O psicólogo online: as vantagens dessa modalidade de atendimento

Uma nova modalidade de atendimento

A Psicologia, assim como qualquer outra profissão, vem enfrentando uma série de desafios ultimamente, e vem se adaptando no que diz respeito ao mercado de trabalho às necessidades tanto dos profissionais como dos pacientes, à economia do nosso país, à evolução do mundo em que vivemos e a constante transformação da sociedade.

Para tanto, a modalidade de atendimento online ocupa cada vez mais espaço neste imenso universo.

Com a mesma premissa de excelência e qualidade no exercício profissional, os psicólogos têm a possibilidade de oferecer atendimento online de forma segura e eficaz.

Através de uma  plataforma de atendimento online, como a do Psicologia Viva, a terapia se desenvolve de forma segura, com  certificação internacional a esse respeito, preservando o sigilo, aspecto extremamente importante em nosso trabalho.

Suas vantagens

Além disso, consegue-se atingir um número imenso de pessoas que muitas vezes não têm a possibilidade de se consultarem presencialmente, pois em suas cidades não há profissionais da área da Psicologia, ou aquelas pessoas que decidem morar fora de seu país e necessitam ou desejam fazer terapia em sua língua materna, ou ainda aquelas pessoas que precisam mudar-se de cidade e desejam manter a terapia já iniciada em função do vínculo já estabelecido.

Ou também aquelas pessoas, que por questões de deslocamento ou gerenciamento de tempo fazem a opção de realizar suas consultas de forma online.

Tudo isso também deve ser visto do ponto de vista dos psicólogos, pois estes até algum tempo atrás estavam preparados a trabalhar de forma presencial.

Já começa aí a haver mudança: linguagem diferente, ambiente diferente, treinamento diferente. Com a mudança na própria sociedade, a inserção do mundo virtual veio também para o aspecto profissional, aliando necessidades, possibilidades e comodidades.

Mas ao mesmo tempo desafiando os profissionais da área a saírem de suas zonas de conforto, deixarem de lado suas resistências e se engajarem nesse novo tempo, de novas possibilidades e realidades, de novas descobertas.

Seus benefícios

A terapia online traz benefícios não só para os pacientes, mas também para os psicólogos. Pode-se citar economia de custo para o profissional realizar seu trabalho e comodidade de poder trabalhar em um ambiente de sua escolha como sua própria residência, por exemplo.

Além da flexibilidade de horário na agenda. E também a possibilidade de trabalhar com uma gama de pessoas infinitamente maior em termos geográficos, o que amplia sua rede de pacientes.

Mas é importante observar-se que ainda existe, dentro da categoria dos psicólogos, certa resistência por parte de alguns profissionais quanto ao exercício da profissão no atendimento online.

Talvez, porque para estes psicólogos, em função de sua formação ter se dado para o atendimento presencial e seu treinamento ter sido para o paciente frente a frente no consultório físico, eles não estejam preparados para o atendimento online.

O importante aqui é pensar que não se tem que passar de um lado para o outro, e sim poder exercer a profissão, aliando e incorporando o que há de positivo na sua prática: tanto presencial como online.

Então, aqui fica o desafio: adaptar-se sempre. Acompanhar a evolução e escolher os caminhos de mudança que tragam crescimento e realização pessoal e profissional.

 

Laura Verissimo

Psicóloga Clínica de crianças, adolescentes e adultos

Terapeuta Cognitivo comportamental

Terapeuta de casais e famílias

CRP 07/03284

Laura Verissimo

Sou psicóloga clínica, formada pela PUCRS . Trabalho no atendimento de crianças e adolescentes, indivíduos, casais e famílias há mais de 30 anos. Ao longo de minha trajetória profissional, sempre busquei a promoção da saúde e bem estar social das pessoas com as quais mantive contato na minha prática profissional. O foco do trabalho é a promoção de qualidade de vida, bem como auxílio das questões que trazem sofrimento e dúvidas diárias. Trabalho com técnicas de terapia cognitivo comportamental e terapia sistêmica, que são efetivas para situações de ansiedade, depressão, estresse, entre outras tantas situações de sofrimento.
Laura Verissimo

Últimos posts por Laura Verissimo (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *