Psicologia online: a nova oportunidade para alavancar sua carreira!

Antes de começar a te explicar porque deve saber mais sobre psicologia online, te proponho uma reflexão.

Uma das lições que temos aprendido hoje, como profissionais, é que é imprescindível estar disposto a estudar e aprender formas de inovação. Essa é a única forma de nos manter em posição favorável no mercado que está cada vez mais competitivo, certo?

Espera, eu não vou te desanimar nas próximas linhas! Sei que você se esforça para estar antenado às novidades malucas que estão surgindo por aí…

A questão é que, como psicólogos, já temos que buscar constantemente por respostas, novas abordagens de estudo, qualificações e especializações. A atualização profissional nunca parece ter fim!

Além disso, ainda nos deparamos com pacientes exigentes que, quando estão viajando nas férias e precisam de nós, sugerem uma sessão de terapia online pelo Skype, ou propõem conversa rapidinha por chamada de vídeo do Whatsapp… Não é mesmo?

Nós conversamos com nossos colegas de trabalho, também psicólogos, e descobrimos que existe uma maré alta de clientes que buscam pelo atendimento online. Muitas pessoas buscam pela psicologia online por diversos motivos como a distância, timidez, menor custo, ou pelo conforto.

Por isso, nós esclarecemos de uma vez por todas:

Você, como psicólogo, deve fazer as pazes com a tecnologia

Cada um pede desculpas e não se fala mais nisso!

…principalmente se busca pela tão almejada visibilidade profissional.

O que você faria se soubesse que há uma grande oportunidade de oferecer psicologia online para seus pacientes com o suporte de uma rede de apoio? Deseja ser devidamente reconhecido como profissional? Quer ver seu extrato bancário refletindo positividade e ainda contar com um fluxo de clientes que não pára de aumentar?

Apostar na psicologia online junto ao time do Psicologia Viva é a melhor forma de fazer isso acontecer! Tanto para ajudar você a ingressar no cenário do atendimento pela internet, quanto para a complementação do seu orçamento.

Na verdade, mais do que aproveitar a possibilidade de dar um salto financeiro, ao se juntar ao qualificado time de psicólogos online da Psicologia Viva você amplifica o seu poder de alcance. É possível trabalhar de forma flexível e sigilosa e ainda contar com a ajuda de especialistas na definição de uma nova estratégia profissional (que fará com que você se destaque da multidão).

Isso faz sentido para você hoje? Não vê a hora de contar com um maior número de pacientes e começar a atendê-los com qualidade e eficiência, do conforto da sua cadeira? Acompanhe a leitura deste artigo e saiba como fazer a magia do crescimento profissional acontecer por meio da psicologia online. Vem!

Você precisa ser fera em atendimento online

Você se considera um profissional de qualidade?

Essa pergunta pode ter te assustado, mas é muito necessária. Se você acha que a resposta certa é “sim, porque eu adoro atender meus pacientes!”, “tenho feito cursos de especialização desde a minha formação!” ou “sou organizado, nunca atrasei uma sessão sequer”, vamos ser sinceros! Talvez você ainda não tenha percebido que tudo isso é realmente ótimo, mas é só o fundamental.

São milhões de psicólogos no mercado hoje que atuam de forma engajada. Vemos por aí psicólogos que criaram canais no Youtube, performam como coach, astrólogos, especialistas em tarot… São muitas as possibilidades, mas o que esses exemplos têm em comum é que esses profissionais estão inovando de alguma forma.

E você? O que você tem feito para ter um elemento extra hoje?

É dessa vontade de sobressair que você irá precisar se deseja obter sucesso na sua carreira, e nada melhor do que  investir na psicologia online para cumprir esse desafio! Entenda porquê:

É ter presença onde o seu cliente está

A maior parte das pessoas está na internet todos os dias, então, é lá que você deve estar também.

A presença online garante que você encontre seus pacientes com facilidade e faz com que você seja encontrado por eles também.

Ter essa visibilidade é uma boa maneira de garantir que você está sempre à disposição do cliente de forma rápida, o que ganha muitos pontos na qualidade do atendimento.

É a melhor forma de se tornar referência

Digamos que você tem áreas em que prefere trabalhar: ansiedade, estresse agudo, depressão, relacionamento amoroso e dependência química.

Se você produzir conteúdo relacionado aos temas, rapidamente vai se tornar uma autoridade online dos assuntos. Em consequência disso, vai passar mais confiança aos pacientes e atrair mais pessoas que desejam saber mais sobre esses pontos.

Permite maior valorização do seu nome

Ter presença online auxilia no processo de criação de uma identidade. Isso significa que os seus valores e o seu conhecimento vão se tornar acessíveis a todos e, sempre que se lembrarem, vão ter uma imagem de quem você é como profissional.

Além desses pontos, é importante ainda falar que investir na visibilidade online é uma das estratégias de marketing mais acessíveis que existem. É impressionante como esse projeto pode trazer resultados.

Asseguramos a você que é super importante ser fera em atendimento online o quanto antes. Você precisa encarar com humildade o fato de que, se você não o fizer, vai ficar para trás!

Psicologia online é a versão da te do futuro

Nós sabemos que havia um tempo em que você conquistava todos os seus clientes entregando cartões para amigos, familiares e conhecidos.

Nos dias de hoje, meu caro, se você continua com essa estratégia na manga e não tem nenhuma familiaridade com o universo online, você provavelmente vai entrar numa fase de maré baixa de atendimentos.

Na profissão psicólogo do futuro (ou psicólogo online, se você preferir), você oferece a possibilidade de comunicação online para seus pacientes. Esse é o estilo de comunicação que mais tem crescido no mundo atualmente (principalmente entre os jovens). Ou seja, a sua profissão, nessa fase de transição, depende inteiramente da sua dedicação para sobreviver a essa mudança!

Comece a treinar para oferecer a orientação psicológica por meio dos recursos online, como e-mail, chat, WhatsApp, Skype, ou em alguma plataforma específica para esse serviçoSegundo a Resolução 11/2012 do CFP, são permitidas as sessões de terapia por tais meios de comunicação. Para isso, o profissional deve estar cadastrado no Conselho Regional de Psicologia para exercer a função de psicólogo online.

Isso feito, pronto! Bem-vindo ao seu futuro como psicólogo de muito sucesso!

Desafios que você pode enfrentar – e como driblá-los

Seria terrível se a gente não te alertasse que, no caminho dessa jornada, alguns desafios vão surgir. Como prezamos pela franqueza, aqui vão eles:

Horários malucos

Uma das grandes vantagens de ser um psicólogo online é poder estar mais próximo dos seus clientes. O desafio é que isso implica diretamente na exigência dos mesmos em te contatar em horários variados, excedendo o horário comercial.

E quem adora receber uma demanda de cliente quando já está de pijamas, assistindo um filme e comendo uma pipoquinha? Isso mesmo, ninguém.

No one. Ninguém mesmo.

Mas se você quer obter mais notoriedade e resultados, considerar o oferecimento de atendimento das próprias sessões de terapia fora do horário comercial é uma boa jogada. Você está pronto para assumir essa responsabilidade?

Não se preocupe, existem formas de fazer isso de maneira organizada, sem risco de te sobrecarregar ou te deixar à beira do abismo de um burn out. Você só precisa encontrar uma plataforma de apoio para estabelecer uma produtividade mais assertiva. Acompanhe a leitura até o final que a gente te conta como!

Necessidade de causar uma boa impressão desde o primeiro contato

Em um atendimento presencial você estava acostumado a receber feedbacks diretos sobre o seu desempenho como profissional. A dura realidade de atender um paciente online é que, caso ele não goste de você, ele vai sumir já que ele encontra outro profissional na velocidade de um clique.

Você, como defensor da psicologia online, vai ter que encantar esse cliente logo na primeira conversa. A boa notícia é que, uma vez encantado, ele vai seguir com você fielmente por muito tempo.

Alguns casos não podem ser tratados por terapia online

Casos de distúrbios psicológicos graves, crises sérias, extremo descontrole emocional, pensamento suicida (ideação suicida) não podem ser tratados de forma online.

De acordo com a seriedade do problema, é imprescindível que você recomende a essa pessoa que procure atendimento presencial (consultório) ou de emergência (hospital, pronto atendimento ou clínica especializada). No entanto, não se preocupe com isso. Infelizmente, de acordo com um estudo da OMS, a estimativa é de que 23 milhões de brasileiros estejam sofrendo por problemas de saúde mental, sendo ao menos 5 milhões de pessoas precisando de assistência com urgência de nível moderado a grave.

Isso significa que o nosso campo de atuação, na psicologia online ou offline, não tende a diminuir de forma nenhuma.

Você precisa assegurar que as informações estejam seguras

Existem programas espiões que podem monitorar conversas do chats, Skype, WhatsApp ou e-mails. Desse modo é fundamental que você se certifique da segurança do seu meio de comunicação com o paciente.

Nós recomendamos que os profissionais de psicologia online não utilizem computadores ou dispositivos públicos e a guardem os registros dos atendimentos e conversas em local seguro e protegido por senha.

Nada é mais importante do que o sigilo das informações das pessoas que estão abrindo suas vidas para você, como psicólogo de confiança!

Uma estratégia que soluciona esse desafio é estar em uma plataforma digital com certificação de segurança.

Talvez seja interessante investir na aparelhagem

Como anda seu computador, tablet ou smartphone? E a velocidade da sua internet? É interessante oferecer para o seu paciente uma boa experiência de usuário nesse novo canal de comunicação.

Por fim (e com certeza, com prioridade!), para ser considerado mestre da psicologia online, você precisa estar disposto a se arriscar em uma nova empreitada. Mas não é isso que todos os profissionais bem reconhecidos precisam encarar?

Enfim, estamos chegando ao fim da nossa conversa…

Nesse conteúdo você aprendeu que não há nada a temer do mundo online. São mínimos os motivos que te impedem de alcançar mais pessoas e adquirir mais pacientes, aumentando o reconhecimento do seu nome no mercado.

Como uma dica bônus, eu preciso convidar você a estudar um pouco sobre as técnicas de marketing digital para a criação de uma estratégia bacana. Assim, você arremata o checklist de um profissional super bem colocado na internet e gera conteúdos que vão atrair um público ainda maior (já pensou em ter um blog? Cogitou fazer um webinar sobre psicologia online, agora que é guru no assunto? Coloque a sua criatividade para funcionar!).

Finalmente, você entendeu que atuar pela internet não requer nenhuma magia e que vale a pena ser um psicólogo online! Veja, em seguida, como podemos participar dessa jornada junto você!

Sobre o Psicologia Viva

O Psicologia Viva é a maior plataforma de atendimento psicológico da América Latina. Democratizamos o acesso à psicologia online em qualquer hora, de que qualquer lugar.

Somos credenciados pelo CFP e possuímos o Certificado de autorização do Conselho Federal de Psicologia, que regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância.

Nossa plataforma é criptografada, assegurando a segurança dos dados dos clientes. Nossos psicólogos, por sua vez, possuem uma ferramenta de gestão completa com atendimento online, aumentando seu retorno financeiro e reduzindo custos fixos. Eles contam, ainda, com uma equipe de apoio para questões de operação, estratégias de marketing e marketing digital.

Através do nosso programa de saúde mental, ajudamos empresas a reduzirem perdas por afastamento de colaboradores por demandas emocionais.

Temos orgulho de possuir esse projeto de grande impacto social. Atingimos cerca de um milhão e meio de vidas todos os dias com a psicologia online e ajudamos psicólogos a prosperarem profissionalmente!

Acha que esse conteúdo ajudou a definir os próximos passos da sua carreira? Continue contando com a gente se cadastrando no time do Psicologia Viva agora mesmo! 🙂

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *