Que métodos os psicólogos indicam para resgatar a autoestima?

Mulher em frente a uma parede com braços fortes representando a autoestima

Você se sente sobrecarregado, com a autoestima lá embaixo e não sabe o que fazer para obter mais satisfação na sua vida pessoal e profissional? Gostaria de ter um relacionamento conjugal mais saudável e harmônico, desenvolver-se profissionalmente e ter menos ansiedade com o excesso de responsabilidades?

Inspire e respire! Todos esses anseios são resultantes da falta de autoconfiança e de carências afetivas e emocionais. A boa notícia é que elas podem ser amenizadas e equilibradas com técnicas psicológicas e métodos para resgatar a autoestima.

Quer saber mais sobre o assunto? Nesse post, reunimos 4 métodos para resgatar a autoestima recomendados por psicólogos. Confira!

1. Ser mais construtivo e pensar positivo

O método de reestruturação cognitiva e comportamental é fundamental para resgatar e compreender as crenças limitantes e negativas aprendidas na infância por meio da educação familiar, escola ou outros espaços sociais.

Por meio desse método, você vai aprender a pensar mais positivamente e como agir de maneira mais construtiva. Desse modo, será mais fácil se afastar de pessoas negativas e acalmar a sua mente. Automaticamente, você vai se sentir mais confiante e seguro.

2. Valorizar a si mesmo para resgatar a autoestima

Se aceitar com todas as falhas e imperfeições e vibrar com as pequenas conquistas do dia a dia é muito importante. Seja nos relacionamentos no trabalho ou em outras áreas de sua vida, tenha menos expectativas perante as atitudes e julgamentos dos outros. Essas são algumas das maneiras que podem te ajudar a resgatar sua autoestima.

Complexos de inferioridade e falta de referências familiares podem afetar a sua autoconfiança. Porém esses quadros podem ser revertidos através compreensão dos próprios limites e exercícios de afirmação pessoal.

3. Aprender a lidar com as frustrações da vida

Os “nãos” da vida, as portas fechadas e as limitações são situações de muita frustração. Cada pessoa reage de uma maneira diferente às mesmas situações e experiências, portanto é preciso parar de se comparar com os outros e estar aberto às mudanças de comportamento para superar as frustrações.

Encare as frustrações e dificuldades de sua vida como desafios, procure aprender com cada situação que você vivencia e ao final de um processo difícil você sairá fortalecido e maduro.

4. Conversar com um profissional de psicologia

Consultar com um profissional da área de psicologia é uma das soluções mais acertadas para resgatar a autoestima. Não deixar a situação piorar e procurar a ajuda de um psicólogo pode reduzir seu sofrimento ou até eliminá-lo de uma vez por todas da sua vida.

Para isso, busque uma orientação adequada. Se você não tem tempo para ir pessoalmente a uma clínica, que tal conhecer o atendimento psicológico online para esclarecer suas dúvidas e anseios?

Invista em uma mudança de hábitos e pensamentos para concretizar a mudança esperada, aliando isso às práticas recomendadas o processo de recuperação da sua autoestima será mais rápido e leve. Gostou do nosso post? Conheça também algumas dicas para desenvolver inteligência emocional!

 

Botão direcionando os leitores para o download de um ebook

"Que métodos os psicólogos indicam para resgatar a autoestima?", 5 out of 5 based on 1 ratings.
5
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.

One thought on “Que métodos os psicólogos indicam para resgatar a autoestima?

Deixe uma resposta