Como a psicologia do trabalho pode melhorar o desempenho da empresa?

um homem e uma mulher sentados conversando sobre psicologia do trabalho

Quando uma empresa tem um desempenho pouco expressivo, é preciso observar como estão os funcionários. Isso porque eles são diretamente responsáveis pelas conquistas alcançadas pela organização. E se nada vai bem, quem precisa intervir é o psicólogo do trabalho.

Com esse profissional é possível tirar a empresa de momentos de dificuldades. Ele pode garantir a avaliação de desempenho dos colaboradores e renovação da equipe, por exemplo. Quer saber mais? Confira neste texto 4 vantagens da psicologia do trabalho para o sucesso da empresa.

Avaliação de Desempenho

Se uma empresa vai mal, possivelmente seus funcionários também. Essa relação é claramente observada pelo olhar aguçado do psicólogo do trabalho. Ele entende que o processo de avaliação de desempenho dos colaboradores é essencial para aferir a saúde da empresa.

Por meio de métricas especiais, a psicologia do trabalho pode mensurar a execução das atividades do colaborador e prever possíveis riscos para a empresa. Neste sentido, o psicólogo do trabalho dará orientações de como motivar equipes, reduzir o absenteísmo e não deixar que as coisas caminhem para um lugar sombrio.

Resolução de conflitos

A empresa não é apenas um negócio lucrativo. Ela é um conjugado de pessoas de diversas características e interesses. Por conta disso, é comum e natural que existam conflitos entre funcionários da empresa. No entanto, se esses conflitos não são resolvidos podem tomar proporções desagradáveis.

Neste sentido, o psicólogo do trabalho pode intervir. Por meio de técnicas de observação, empatia e feedback eficaz, esse profissional vai encontrar os motivos que deram início ao conflito. Em seguida, ele terá a melhor abordagem para solucioná-lo.

Com isso, a empresa mantém seus colaboradores focados na produtividade e seu funcionamento segue de forma saudável.

Aprimoramento de competências do candidato

Uma empresa que quer aumentar seu desempenho precisa melhorar a qualidade e produtividade de seus funcionários. Neste contexto, a psicologia do trabalho tem função primordial. O motivo disso é que essa área de conhecimento possui as técnicas para realizar o treinamento de funcionários.

Por meio do mapeamento de competências, a psicologia do trabalho prepara melhor o colaborador para se desenvolver, adquirir novos conhecimentos — necessários para ocupar um novo cargo ou realizar melhor a própria função — e aprimorar as habilidades que já tem. Como efeito disso, a empresa ganha em inovação e competitividade no mercado.

Renovação dos grupos de trabalho

Quando uma empresa quer otimizar o seu desempenho, ganhar novos mercados e fortalecer a sua marca, possivelmente terá que fazer novas contratações. E os motivos são muitos: pode ser, por exemplo, aumentar o pessoal para dar conta de uma carga de trabalho que se ampliou recentemente ou para renovar a equipe de estratégias da empresa.

Independentemente da razão, o psicólogo do trabalho terá a importante missão de fazer o recrutamento e seleção de colaboradores. Neste processo, ele vai tanto usar procedimentos para atrair candidatos quanto selecionar aqueles que mais estarão de acordo com as novas necessidades da empresa. O resultado disso é uma empresa que contrata as pessoas certas no momento em que ela mais precisa.

Sua empresa conta com a ajuda de um psicólogo do trabalho? Conte para a gente e compartilhe suas experiências, deixando seu comentário aqui no post!

"Como a psicologia do trabalho pode melhorar o desempenho da empresa?", 5 out of 5 based on 2 ratings.
0
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

Deixe uma resposta