estudos de psicologia

Por que retomar os estudos de psicologia? Recicle-se!

Todo psicólogo, recém-formado ou não, jamais deixa de estudar. A psicologia é uma área em constante adaptação, a demanda e a competitividade do mercado de trabalho sempre vem exigindo novas atualizações. Neste artigo, daremos para você algumas dicas de como retomar aos estudos de psicologia.

Atualizar-se é uma das melhores formas de não ficar para trás. Que tal retomar alguns estudos de psicologia com temas que ficaram para segundo plano ou conhecer novas especialidades? Veja como você poderá tirar do papel os seus próximos planos para este ano!

Reciclagem não é perda de tempo

Muita gente acredita que, depois de formado, não é mais necessário voltar a estudar. Isso é verdade?

Consideramos que não. A reciclagem não é perda de tempo, já que ela:

  • Aumenta o seu aprendizado;
  • Garante maior empregabilidade;
  • Proporciona um diferencial na sua profissão e conhecimento pessoal;
  • Melhora o seu currículo.

Chave para o sucesso

Engana-se quem pensa que o conhecimento é válido somente por um período de tempo, durante o ensino. As especializações em estudos de psicologia estão aí para comprovar essa tese.

A chave para o sucesso pessoal reside no seu próprio esforço individual, que garantirá uma aprendizagem de qualidade.  Assim, toda interrupção nos estudos deve ser encarada como obstáculo a ser vencido.

Oportunidade de recomeço profissional

Nenhuma área de formação é encerrada e novos estudos sempre estão sendo abertos para especialidades que antes não existiam. Além disso, também não existe idade certa para recomeçar com os estudos, principalmente para quem já é formado.

Para quem já é psicólogo é mais fácil essa retomada de estudos de psicologia do que para quem está iniciando agora um curso universitário. Isso acontece porque a idade e a experiência de vida, além do trabalho já desenvolvido, possibilitam uma maior qualidade e acúmulo no desempenho da função e no aprendizado.

Então, você pode retomar o “tempo perdido” agora mesmo. Considere este retorno como uma nova oportunidade para um recomeço profissional!

Dicas de como retomar os estudos de psicologia

Confira algumas orientações que podem ser essenciais na vida de um psicólogo e que acrescentará muito na sua profissão:

1. Otimize e planeje seu tempo

Questões do ano passado que ficaram pendentes podem ocasionar problemas no futuro se forem se acumulando de forma gradual. Portanto, é necessário colocá-los no papel e tentar resolvê-los.

Para isso, saiba como organizar a sua agenda de acordo com os compromissos e datas importantes que vêm pela frente. O uso da agenda é importante para nos situarmos em relação à cronologia de trabalho que teremos durante todo o ano.

Utilize este tempo mais flexível antes do carnaval para entrar com o pé direito no ano novo. O momento ideal para ler um livro, por exemplo, será otimizando o seu tempo de folga. Não existe nada como uma agradável leitura no seu momento de descanso do trabalho!

2. Escolha o seu método de estudo

Selecione um tema como objeto de estudos na área da psicologia para este ano. Faça uma lista de assuntos de interesse. Tire suas dúvidas em relação às áreas específicas de estudos. Escolha a forma que você pretende estudar, que pode ser baseada em:

  • livros;

  • cursos de atualização e programas de especialização;

  • treinamentos;

  • artigos científicos;

  • sites e blogs de profissionais da área;

  • revistas de psicologia.

3. Atualize-se profissionalmente

Crie oportunidades por meio de treinamentos, cursos novos de atualização e especializações. Cursos especializados na área da psicologia servirão de grande auxílio para aperfeiçoar seu conhecimento com o seu próprio currículo e experiência.

Na verdade, ter apenas a formação em psicologia não é suficiente para exercer de forma plena sua profissão, já que é mais importante se especializar em uma área específica de atuação. Por isso, o psicólogo deve investir em cursos e treinamentos para garantir sua presença no mercado pelos seus serviços.

A contínua atualização de um profissional da psicologia condiz com o seu grau de sucesso no mercado de trabalho. Com os cursos e treinamentos, tudo aquilo que ficou na graduação será amplificado.

Centro de Estudos Avançados de Psicologia

Procure as orientações de plataformas online, digitais, de redes e ferramentas para que possa sempre estar por dentro de cursos, simpósios e demais eventos de psicologia. O Psicologia Viva vem oferecendo para os psicólogos um grande portal de apoio e desenvolvimento profissional para a área da psicologia, através de um projeto chamado de Ciclo CEAP (Centro de Estudos Avançados de Psicologia) para a qualificação de psicólogos de todo o país.

4. Motivação e ajuda mútua

Saiba reconhecer os seus limites. Quando empreendemos uma nova fase na nossa rotina, é normal suceder momentos de desânimo e desatenção.

Toda readaptação merece um cuidado especial, principalmente quando diz respeito às suas emoções. Portanto, a motivação deve ser estimulada e incentivada, caso contrário, os seus objetivos não renderão muito.

Faça de seus estudos a meta principal para este ano novo. Crie formas de autoavaliação, colocando estrelas no rendimento que for feito. Com isso, poderá ver mais à frente a evolução de seus esforços.

Incentive mais colegas a fazerem o mesmo

Reúna colegas que possam ajudá-lo! Agora que você já resolveu retomar os estudos, compartilhe essa ideia, incentivando mais colegas a fazerem o mesmo.

Retome a rotina de estudos de psicologia de forma organizada e reúna colegas que podem compartilhar, trocando informações, revendo temas anteriores, descobrindo novos assuntos de interesse. Uma nova rotina de estudos é uma grande aposta, afinal, quem está preparado para o mercado de trabalho é quem conseguiu absorver conhecimento!

Neste caso, tempo é investimento! Dê uma reforçada em seus estudos.

Se você conhece algum psicólogo já formado e que necessite de atualização, cursos e treinamentos, ajude a compartilhar estas dicas. Para ter mais orientações para a sua carreira profissional, curta a nossa página da Psicologia Viva no Facebook e bons estudos!

Psicologia Viva

Psicologia Viva

Selecionamos o psicólogo adequado para a sua necessidade e possibilitamos você ter uma consulta online por videoconferência de qualquer lugar do mundo.
Psicologia Viva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *