Pontos importantes para construir um relacionamento conjugal saudável

Para construir um relacionamento conjugal estável e feliz, é preciso muito mais que amor. Após o casamento, é comum que alguns casais comecem a enfrentar dificuldades: os sonhos da vida perfeita vão sendo substituídos pela rotina, pelas dinâmicas familiares e pelo excesso de preocupações profissionais e financeiras.

Quando as coisas começam a empenar e a relação não flui como deveria, é hora de parar e pensar um pouco nos rumos do casamento. Sair do mundo idealizado e enfrentar os desafios do cotidiano a dois exige maturidade e engajamento.

Para auxiliá-lo a identificar os aspectos negativos que não vão bem e melhorar seu relacionamento conjugal, separamos algumas dicas de como construir um casamento saudável. Acompanhe!

Comunique-se! O diálogo é o melhor caminho

Quem não se comunica não só se dá mal como também guarda para si uma quantidade enorme de emoções e sentimentos. Se você e seu parceiro ou parceira não conversam tanto, não falam sobre vocês nem sobre o relacionamento, é provável que as coisas não estejam indo bem. Com uma comunicação clara e sincera, é possível resolver as situações e os problemas que ficavam nos interditos entre o casal. É preciso saber falar e também ouvir!

Mantenha acesa a chama da paixão

Infelizmente, é comum que aquela paixão motivadora da época do namoro vá se esfriando com o passar dos anos e com o aumento das preocupações. O problema é quando ela esfria tanto que o casal já não passa mais tempo sozinho, não faz programas prazerosos a dois e a motivação em estar com o outro já não existe mais. Se as coisas parecem frias, distantes e apáticas, apostem na criatividade para se reaproximarem. A dica é fugir da rotina e, quando não for possível, trazer para o dia a dia a leveza, a doçura e a gentileza dos romances.

Seja amigável e companheiro

Se o casal começa a brigar constante e intensamente, é hora de reavaliar algumas questões. O respeito, o companheirismo e a admiração pelo outro devem balizar o dia a dia para que a convivência não se torne amarga. O excesso de brigas sinaliza vários problemas, como a falta de confiança e carinho. Identifique os motivos que disparam as brigas, pense sobre eles e cuide para que as discussões não levem o casamento ao fracasso. Troque as palavras duras pelos elogios, pelo agradecimento e pela compreensão verdadeira do outro.

Sexo e tesão são fundamentais

É na cama que a gente percebe um dos típicos sinais de que as coisas não vão bem. O excesso, a falta ou a insatisfação sexual são indicativos de problemas na relação. Em um casamento saudável, as relações sexuais devem acontecer de forma a proporcionar prazer a ambos, criando momentos de relaxamento e cumplicidade. Se a rotina e a mesmice estão atrapalhando as relações na cama, solte a criatividade e aposte em novidades que possam trazer o calor de volta para o relacionamento.

Se você já identificou essas situações no seu relacionamento conjugal e não consegue transformá-lo, uma alternativa é a busca por orientação psicológica.

O psicólogo pode ajudar o casal a curar feridas e problemas que pareçam sem solução. Se você se interessa em saber mais sobre terapias de casal e carência afetiva leia nossos posts. Eles podem te ajudar a se libertar dos sofrimentos e construir um relacionamento ainda mais saudável.

"Pontos importantes para construir um relacionamento conjugal saudável", 5 out of 5 based on 1 ratings.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

6 thoughts on “Pontos importantes para construir um relacionamento conjugal saudável

    1. Olá, bom saber que você se interessa pelo tema. Se você quiser conhecer mais pode se cadastrar em nosso site para receber emails com nossos novos posts.

Deixe uma resposta