Psicologia organizacional: o que é e como pode ajudar a empresa

Um homem sentado em uma mesa, dando psicologia organizacional para um casal de uma empresa

Os conhecimentos da psicologia abrangem as relações humanas de uma forma geral, portanto podem ser utilizados em diferentes ambientes: família, relacionamento amoroso, escola, trabalho. Nesse contexto, podemos dizer que a Psicologia Organizacional é a responsável pelo entendimento das relações dentro de uma organização/empresa.

As empresas são formadas por recursos materiais e humanos, ambos importantes para seu funcionamento, porém, são as pessoas que tornam possíveis os processos e alcançam os resultados. Entender e aprimorar a relação entre os trabalhadores é essencial para o sucesso da empresa.

Acompanhe o post para saber o que é a Psicologia Organizacional e como ela pode ajudar a empresa!

O que é Psicologia Organizacional?

A Psicologia Organizacional, também conhecida como Psicologia do Trabalho, estuda o comportamento humano e os fenômenos psicológicos que acontecem dentro das empresas, além de analisar suas implicações no ambiente de trabalho.

O seu principal objetivo é aumentar e manter a qualidade de vida no trabalho por meio de um bom clima organizacional, condições favoráveis ao trabalho e desenvolvimento de pessoal e relação harmônica entre os funcionários.

Algumas das formas de atuação da Psicologia Organizacional são:

  • técnicas de recrutamento e seleção de pessoal;
  • pesquisa de clima organizacional;
  • aplicação de testes comportamentais;
  • avaliação de desempenho dos colaboradores;
  • formulação de programa de qualidade de vida no trabalho;
  • treinamento e desenvolvimento de pessoal; entre outras.

Como ela influencia o ambiente de trabalho?

De forma geral, a Psicologia Organizacional estuda o bem-estar, o desenvolvimento e a relação entre os funcionários dentro de uma empresa. Essas informações coletadas são a base para traçar formas de alcançar o melhor desempenho da empresa e maximizar as potencialidades dos seus funcionários.

Os psicólogos organizacionais podem identificar e atuar sobre fatores de grande influência no cotidiano das organizações, como:

  • principais perfis dos funcionários dentro da empresa;
  • comportamento organizacional dos recursos humanos;
  • doenças psicossomáticas e transtornos relacionados ao trabalho dentro da empresa;
  • causas do absenteísmo e rotatividade alta de funcionários;
  • principais fatores motivacionais no trabalho; e
  • análise das práticas adotadas pela empresa.

Dessa forma, a organização se torna mais capacitada para evitar e diminuir ações e comportamentos que prejudicam as relações entre os funcionários. Por outro lado, descobre as ferramentas para investir em atitudes que promovam a evolução e satisfação da equipe.

Quais benefícios traz?

O ambiente organizacional influencia diretamente o desempenho e satisfação dos funcionários no dia a dia, por isso, a aplicação dos conceitos de Psicologia Organizacional traz diversos benefícios para a empresa e seus colaboradores.

Podemos citar:

  • solução de problemas no ambiente de trabalho, que são responsáveis pela dificuldade de alcançar resultados e desmotivação dos funcionários;
  • identificação das causas de doenças e acidentes de trabalho, o que possibilita o investimento em prevenção da saúde do trabalhador;
  • aumento da produtividade dos funcionários;
  • diminuição de gastos com demissões e novos processos de contratação;
  • criação de uma cultura de respeito ao trabalhador e valorização do seu bem-estar; e
  • melhoria da comunicação entre funcionários e diretoria.

A Psicologia Organizacional desempenha um papel muito importante na manutenção da saúde do trabalhador dentro da empresa. Sua aplicação traz vantagens para os funcionários, que têm maior qualidade de vida no trabalho, e para os gestores, já que a produtividade e obtenção de resultados aumenta.

 

Podemos perceber que essa área da psicologia ajuda a combater grandes problemas organizacionais. Se quiser saber sobre como o psicologia viva pode ajudar a melhorar a realidade da sua empresa acesse o Psicologia Viva Empresarial!

"Psicologia organizacional: o que é e como pode ajudar a empresa", 5 out of 5 based on 4 ratings.
4
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

6 thoughts on “Psicologia organizacional: o que é e como pode ajudar a empresa

  1. Sou novato acadêmico, tenho como meu primeiro trabalho em Ciência em Profissão em Psicologia, entrevistar um Psicólogo da área Psicólogo especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

    Gostaria de saber se posso ou se tem algum Psicologo na PSICOLOGIAVIVA que possa ou se disponha a ser entrevistado. Pode ser por email ou Whats app.

    Desde já agradeço pela atenção e ficarei muito grato se for atendido
    Atenciosamente
    Helio Pergher – Whats app (51) 99561-6195

Deixe uma resposta