6 dicas para manter a saúde do seu relacionamento a dois

Casal abraçado no sofá assistindo televisão

A vida real não é como os contos de fadas, em que a história termina antes dos filhos, das brigas, dos desgastes comuns da vida a dois. Em contos de fadas, não dá para saber o que acontece depois do famigerado “felizes para sempre”.  Na realidade da vida a dois, existe excesso de trabalho, preocupações domésticas, educação dos filhos e pouco tempo disponível para o diálogo. E manter a saúde do relacionamento a dois, em meio a tantos desafios, é um exercício diário de paciência.

Lidar com a rotina não é fácil. Combater os efeitos da monotonia no relacionamento é um trabalho que exige dedicação e esforço de ambas as partes. No entanto, nada está perdido quando existe amor. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como melhorar o relacionamento amoroso, mesmo em meio às turbulências da vida moderna.

1 – Não deixe passar pequenos incômodos

Muitas vezes, uma relação desgastada é fruto de mágoas passadas que não receberam a devida atenção. Dialogue sempre! Não há mal nenhum em discutir a relação. A famosa DR, tão mal falada por aí, é o caminho mais eficiente para resolver os problemas. Explique ao seu parceiro o que lhe incomoda, mesmo que pareça pequeno. Pequenas doses de chateações diárias podem se tornar grandes desentendimentos no futuro. Não deixe que isso aconteça.

2- Reserve um tempo para vocês

Com a chegada dos filhos, é comum que os casais mudem suas prioridades e que se preocupem muito menos com o relacionamento, que agora já não é mais só a dois. No entanto, é primordial que existam momentos reservados especialmente para o casal. Separe um dia na semana, ou um fim de semana no mês, só para vocês dois. Saiam para jantar, para ir ao cinema ou para algo que seja prazeroso para os dois e que dê um respiro na vida agitada em família.

3 – Não idealize o seu par ou seu relacionamento

Pessoas têm defeitos e isso é um fato com que todos devem aprender a lidar. Muitas vezes, as pessoas idealizam um modelo e querem que seu parceiro, ou até mesmo seu relacionamento, se encaixe perfeitamente nele. É importante dedicar um tempo para observar as qualidades do outro. Não compare seu relacionamento com o dos outros, pois a grama do vizinho quase sempre parecerá mais verde.

4 – Releve

Aquela toalha jogada em cima da cama é realmente motivo para briga? Pense nas coisas que realmente são importantes e que fazem diferença no dia a dia. Abra mão de discutir o que não for primordial. Muitos relacionamentos acabam desgastados por pequenos conflitos desnecessários.

5 – Agradeça, elogie e peça desculpas

Com o passar dos anos, algumas coisas acabam se perdendo nos relacionamentos. Por exemplo, o hábito de agradecer ao outro por pequenas gentilezas, ou de reconhecer os méritos e até mesmo de perdoar os erros. Essas três atitudes têm um poder transformador na vida de qualquer casal. Não deixe que se percam na rotina da vida a dois.

6 – Procure ajuda

Se você já tentou todas as dicas anteriores e não obteve resultados, não hesite em procurar uma orientação psicológica. O auxílio de um profissional pode ajudar você e seu parceiro a compreender a raiz do problema e encontrar uma solução. Hoje em dia, é possível encontrar aconselhamento psicológico inclusive pela Internet em ambiente virtual seguro e sigiloso no Portal Psicologia Viva. E aí, gostou das dicas? Quais são suas sugestões para manter a saúde da vida a dois? Conte para gente nos comentários! E aproveite para ler também o nosso texto sobre carência afetiva, entenda como identificar e como lidar com esse problema.

Botão direcionando os leitores para o download de um ebook

"6 dicas para manter a saúde do seu relacionamento a dois", 5 out of 5 based on 1 ratings.
0
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

2 thoughts on “6 dicas para manter a saúde do seu relacionamento a dois

Deixe uma resposta