Psicoterapia – Tudo o que você precisa saber (Guia Completo)

trabalho de um psicólogo é fundamental para a promoção de saúde. Infelizmente, há muitos mitos e preconceitos relacionados a esse profissional. Por exemplo, algumas pessoas ainda acreditam que fazer psicoterapia é apenas para aqueles que sofrem com transtornos mentais.

Nos últimos anos, é possível ver esforços para a desmistificação da Psicologia. Algo que todos precisam saber é que o psicólogo não trabalha apenas na clínica. Essa profissão está presente em diferentes campos de trabalho, atuando na saúde individual e coletiva. De forma alguma o contato com psicólogos é apenas para os que têm alguma doença.

Você quer saber mais sobre essa profissão? Neste post, falamos sobre as funções do psicólogo, como funciona a psicoterapia e qual a importância de fazer esse tipo de acompanhamento. Aproveite!

Qual é o papel dos psicólogos?

Como falamos, a atuação desses profissionais é bem ampla e vai muito além da área clínica. A Psicologia está ganhando cada vez mais espaço na nossa sociedade. Isso mostra o reconhecimento de seu papel na mediação de relações mais saudáveis seja no trabalho, na escola ou consigo mesmo.

Os campos de atuação mais comuns para psicólogos incluem, além da clínica:

  •         Equipes de recursos humanos ou marketing em empresas;
  •         orientador em escolas e faculdades;
  •         hospitais e outras instituições de saúde;
  •         políticas públicas de assistência social;
  •         área jurídica;
  •         esportes atendendo atletas ou times de alto rendimento.

Viu como são diversas as funções que o psicólogo pode exercer? Em todos esses campos, há um objetivo comum: promover saúde mental. Ao trabalhar em uma empresa, por exemplo, o profissional da Psicologia realiza a seleção de funcionários e o acompanhamento da sua relação com o trabalho, com os colegas e com os líderes.

Na escola, o psicólogo trabalhará acompanhando funcionários, alunos e famílias com a meta de promover relações saudáveis. Ele pode desenvolver projetos com os alunos, orientar famílias na sua relação com os filhos, fazer treinamento dos professores, oferecer palestras sobre situações e temas pertinentes ao espaço escolar etc.

Os psicólogos que trabalham na área jurídica podem compor equipes de mediação de conflitos, atender presidiários, acompanhar pessoas em situações de risco, fazer avaliação psicológica de réus e vítimas ou realizar a perícia necessária para concessão de porte de arma. Além disso, seu trabalho costuma ser fundamental em processos que envolvam o bem-estar de crianças.

Percebeu como a Psicologia pode contribuir muito em diversas áreas? O campo de trabalho do psicólogo sempre está em ampliação. É por isso que vemos nichos muito recentes, como a Psicologia do esporte, que atua na busca por maior rendimento físico a partir do equilíbrio emocional. Dessa forma, o trabalho psicológico traz resultados muito positivos, seja na clínica ou fora dela.

O que é psicoterapia?

Agora vamos falar mais diretamente sobre o atendimento clínico do psicólogo. Essa costuma ser a área mais conhecida da profissão. Mesmo assim, é cercada por estereótipos. É muito comum que as pessoas tenham vergonha de procurar um psicoterapeuta ou mesmo de dizer aos outros que está fazendo terapia.

Por que isso acontece? Há vários fatores envolvidos, mas um dos principais é a falta de conhecimento sobre esse trabalho. A psicoterapia é um processo de saúde e pode acontecer de forma individual ou em grupo. Também pode ser procurada por casais ou famílias que queiram harmonizar as suas relações.

O psicólogo é um profissional capacitado. Ele estuda a ciência da mente e tem conhecimento profundo sobre o desenvolvimento humano e a relação entre as emoções e os comportamentos. Assim, ele pode ajudar muitas pessoas a viverem de forma mais equilibrada e saudável, distanciando-se de aspectos negativos e levando uma vida mais feliz.

A psicoterapia se baseia muito no autoconhecimento e na autorreflexão. O objetivo do psicólogo não é dizer para o paciente o que ele deve fazer, mas ajudá-lo a encontrar respostas. Se alguém procura terapia por problemas conjugais, por exemplo, não é função do profissional dar conselhos e dizer se a pessoa deve se separar ou não. Ao longo da terapia, o paciente reflete sobre os possíveis caminhos e se fortalece para tomar a melhor decisão.

Conhecendo-se mais é possível fazer escolhas mais conscientes. Com isso, a pessoa passa a viver com maior qualidade de vida e envolver-se em relações sociais saudáveis. É possível que na terapia o paciente descubra, por exemplo, que seu trabalho causa insatisfação. A partir daí ele pode rever sua posição no emprego para buscar felicidade ou pode até mesmo decidir trilhar novos caminhos profissionais.

Para promover essa dinâmica, o psicólogo clínico costuma se preparar além da graduação. Na Psicologia, há as formações ou especializações na área clínica. Nesses cursos, o profissional se aprofunda em uma abordagem teórica entre as mais conhecidas estão a psicanálise, a teoria humanista e a psicologia comportamental.

O paciente não precisa conhecer as abordagens para escolher um psicoterapeuta. Todos os psicólogos estão preparados para trabalhar as diversas demandas clínicas. O que vai ser um pouco diferente, dependendo da teoria escolhida pelo profissional, são os procedimentos e as técnicas utilizadas no processo terapêutico.

Por que é importante ir a um psicólogo?

Fazer psicoterapia nem sempre é fácil. Embora traga resultados muito positivos, o processo pode ser doloroso. Afinal, não é agradável mergulharmos em nossas angústias e separarmos um momento para falar exatamente sobre assuntos que, no dia a dia, muitas vezes tentamos evitar. Entretanto, nossos fantasmas e dores só podem ser vencidos quando encarados.

Essa é a proposta da terapia. E por isso é tão importante vencer a resistência e procurar um psicólogo. Muitas pessoas não têm autoconhecimento suficiente para identificar o que as faz sofrer, o que está por trás de seus sentimentos (como a insegurança) e como elas podem fazer para viver melhor. A terapia é o espaço ideal para descobrir tudo isso.

Assim, o atendimento psicológico não é indicado apenas para quem sofre com questões emocionais intensas, como a síndrome do pânico. A terapia também é um espaço de prevenção e promoção da saúde mental. Afinal, todos os dias estamos expostos a diversos eventos que podem abalar nossas emoções e desencadear, no futuro, transtornos psíquicos. Por que não tratar isso desde o começo e prevenir problemas maiores?

Veja alguns sinais que podem indicar a necessidade de fazer terapia:

  •         Ter dificuldade para tomar decisões importantes;
  •         precisar de auxílio para identificar as causas de mudanças de humor ou sentimentos como tristeza e medo excessivos;
  •         passar pela morte de uma pessoa importante;
  •         receber um diagnóstico de doença crônica;
  •         sentir-se sobrecarregado com as responsabilidades ou os problemas da vida;
  •         estar com problemas em relacionamentos, seja amoroso, profissional ou familiar;
  •         ter sentimentos de desamparo, desesperança e solidão;
  •         ser tímido ou ter baixa autoestima;
  •         receber o diagnóstico ou considerar possível ter algum transtorno, como depressão ou ansiedade.

Quais são os resultados da psicoterapia?

Os efeitos do tratamento psicológico dependem de cada caso. Isso porque o atendimento é personalizado a partir das demandas que a pessoa traz e da sua história de vida. Mesmo que dois pacientes tenham o mesmo diagnóstico ou vivam situações semelhantes, o andamento do processo terapêutico não será igual.

Por promover um ambiente seguro para que o paciente elabore suas dores e construa estratégias de superação, a psicoterapia traz inúmeros benefícios. Os resultados não são imediatos o tratamento costuma durar pelo menos seis meses, mas é possível perceber melhora desde o início. Em geral, o fato de encontrar lugar acolhedor para desabafar, já é capaz de fazer a pessoa se sentir melhor.

E o trabalho do psicólogo não se limita a escutar e acolher o paciente. Ele utiliza seus conhecimentos científicos para explicar aspectos da personalidade, sugerir reflexões e construir, junto com a pessoa, formas de enfrentamento. O objetivo é que você alcance a independência necessária para aprender a lidar com as emoções negativas com mais saúde.

Os efeitos da terapia são na pessoa integral, e não apenas na extinção dos sintomas. Ou seja, além de melhorar das dificuldades que o levaram a procurar terapia, o paciente desenvolve também novas habilidades e condições para ter uma vida melhor. Ele descobre maneiras efetivas de lidar com suas emoções e resolver os problemas cotidianos.

Esses efeitos continuam mesmo depois que a pessoa recebe alta. O trabalho do psicólogo clínico tem exatamente esse fim: instrumentalizar o paciente para que a terapia não seja necessária depois de algum tempo. O apoio do terapeuta é essencial em momentos de crise, mas na relação constante, a pessoa se prepara e se fortalece para não precisar dele no futuro.

Onde procurar um psicólogo?

Felizmente, não é difícil encontrar esse profissional. Hoje em dia, o número de clínicas de Psicologia tem se ampliado bastante, mesmo em cidades menores. Os psicólogos clínicos são profissionais autônomos que atendem em diversos locais. Você pode procurar por indicação ou pesquisar endereços na internet.

Também é possível encontrar esse tipo de atendimento em faculdades que tenham o curso de Psicologia. Os alunos no final da graduação, ou durante a pós, atendem pacientes na instituição. Além disso, existem profissionais que atendem com planos de saúde.

Uma grande facilidade oferecida hoje é a orientação psicológica online. A orientação psicológica online é uma orientação breve, mediada por computador, que tem como objetivo focar uma queixa específica dando apoio a pessoa que está passando por alguma dificuldade emocional e pessoal e que precisa consultar um psicólogo.

A tecnologia ajuda muito as pessoas que não encontram profissionais no seu município e estão viajando ou moram fora do Brasil. Esse atendimento também é útil para pacientes que, por algum motivo, estão impossibilitados de sair de casa.

Por meio de programas de comunicação via internet, o psicólogo realiza a sessão normalmente. Assim, você pode vivenciar o processo terapêutico mesmo à distância. Seja qual for a modalidade, não restam dúvidas de que fazer psicoterapia é importante e traz diversos benefícios!

Você tem interesse em marcar horário com um psicólogo? Procure um profissional na base do Psicologia Viva e invista no seu bem-estar!

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

2 thoughts on “Psicoterapia – Tudo o que você precisa saber (Guia Completo)

  1. Olá tenho uma filha diagnósticada bipolar só que ela só tem 8anos me dá muito trabalho e medicada como respiridona tem melhoras mais ainda assim sofre muito ,medos insegurança frustrações enfim acaba com mia energia a pisiquiatra dela me pediu pra procurar um pisicologa pra mim TB .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *