

Nem todos irão ter dificuldade em lidar com a pressão, mas talvez você tenha. Encontrar a razão pela qual essa dificuldade exista e traçar um novo caminho quando ela aparece é uma das maneiras de conquistar melhores resultados.

Mais ainda do que perceber os aspectos a serem melhorados, é muito importante saber quais os seus pontos fortes. Quais as melhores características que tornam você bom nesse esporte?

Não valem comparações com outros que você julga “melhores” que você. O que queremos aqui é saber o que em você é muito bom para fortalecer ainda mais esses pontos.

Exercendo o equilíbrio entre limitação x capacidade o atleta pode ser capaz de experimentar equilíbrio durante a competição.

Essa temática é muito extensa e, é possível falar sobre assuntos muito específicos sobre atletas que competem individualmente e em grupo. Mas, antes de estender mais o assunto nos conte você o que te interessa e quais as tuas dúvidas? Espero que tenha gostado.

¹American Psychological Association. Com cede nos Estados Unidos, a APA tem por objetivo, a atualização e conceitualização de novos campos de atuação da Psicologia no mundo.

Nathalia Brandolim Becker

Olá! Meu nome é Nathália a minha missão é te ajudar a tornar a sua caminhada mais leve, com mais qualidade de vida e bem-estar para o seu dia a dia. A árvore simboliza o meu trabalho. É a vida, com conteúdos e significados, tanto os bons quanto os não tão bons assim, do seu percurso. O meu trabalho busca auxiliar na gestão das emoções e comportamentos de maneira que sua árvore possa crescer, florescer e, ainda, dar frutos.

O atendimento realizado é focado na promoção de saúde e no seu bem estar através de práticas inovadoras capazes de impactar de maneira positiva a gestão de emoções e comportamentos. Trabalho com Psicoterapia Breve para que de acordo com a sua necessidade possamos traçar juntos o objetivo especifico dos atendimentos. Atendo, principalmente, pessoas com algum problema de saúde (doenças crônicas, dificuldades relacionadas ao sono e etc). Os atendimentos destinam-se a jovens adultos, adultos e idosos.

Atuo com atendimento psicológico (online e presencial), mas também, realizo pesquisas e estou vinculada a um centro de investigação internacional que me possibilita acesso as mais atuais pesquisas científicas.

Espero que eu possa conhecer o teu momento de vida e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal. Caso tenha dúvidas a respeito do meu trabalho sinta-se a vontade para entrar em contato comigo. Ficarei feliz em te responder.

Você também pode me encontrar:
Site: https://sonopsicologia.com/
Instagram: https://www.instagram.com/sono.psicologia/
Facebook: https://www.facebook.com/sonopsicologia/
Nathalia Brandolim Becker

One thought on “Psicologia do Esporte – Como é atuação do Psicólogo no esporte?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *